Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2552
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A (re)escrita do artigo de opinião : uma intervenção avaliativo-enunciativa no processo da produção textual
Other Titles: The (re)writing of the opinion article : an evaluative-enunciative intervention in the process of textual production
???metadata.dc.creator???: Farina, Luciane Schiffl 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oudeste, Claudia Stumpf Toldo
???metadata.dc.description.resumo???: A escrita é um ato inerente à vida acadêmica e profissional e mesmo sendo uma prática prevista em documentos oficiais desde a Educação Básica, os alunos, principalmente os ingressantes no Ensino Superior, apresentam dificuldades ao lidar com tarefas que requerem leitura e escrita na esfera acadêmica. Dessa forma, o presente trabalho insere-se na preocupação do ensino e da aprendizagem da produção textual. Para tanto, buscamos construir uma proposta teórico-metodológica de intervenção avaliativo-enunciativa, para a (re)escrita acadêmica do artigo de opinião. Contamos com o constructo teórico-enunciativo de Émile Benveniste, principalmente nos artigos constantes em Problemas de Linguística Geral I (PLG I) e Problemas de Linguística Geral II (PLG II), nos quais o linguista francês prioriza a significância da língua em uso, em uma dimensão antropológica da linguagem, destacando o lugar do sujeito, na medida em que se constitui na e pela língua(gem). O corpus da pesquisa compõe-se de produções textuais do artigo de opinião, realizadas em contexto acadêmico. As aulas ocorreram na modalidade presencial e as etapas de produção ocorreram em formato digital, com explicações e postagens no Google Drive e compartilhadas via e-mail e/ou whatsapp, além do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) institucional. Optamos pela sequência de aulas para a realização do processo de produção textual opinião, com momentos de leitura, escrita, (re)escrita e (re)leitura, os quais são denominados como instâncias discursivas para a análise de cunho enunciativo a partir de categorias teóricas mobilizadas, tais como as noções de: sujeito e (inter)subjetividade na linguagem, forma e sentido, espaço e tempo (sui-referencial) e discurso. Ao fim desse processo, verificamos que é possível perceber a evolução do enunciar-se do acadêmico pela escrita, demonstrando que uma intervenção enunciativa pode contribuir para uma (re)escrita mais producente.
Abstract: Writing is an act inherent to academic and professional life and even though it is a practice foreseen in official documents since Basic Education, students, especially freshmen, have difficulties in dealing with tasks that require reading and writing in the academic sphere. Thus, the present work is part of the concern of teaching in Higher Education with regard to textual production. Therefore, we seek to build a theoretical-methodological proposal for an evaluative-enunciative intervention, for the academic (re)writing of the opinion article. We rely on the theoretical-enunciative construct of Émile Benveniste, mainly in the articles in Problems of General Linguistics I (PLG I) and Problems of General Linguistics II (PLG II), in which the French linguist prioritizes the significance of the language in use, in an anthropological dimension of language, highlighting the place of the subject, insofar as it is constituted in and by language. The research corpus is composed of textual productions of the opinion article, carried out in an academic context. Classes took place in person and the production stages took place in digital format, with explanations and posts on Google Drive and shared via email and/or whatsapp, in addition to the institutional Integrated System for Academic Activities Management (SIGAA). We opted for the sequence of classes to carry out the textual opinion production process, with moments of reading, writing, (re)writing and (re)reading, which are called discursive instances for the enunciative analysis based on theoretical categories mobilized, such as: notion of subject and (inter)subjectivity in language, notion of form and meaning, notion of space and time (sui-referential) and notion of discourse. At the end of this process, we verified that it is possible to perceive the evolution of the academic enunciation through writing, demonstrating that an enunciative intervention can contribute to a more productive (re)writing.
Keywords: Benveniste, Émile, 1902-1976
Escrita - Textos
Linguística
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: FARINA, Luciane Schiffl. A (re)escrita do artigo de opinião : uma intervenção avaliativo-enunciativa no processo da produção textual. 2023. 259 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2552
Issue Date: 10-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023LucianeS.Farina.pdfTese de Luciane Schiffl Farina11.51 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.