Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2561
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A sequência didática para o ensino do gênero jurídico no ensino médio na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo
Other Titles: The didactic sequence for teaching the legal genre in high school from the perspective of sociodiscursive interactionism
???metadata.dc.creator???: Gasperoni, Marcos Mendes Lisot Marthos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sturm, Luciane
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, na área da Linguística Aplicada, se ancora nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), do Grupo de Genebra, representado, principalmente, por Jean-Paul Bronckart, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly e Michèle Noverraz, bem como pelos estudiosos da vertente brasileira, alinhados ao Grupo, como Vera Lúcia Lopes Cristovão e Anna Rachel Machado, entre outros. A motivação inicial, também justificativa para a condução do estudo, foi o desejo que contribuir de forma significativa com o ensino e a aprendizagem efetiva da língua portuguesa (LP) pelos jovens, originando a pergunta principal da pesquisa: Como a disciplina de Língua Portuguesa pode promover a introdução do letramento jurídico no ensino médio (EM), de forma significativa, a fim de ampliar e aprimorar as capacidades de linguagem dos jovens, preparando-os para práticas sociais da vida pública e cidadã? Para responder essa questão, o objetivo geral foi investigar a pertinência e as potencialidades do procedimento de sequência didática (SD), no âmbito do ISD, como abordagem teórico-metodológica, para a introdução do letramento jurídico no EM, com vistas à ampliação e aprimoramento das capacidades de linguagem dos jovens e sua preparação para as práticas sociais da vida pública e cidadã. Com vistas a alcançar o objetivo geral traçou-se os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar o gênero habeas corpus (HC), sua estrutura e os itens ensináveis, para a construção de um modelo didático de gênero (MDG) dele, a fim de possibilitar a elaboração de uma SD específica; 2) Investigar, compreender e analisar o processo de desenvolvimento dessa SD, para evidenciar sua pertinência e potencialidade, para se introduzir o letramento jurídico no EM, por meio do gênero habeas corpus; 3) Buscar evidências do desenvolvimento e da ampliação das capacidades de linguagem dos estudantes nesse processo, bem como de seu engajamento no letramento jurídico; 4) Analisar a produção final dos estudantes, proposta na SD, a partir das capacidades de linguagem, comparando-as com as produções iniciais. O estudo, alinhado à abordagem qualitativa-naturalística (ANDRÉ, 2009), foi realizado em uma turma de 3º ano do EM, de uma escola pública no interior do RS. Inicialmente, foram investigados a estrutura e os itens ensináveis do gênero habeas corpus, para a construção de um (MDG). Com base nesse modelo, procedeu-se à elaboração da SD para o ensino do HC, para uma intervenção pedagógica (IP - DAMIANI, et al. 2013) na turma. A realização da intervenção pedagógica, registrada em anotações diárias e gravações de áudio, para geração de dados, permitiu a investigação, compreensão e análise do desenvolvimento da SD. As atividades realizadas na SD evidenciaram a evolução das capacidades de linguagem dos estudantes no que diz respeito ao gênero jurídico HC. A comparação entre a produção inicial e a produção final, enquanto instrumentos de geração de dados, demonstrou a introdução ao letramento jurídico destes estudantes, à medida que mais de 86,7% (26 estudantes) da turma elaborou um gênero adequado à situação de comunicação. Portanto, os resultados evidenciam o potencial significativo da SD, como modelo de planejamento para a didatização e ensino de gêneros textuais. Mais ainda, o estudo reforça as contribuições do ISD, como quadro teórico linguístico que abrange questões sócio-históricas e culturais, além de aspectos cognitivos e psicológicos; contribuições essas que podem ser verificadas nas comparações entre as produções iniciais e finais, no que tange à ampliação das capacidades dos estudantes, em atividades de linguagem.
Abstract: This research, in the area of Applied Linguistics, is anchored in studies of Socio-discursive Interactionism (SDI), by the Geneva Group, mainly represented by Jean-Paul Bronckart, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly and Michèle Noverraz, as well as by researchers from the Brazilian strand, aligned with the Group, such as Vera Lúcia Lopes Cristovão and Anna Rachel Machado, among others. The initial motivation, also justification for conducting the study, was the desire to contribute significantly to the teaching and meaningful learning of the Portuguese language by young people, originating the main question of the research: How can the Portuguese language discipline significantly promote the introduction of legal literacy in secondary education, in order to expand and improve the language skills of young people, preparing them for social practices in public and civic life? To answer this question, the general objective was to investigate the pertinence and potentialities of the didactic sequence procedure, within the scope of the SDI, as a theoretical-methodological approach, for the introduction of legal literacy in secondary education, with a view to expanding and improvement of young people's language skills and their preparation for the social practices of public and civic life. In order to achieve the general objective, the following specific objectives were outlined: 1) Investigate the habeas corpus genre, its structure and the teachable items, for the construction of a gender didactic model of it, in order to enable the elaboration of a specific didactic sequence; 2) Investigate, understand and analyze the development process of this didactic sequence, to highlight its pertinence and potential, to introduce legal literacy in high school, through the habeas corpus genre; 3) Seek evidence of the development and expansion of students' language skills in this process, as well as their engagement in legal literacy; 4) Analyze the students' final production, proposed in the didactic sequence, based on language skills, comparing them with the initial productions. The study, in line with the qualitative-naturalistic approach (ANDRÉ, 2009), was carried out in a 3rd year high school class at a public school in the interior of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Initially, the structure and teachable items of the habeas corpus genre were investigated for the construction of a didactic model of gender. Based on this model, a didactic sequence was prepared for teaching habeas corpus, for a pedagogical intervention (DAMIANI, et al. 2013) in the class. The performance of the pedagogical intervention, recorded in daily notes and audio recordings, for data generation, allowed the investigation, understanding and analysis of the development of the didactic sequence. The activities carried out in the didactic sequence showed the evolution of the students' language skills with regard to the habeas corpus legal genre. The comparison between the initial production and the final production, as data generation instruments, demonstrated the introduction to legal literacy by these students, as more than 86.7% (26 students) of the class created a genre that was appropriate for the communication situation. Therefore, the results show the significant potential of the didactic sequence, as a planning model for the didactics and teaching of textual genres. Furthermore, the study reinforces the contributions of the SDI, as a linguistic theoretical framework that encompasses socio-historical and cultural issues, in addition to cognitive and psychological aspects; these contributions can be verified in the comparisons between the initial and final productions, regarding the expansion of students' abilities in language activities.
Keywords: Didática
Interacionismo sociodiscursivo
Língua portuguesa
Direito - Linguagem
Letramento
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: GASPERONI, Marcos Mendes Lisot Marthos. A sequência didática para o ensino do gênero jurídico no ensino médio na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2561
Issue Date: 27-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023MarcosM.L.M.Gasperoni.pdf2023 Marcos Mendes Gasperoni3.17 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.