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dc.creatorSilva, Cláudia Célia da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2203980634033096por
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719836658888425por
dc.date.accessioned2024-03-22T19:12:57Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Cláudia Célia da. O professor e o autismo: desafios da inclusão no ensino básico da rede pública. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2616-
dc.description.resumoA pesquisa aborda como se dá o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula regular das séries iniciais da E.E.E.F.M. Bernardo Guimarães, instituição da rede pública estadual de ensino de Cacoal/RO, especialmente com o olhar voltado para a prática de sala de aula e para o professor, com ênfase nas potencialidades e fragilidades associadas a tal processo. Quanto à metodologia, busca-se por meio da pesquisa qualitativa, consubstanciada em exploração de bibliografias e textos dispostos no ordenamento jurídico brasileiro, fundamentar o estudo e compreender o cenário em que o autismo, a inclusão e o papel do professor na efetivação da inclusão do aluno TEA está inserido no contexto educacional pátrio e, num segundo momento, procede-se a uma pesquisa de campo, coletando e analisando o discurso de cinco educadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que vivenciam ou já vivenciaram a experiência de trabalhar com crianças autistas na sala de aula regular. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, abordando conceitos relacionados ao autismo, bem como as políticas públicas de inclusão no Brasil, com base nos estudos de Chiote (2013), Mendes (2006), Rogalski (2010), Romanowski e Oliver Martins (2016) e Vicari e Rahme (2020), bem como as normas que tratam da inclusão, em especial a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Nota Técnica no 24/2013/MEC/SECAD/DPEE. Os resultados mostram que os professores enfrentam dificuldades na inclusão de alunos autistas, principalmente devido à falta de preparo adequado para lidar com as necessidades específicas desse grupo. Além disso, a ausência do profissional de apoio em sala, a falta de recursos e de apoio por parte da escola e da rede de ensino também são apontados como obstáculos à inclusão. Destacou-se que a participação ativa da família na inclusão do aluno autista é uma potencialidade explorada pelos professores e pela escola, que tem contribuído e facilitado o papel do docente em sala de aula. Em suma, ressalta-se a importância de investimentos em formação e capacitação para os professores, visando melhorar a qualidade da inclusão de alunos autistas no ensino básico da rede pública. São sugeridas também ações que podem ser tomadas pelas escolas e pela rede de ensino para promover a inclusão, como a adaptação de materiais pedagógicos e a criação de parcerias com profissionais especializados em autismo. A dissertação contribui para o debate sobre a inclusão de alunos autistas no ensino básico, destacando a importância do papel do professor nesse processo e apontando caminhos para superar os desafios enfrentados.por
dc.description.abstractThe research addresses how the process of inclusion of students with IDD is carried out. Autistic Spectrum in the regular classroom of the initial grades of E.E.E.F.M. Bernardo Guimarães, institution of the state public education network in Cacoal/RO, especially with a focus on classroom practice and the teacher, with an emphasis on the potentialities and weaknesses associated with such a process. As for methodology, we seek through qualitative research, embodied in exploration of bibliographies and texts set out in the Brazilian legal system, base the study and understand the scenario in which autism, inclusion and The role of the teacher in implementing the inclusion of the ASD student is inserted in the context educational education and, secondly, research into field, collecting and analyzing the speech of five educators from the Early Years of Elementary School who have or have already had the experience of working with autistic children in the regular classroom. To this end, a review was carried out literature on the topic, covering concepts related to autism, as well as public inclusion policies in Brazil, based on studies by Chiote (2013), Mendes (2006), Rogalski (2010), Romanowski and Oliver Martins (2016) and Vicari and Rahme (2020), as well as the standards that deal with inclusion, especially the Law on Education Guidelines and Bases and Technical Note no. 24/2013/MEC/SECAD/DPEE. The results show that teachers face difficulties in including autistic students, mainly due to the lack of adequate preparation to deal with specific needs of this group. Furthermore, the absence of the support in the classroom, the lack of resources and support from the school and the teaching are also highlighted as obstacles to inclusion. It was highlighted that the active family participation in the inclusion of autistic students is a potential explored by teachers and the school, which has contributed and facilitated the role of the teacher in the classroom. In short, the importance of investments training and training for teachers, aiming to improve the quality of inclusion of autistic students in basic public education. It is also suggested actions that can be taken by schools and the education network to promote inclusion, such as adapting teaching materials and creating partnerships with professionals specializing in autism. The dissertation contributes to the debate on the inclusion of autistic students in basic education, highlighting the importance of the role of the teacher in this process and pointing out ways to overcome the challenges faced.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-03-22T19:12:57Z No. of bitstreams: 1 2023ClaudiaCeliadaSilva.pdf: 873105 bytes, checksum: 6b9b947e7cf76459c293003c901c5a18 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-22T19:12:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023ClaudiaCeliadaSilva.pdf: 873105 bytes, checksum: 6b9b947e7cf76459c293003c901c5a18 (MD5) Previous issue date: 2023-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectAmbiente de sala de aulapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO professor e o autismo: desafios da inclusão no ensino básico da rede públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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