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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Subsídios para a tomada de decisão na gestão da infraestrutura viária urbana : aplicação nos pavimentos asfálticos no município de Pato Branco-PR
???metadata.dc.creator???: Trombetta, Jairo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pandolfo, Adalberto
Serafini, Lauson
???metadata.dc.description.resumo???: A malha viária urbana asfaltada das cidades brasileiras passa por um processo de deterioração em função das solicitações do tráfego, cada vez mais crescente, do intemperismo e, em muitos dos casos, devido a malha estar atingindo idade limite do seu ciclo de vida, aliado a falta de manutenção. Isso se constitui em preocupação das administrações municipais, responsáveis pela construção, manutenção e operação do sistema, no sentido de obter informações com relação ao estado atual das vias e respostas quanto ao o que deve ser feito, como fazê-lo, quando atuar e quanto isto custará aos cofres públicos. Nas últimas décadas muitos estudos tem se voltado ao estabelecimento de métodos que auxiliem os administradores a tomar decisões no sentido de prover a malha viária de satisfatória condição de utilização. Estes métodos devem ser contextualizados com as peculiaridades de cada município indicando soluções viáveis, levando-se em conta avaliações confiáveis e diagnósticos que apontem para a aplicação de medidas de intervenção com a maior relação custo-benefício para a sociedade. Para tanto, este trabalho se utilizou do Método do Índice da Condição do Pavimento (PCI) para analisar trechos de pavimentos da malha viária de Pato Branco PR, podendo ser aplicado em toda a malha viária. Os resultados obtidos denotam um conceito prático e realista da condição do pavimento, remetendo a aspectos vantajosos no uso desta ferramenta na gestão dos pavimentos urbanos
Abstract: The urban road network paved in Brazilian cities is undergoing a process of deterioration in function of traffic requests, and growing increasingly due to weathering of the very most of the mesh to be reaching the age limit of their life cycle coupled with lack of maintenance. This constitutes concern of municipal administrations, responsible for constructing, maintaining and operating the system in order to obtain information regarding the current state of the roads and answers as to what should be done, how to do it, when and how to act this will cost the public coffers. In recent decades many studies have been directed to the establishment of methods to help managers make decisions in order to provide the road network in satisfactory condition for use. These methods need to contextualize the particularities of each municipality in order to suggest viable solutions, taking into account reliable evaluations and diagnoses to suggest the implementation of intervention measures with the most cost-effective for society. Therefore, this work has used the method of pavement condition index (PCI) to analyze portions of floors of the road network of Pato Branco - PR, can be applied across the roads. The results show a practical and realistic concept of the condition of the pavement, leaving the beneficial aspects in the use of this tool in the management of urban pavements
Keywords: Pavimentos de asfalto - Avaliação
Pavimentos - Manutenção e reparos
Engenharia civil
Pavimentos de asfalto - Pato Branco (PR)
Pavements, Asphalt - Evaluation
Pavements - Maintenance and repair
Civil engineering
Pavements, Asphalt - Pato Branco (PR)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Engenharias
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/259
Issue Date: 13-May-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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