Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2586
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ensino remoto na pandemia e a atividade de leitura em plataformas digitais
???metadata.dc.creator???: Soares, Rícardi Marques 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Diedrich, Marlete Sandra
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, o foco está na leitura de textos em plataformas digitais: um estudo sobre o ensino remoto em uma escola pública de Porto Velho - Rondônia, e é delimitada pelo contorno temático voltado para a leitura e compreensão de textos em plataformas digitais concebidas como trabalho social: um recurso do ensino remoto em uma escola pública de Porto Velho - Rondônia. Esta pesquisa procura responder à seguinte pergunta: quais as particularidades do trabalho de leitura de textos em plataformas digitais proposto pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Flora Calheiros Cotrin em Porto Velho – Rondônia durante a pandemia da Covid-19, considerando a concepção da leitura como trabalho social? Como objetivo geral, buscamos investigar as particularidades do trabalho de leitura de textos em plataformas digitais desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Flora Calheiros Cotrin em Porto Velho - Rondônia durante a pandemia da Covid-19, à luz da concepção da leitura como trabalho social. Como objetivos específicos, tem-se: a) Refletir acerca do trabalho de leitura de textos realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Flora Calheiros Cotrin em Porto Velho - Rondônia durante a pandemia da Covid-19, à luz da concepção da leitura como trabalho social; e b) Analisar o trabalho de leitura de textos realizado no contexto investigado durante a pandemia a fim de relacionar as concepções de leitura e de texto mobilizados em relação às especificidades do meio digital. A relevância do tema deve-se ao desafio enfrentado pelos professores em promover a competência da leitura, sendo a escola fundamental no desenvolvimento da aprendizagem e formação integral dos alunos. Durante a pandemia, as escolas precisaram se adaptar ao ensino remoto e utilizar plataformas digitais, o que trouxe desafios como a exclusão digital e a necessidade de repensar as práticas pedagógicas. A pesquisa baseiase em bibliografia com destaque internacional, como os trabalhos de Beugrande (1981), além de autores nacionais, como Marcuschi (1983, 1996, 2002, 2008); Kleiman (2004, 2013) e Koch (1984,1997, 2008, 2014), os quais consideram a leitura de textos um trabalho social. Além desses aspectos, a investigação aborda a leitura em plataformas digitais e o trabalho nas escolas durante a pandemia com base na legislação vigente. A metodologia envolve a coleta de dados por meio de entrevistas e questionários aplicados a professores e alunos de 6º anos da escola. Os resultados esperados visam beneficiar a sociedade, incentivando outros professores a explorar o tema e contribuindo para o desenvolvimento do hábito de leitura dos alunos. O estudo está organizado em quatro capítulos, além da introdução e das considerações finais, abordando aspectos teóricos, o texto nas plataformas digitais, os procedimentos metodológicos e as análises dos dados coletados. Ao analisar as respostas dos alunos e dos professores à luz dos princípios de análise propostos, é possível observar descobertas valiosas sobre o trabalho de leitura em plataformas digitais. A mudança para o ensino remoto devido à pandemia trouxe desafios e oportunidades para aprimorar a abordagem educacional digital. As vozes de alunos e professores destacaram estratégias criativas para incentivar a leitura. Além disso, a análise das concepções de leitura e texto no meio digital mostrou uma interconexão significativa. As narrativas dos educadores e as percepções dos alunos demonstraram como a leitura se entrelaça com as nuances on-line, influenciando e sendo influenciada pela tecnologia. A pesquisa mapeou a prática de leitura em plataformas digitais durante a pandemia, oferecendo compreensão das interações entre leitura, educação e meios digitais em tempos desafiadores
Abstract: In this work, the focus is on reading texts on digital platforms: a study on remote teaching in a public school in Porto Velho - Rondônia, and the reading and understanding of texts on digital platforms conceived as social work is delimited by the thematic outline: a remote teaching resource in a public school in Porto Velho - Rondônia. This research seeks to answer the following question: what are the particularities of the work of reading texts on digital platforms proposed by the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Flora Calheiros Cotrin in Porto Velho – Rondônia, during the Covid-19 pandemic? As a general objective, we seek to investigate the particularities of the work of reading texts on digital platforms proposed by the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Flora Calheiros Cotrin in Porto Velho - Rondônia during the Covid-19 pandemic, in light of the conception of reading as social work. As specific objectives, we present the following: a) Reflect on the work of reading texts carried out at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Flora Calheiros Cotrin in Porto Velho - Rondônia during the Covid-19 pandemic, in the light of the conception of reading as sociais work and b) Analyze the work of reading texts carried out in the context investigated during the pandemic in order to relate the conceptions of reading and of text mobilized in relation to the specificities of the digital medium. The relevance of the theme is due to the challenge faced by teachers in promoting reading competence, since the school is fundamental in the development of learning and the integral formation of students. During the pandemic, schools needed to adapt to remote teaching and use digital platforms, which brought challenges such as digital exclusion and the need to rethink pedagogical practices. The research is based on theoretical foundations coming from the main authors with international prominence, Beugrande (1981), in addition to national authors, such as Marcuschi (1983, 1996, 2002,2008; Kleiman (2004, 2013) and Koch (1984, 1997, 2008, 2014), who consider reading texts as social work, in addition to addressing reading on digital platforms and work in schools during the pandemic based on relevant legislation and studies. The methodology involves data collection through interviews and questionnaires applied to teachers and 6th-grade students at the school. The expected results of this research aim to benefit society, encouraging other teachers to explore the theme and contributing to the development of students' reading habits. The study is organized into four chapters, in addition to the introduction and final considerations, addressing theoretical aspects, the text on digital platforms, methodological procedures, and analysis of the collected data. By analyzing the responses of students and teachers in the light of the proposed principles of analysis, it is possible to observe valuable discoveries about the work of reading on digital platforms. The shift to remote learning due to the pandemic has brought both challenges and opportunities to enhance the digital educational approach. The voices of students and teachers highlighted creative strategies to encourage reading. Furthermore, the analysis of the concepts of reading and text in the digital environment showed a significant interconnection. The educators' narratives and the students' perceptions demonstrated how reading intertwines with online nuances, influencing and being influenced by technology. The research mapped the practice of reading on digital platforms during the pandemic, offering an understanding of the interactions between reading, education, and digital media in challenging times
Keywords: Ensino a distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Leitura
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SOARES, Rícardi Marques. Ensino remoto na pandemia e a atividade de leitura em plataformas digitais. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2586
Issue Date: 30-Oct-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023RicardiMarquesSoares.pdfDissertação Rícardi Marques Soares966.83 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.