Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2592
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão
???metadata.dc.creator???: Latocheski, Nidiane Aparecida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fianco, Francisco
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho intitulado "Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão: uma experiência a partir da Sequência Didática Literária no Clube do Livro Clemap", trata-se de contribuições para a formação do jovem leitor literário por meio de uma Sequência Didática Literária (SLD). Sendo essa utilizada para a leitura do romance Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão e ilustrações de José Carlos Lollo, no âmbito do Clube do Livro da Escola Maria Arlete Toledo Palavreando (Clemap), implementado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Arlete Toledo, situada em Vilhena / RO. Para isso, o instrumento utilizado, a pesquisa-ação, partiu do problema geral da pesquisa: "De que maneira o livro Luna Clara & Apolo Onze pode contribuir e facilitar a formação do leitor jovem do Clube do Livro da Escola Maria Arlete Toledo Palavreando (Clemap) por meio da experiência com uma Sequência Didática Literária?". No estudo, recorremos aos métodos de pesquisa científica qualitativa, de natureza aplicada, visando à produção de conhecimentos relacionados aos problemas associados à abordagem do texto literário nos encontros de um clube do livro. Ao mesmo tempo, é uma pesquisa exploratória e trouxe uma nova visão dos fatos, mediante à natureza da relação das variáveis propostas nos instrumentais da pesquisa, que teve como objetivo investigar o processo de formação de jovens leitores integrantes do Clube do Livro, com a análise do corpus por meio do desenvolvimento de uma SDL. Quanto aos objetivos específicos, diagnosticar o nível de competência leitora dos participantes foi observado, bem como, analisar a evolução dos alunos quanto ao interesse da leitura, sua proficiência literária e aprofundamento do gênero textual romance por meio de funções de leitura desempenhadas pelos leitores e registrados em fichas de leitura não convencionais. No que tange à proposta de aplicação da SDL feita de maneira modular, conforme sugerido nos estudos de Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2011) e adaptada a partir das concepções do letramento literário e círculos de leitura por Cosson (2019). Desse modo, a SDL desenvolvida enriqueceu a prática leitora dos participantes, criou vínculos afetivos entre o grupo e o livro lido. Outras contribuições enriquecedoras da prática executada foi o diálogo dos pressupostos teóricos a respeito das literaturas infantil e juvenil entre Teresa Colomer (2011, 2021), Michèle Petit (2006, 2013, 2021), Regina Zilberman (2012) e Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2017). Além disso, com a finalidade de ampliar os conceitos da materialização textual do gênero romance, recorremos a Jean-Michel Adam (2019), Benedito Antunes (2019), Ian Watt (2010), Georg Lukács (2007, 2011) e Mikhail Bakhtin (1993)
Abstract: En esta obra titulada “Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão: una experiencia desde la Secuencia Didáctica Literaria en el Club del Libro Clemap”, se trata de contribuciones a la formación del joven lector literario a través de una Secuencia Didáctica Literaria (SDL). Esto se utiliza para la lectura de lo romance Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão e ilustraciones de José Carlos Lollo, en el ámbito del Club del Libro de la Escuela Maria Arlete Toledo Palavreando (Clemap), implementado en la Escuela Estatal de Educación Primaria y Secundaria Maria Arlete Toledo, ubicada en Vilhena / RO. Para ello, el instrumento utilizado, la investigación-acción, partió del problema general de la investigación: “¿De qué manera puede el libro Luna Clara & Apolo Onze contribuir y facilitar la formación del joven lector del Club del Libro de la Escuela María Arlete Toledo Palavreando (Clemap) a través de la experiencia con una Secuencia Didáctica Literaria?”. En el estudio, se recurrió a los métodos de investigación científica cualitativa, de naturaleza aplicada, con el objetivo de la producción de conocimiento relacionado con los problemas asociados con el enfoque del texto literario en las reuniones de un club de lectura. Al mismo tiempo, se trata de una investigación exploratoria y aportó una nueva visión de los hechos, a través de la naturaleza de la relación de las variables propuestas en los instrumentos de investigación, que tuvo como objetivo investigar el proceso de formación de jóvenes lectores miembros del Club del Libro, con el análisis del corpus a través del desarrollo de un SDL. En cuanto a los objetivos específicos, se observó diagnosticar el nivel de competencia lectora de los participantes, así como analizar la evolución de los estudiantes en cuanto al interés por la lectura, su competencia literaria y la profundización del género textual romance a través de funciones de lectura realizadas por los lectores y registradas en hojas de lectura no convencionales. Sobre la propuesta de aplicar la SDL de forma modular, como se sugiere en los estudios de Joaquim Dolz, Michèle Noverraz y Bernard Schneuwly (2011) y adaptada de las concepciones de alfabetización literaria y círculos de lectura de Cosson (2019). De esta manera, la SDL desarrollado enriqueció la práctica de lectura de los participantes, creó vínculos afectivos entre el grupo y el libro leído. Otras aportaciones enriquecedoras de la práctica realizada fue el diálogo de supuestos teóricos sobre literatura infantil juvenil entre Teresa Colomer (2011, 2021), Michèle Petit (2006, 2013, 2021), Regina Zilberman (2012) y Marisa Lajolo y Regina Zilberman (2017). Además, para ampliar los conceptos de la materialización textual del género romance, recurrimos a Jean-Michel Adam (2019); Benedito Antunes (2019); Ian Waitt (2010); Georg Lukács (2000, 2011) y Mijaíl Bajtín (1993)
Keywords: Leitura - Prática
Didática
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: LATOCHESKI, Nidiane Aparecida. Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2592
Issue Date: 6-Nov-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023NidianeLatocheski.pdfDissertação Nidiane Aparecida Latocheski3.77 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.