Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2543
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Práticas de leitura e de escrita multimodais no ensino médio: multiletramentos em livro didático de língua inglesa
???metadata.dc.creator???: Zamoner, Daiane 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Ernani Cesar de
???metadata.dc.description.resumo???: A instituição educativa tem como importante função social formar cidadãos ativos e participativos na sociedade em que vivem e preparar os alunos para lidarem com as adversidades da vida, sendo fundamental para a formação humana e integral dos sujeitos. Esta pesquisa define como tema os multiletramentos e a multimodalidade em contexto de ensino e aprendizagem da língua inglesa. No âmbito deste estudo, defendemos a tese de que a promoção de práticas de leitura e de escrita presentes em livros didáticos de língua inglesa, focando a leitura e a escrita de textos multimodais mediante a utilização de tecnologias digitais, oportuniza a formação de sujeitos protagonistas de sua própria aprendizagem, despertando uma ação mais crítica e ativa para lidarem com os multiletramentos requeridos pelas mudanças socioculturais. O objetivo geral consiste em promover atividades de leitura e de escrita de textos multimodais em livro didático de língua inglesa que contribuam para a construção de sentidos na perspectiva dos multiletramentos de alunos do ensino médio de escola pública estadual em Santa Catarina. O embasamento teórico sustenta-se na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) no que se refere ao documento orientador do ensino na educação básica; Lajolo e Zilberman (2003) e Petit (2013) no que diz respeito à leitura e construção de sentidos; Santaella (2013) quanto à concepção de leitor; Wallace (1993), Richard e Rodgers (1999), Celce-Murcia (2001), Harmer (2007), Ur (2009), Leffa (2016) e Richards (2015) sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa; a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases (1996) a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998a, 1998b, 1998c, 2014), o Currículo Base do Território Catarinense (2019) e o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (2021a, 2021b, 2021c, 2021d) no que diz respeito aos documento orientadores da etapa do ensino médio do estado de Santa Catarina; Hodge e Kress (1995 [1988]), van Leeuwen (2005), Kress (2010), Gualberto (2016) e Gualberto e Santos (2019) quanto aos fundamentos da semiótica social; Kress (2000, 2010), Kress e van Leeuwen (2006, 2021), Gualberto (2016), Nascimento, Bezerra e Heberle (2011) em relação à multimodalidade discursiva; Coscarelli e Ribeiro (2007), Coscarelli (2016), Lemke (2010), Lanksheare e Knobel (2006, 2008, 2011), Rezende (2016) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) sobre os letramentos digitais; e Santaella (2004) na definição da linguagem hipermídia. Valemo-nos de Kalantzis e Cope (2000, 2012, 2023), The New London Group (2000), Rojo (2012), Pinheiro (2016) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) acerca dos multiletramentos; Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), Balocco (2005) e Faraco (2020) quanto aos gêneros do discurso; e Kress (2003), Rojo (2009), Ribeiro (2018, 2021) e Gualberto (2016) em relação à produção escrita e o livro didático. A metodologia assumida caracteriza-se como pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, bibliográfica e documental mediante a realização de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Os corpora de análise compreendem atividades de leitura de duas unidades temáticas propostas pelo livro didático de língua inglesa adotado na escola para o 1° ano do ensino médio e produções escritas realizadas pelos alunos. Resultados da análise demonstram que o desenvolvimento de competências específicas e gerais definidas pela BNCC contribuíram para o desenvolvimento de competências e habilidades visando à formação integral dos estudantes. Sob o caráter interdisciplinar da Semiótica Social, as práticas de ensino, considerando os processos de conhecimento dos multiletramentos e as categorias de análise da Gramática do Design Visual, conduziram as atividades desse processo educativo sob uma concepção crítica e criativa, em que os alunos interagiram com os sentidos implícitos e produziram textos com uma variedade de recursos do ambiente digital, refletindo sobre suas escolhas e modos de produzir significados
Abstract: The educational institution has as a social role to form active and participative citizens in the society in which they live, preparing students to deal with the adversities of life, being fundamental for their human and integral formation. Taken these into consideration, this research sets the theme multiliteracies and multimodality in the context of teaching and learning the English language. Within the scope of this study, we defend the thesis that the promotion of reading and writing practices in English language textbooks, focusing on the reading and writing of multimodal texts through the use of digital technologies, provide opportunities for the formation of subjects who are protagonists of their own learning, awakening a more critical and active action to deal with the multiliteracies required by sociocultural changes. The general objective is to promote reading and writing activities of multimodal texts in English language textbooks that contribute to the construction of meanings from the perspective of multiliteracies of high school students from a public school in the state of Santa Catarina. The theoretical basis is supported by the National Common Curricular Base (Brasil, 2018) with regard to the guiding document for teaching in basic education; Lajolo and Zilberman (2003) and Petit (2013) in relation to reading and construction of meanings; Santaella (2013) regarding the conception of reader; Wallace (1993), Richard and Rodgers (1999), Celce-Murcia (2001), Harmer (2007), Ur (2009), Leffa (2016) and Richards (2015) on the teaching and learning of the English language; the Curriculum Proposal of Santa Catarina (1998a, 1998b, 1998c, 2014), the Curriculum Base of the Territory of Santa Catarina (2019) and the Curriculum Base of Secondary Education of the Territory of Santa Catarina (2021a, 2021b, 2021c, 2021d) with regard to the documents that guide high school in the state of Santa Catarina; Hodge and Kress (1995 [1988]), van Leeuwen (2005), Kress (2010), Gualberto (2016) and Gualberto and Santos (2019) regarding the fundamentals of social semiotics; Kress (2000, 2010), Kress and van Leeuwen (2006, 2021), Gualberto (2016), Nascimento, Bezerra and Heberle (2011) in relation to discursive multimodality; Coscarelli and Ribeiro (2007), Coscarelli (2016), Lemke (2010), Lanksheare and Knobel (2006, 2008, 2011), Rezende (2016) and Dudeney, Hockly and Pegrum (2016) on digital literacies; and Santaella (2004) in the definition of hypermedia language. We use Kalantzis and Cope (2000, 2012, 2023), The New London Group (2000), Rojo (2012), Pinheiro (2016), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020) about multiliteracies; Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), Balocco (2005) and Faraco (2020) regarding textual genres; and Kress (2003), Rojo (2009), Ribeiro (2018, 2021) and Gualberto (2016) in relation to written production and the textbook. The assumed methodology is characterized as applied, exploratory and descriptive, bibliographical and documental through action research with a qualitative approach. The analysis of corpora comprises reading activities of two thematic units proposed by the English language textbook adopted at the school for the 1st year of high school and written productions carried out by the students. Results of the analysis show that the development of specific and general skills defined by the BNCC contributed to the development of skills and abilities aimed at the integral formation of students. Under the interdisciplinary character of Social Semiotics, teaching practices, considering the knowledge processes of multiliteracies and the categories of analysis of The Grammar of Visual Design, conducted the action of this process of teaching and learning under a critical and creative conception, in which students interacted with implicit meanings and produced texts with a variety of resources from the digital environment, reflecting on their choices and ways of producing meanings
Keywords: Leitura - Desenvolvimento
Semiótica
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino médio
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ZAMONER, Daiane. Práticas de leitura e de escrita multimodais no ensino médio: multiletramentos em livro didático de língua inglesa. 2023. 260 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2543
Issue Date: 26-Sep-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023DaianeZamoner.pdfTese Daiane Zamoner9.72 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.