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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As contribuições dos afro-antilhanos para a formação fonético-linguística de Porto Velho
???metadata.dc.creator???: Soares, Sheila Maria Roque 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Toldo, Claudia Stumpf
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa é examinar na historiografia de Rondônia o período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com ênfase na imigração dos afro-antilhanos e a permanência dos seus descendentes em Porto Velho onde os mesmos podem ter deixado suas marcas fonético-linguística, pois fazem uso das africadas alveopalatal desvozeada [t¿] e vozeada [d¿] tão usadas na fonética da capital de Rondônia e a diferença do uso dos róticos em relação as cidades do interior de Rondônia. Para isso buscou-se em livros, dissertações, teses, artigos tudo que registrava o processo de colonização de Rondônia. Dentre os autores analisados no primeiro capítulo que trazem as marcas históricas temos Ferreira (2005), Pinto (1993), Coelho (1982) e Silva (1984). A Revisão de literatura está baseada nas pesquisadoras Blackman (2007, 2019 e 2020), Lima (2013), Sampaio (2010) e Schuindt (2014) tratam sobre os afro-antilhanos e os autores Cagliari (2002), Henriques (2007), Roberto (2016), Silva (2014) que tratam dos estudos da fonética, Martinet (2014), Saussure (2012),com estudos sobre linguística e linguagem. A importância dessa pesquisa é para deixar registrado para os jovens da educação básica que desconhecem a história da colonização de Rondônia e o processo de formação linguística para que não se perca esse conhecimento e fique registrado por meio de transcrições fonéticas as falas dos descendentes estrangeiros pioneiros na colonização de Porto Velho fazendo-os sentirem orgulho de sua identidade. Para a realização das transcrições fonéticas utilizou-se a metodologia da fonética descritiva seguindo a abordagem fonêmica cujo os sons foram analisados acusticamente com um fone de ouvido especial, repetindo-se diversas vezes as palavras a serem transcritas usando como instrumento as normas do Internacional Phonetic Alphabet (IPA) que fornece à comunidade acadêmica mundial um padrão de notação para a representação fonética de todas as línguas. Para compreender as normas de transcrição, foi preciso fazer um treinamento fonético no Instituto Linguístico de Porto Velho. Procurou-se evitar os diacríticos e os acentos secundários a fim de simplificar as regras de transcrição, utilizando apenas o acento principal das palavras. Utilizamos para a análise dos dados vídeos gravados no youtube das professoras afro-antilhanas que trabalharam como alfabetizadoras no início da formação das escolas de Porto Velho extraindo de suas falas as palavras que contenham os fonemas /t/, /d/ e /r/ para as análises fonético-linguística das mesmas.
Abstract: The objective of this research is to examine in the historiography of Rondônia the period of construction of the Madeira Mamoré Railway with emphasis on the immigration of Afro-Antilleans and the permanence of their descendants in Porto Velho where they may have left their phonetic-linguistic marks, as they make use of the voiceless alveopalatal affricates [t¿] and voiced [d¿] so used in the phonetics of the capital of Rondônia and the difference in the use of rhotics in relation to the cities in the interior of Rondônia. To do this, we searched books, dissertations, theses, articles for everything that recorded the colonization process of Rondônia. Among the authors analyzed in the first chapter who bring historical marks are Ferreira (2005), Pinto (1993), Coelho (1982) and Silva (1984). The literature review is based on the researchers Blackman (2007, 2019 and 2020), Lima (2013), Sampaio (2010) and Schuindt (2014) dealing with Afro-Antilleans and the authors Cagliari (2002), Henriques (2007), Roberto (2016), Silva (2014) who deal with phonetics studies, Martinet (2014), Saussure (2012), with studies on linguistics and language. The importance of this research is to record for young people in basic education who are unaware of the history of the colonization of Rondônia and the process of linguistic formation so that this knowledge is not lost and the speeches of foreign pioneer descendants in the region are recorded through phonetic transcriptions. colonization of Porto Velho making them feel proud of their identity. To carry out the phonetic transcriptions, the methodology of descriptive phonetics was used, following the phonemic approach in which the sounds were analyzed acoustically with a special earphone, repeating the words to be transcribed several times using the International Phonetic Alphabet standards as an instrument. (IPA) which provides the global academic community with a notational standard for the phonetic representation of all languages. To understand the transcription rules, it was necessary to undergo phonetic training at the Instituto Linguístico de Porto Velho. We tried to avoid diacritics and secondary accents in order to simplify the transcription rules, using only the main accent of the words. For data analysis, we used videos recorded on YouTube of Afro-Antillean teachers who worked as literacy teachers at the beginning of the formation of schools in Porto Velho, extracting words containing the phonemes /t/, /d/ and /r/ from their speeches to their phonetic-linguistic analyses.
Keywords: Lingüística
Fonética - Porto Velho (RO)
Fala - Pronúncia
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SOARES, Sheila Maria Roque. As contribuições dos afro-antilhanos para a formação fonético-linguística de Porto Velho. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2612
Issue Date: 30-Nov-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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