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dc.creatorFerri, Álvaro Nery-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569145635605428por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.date.accessioned2023-11-23T17:53:03Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.citationFERRI, Álvaro Nery. Educação musical e autismo: a contribuição da música no desenvolvimento da interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2512-
dc.description.resumoA presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS, buscou responder à seguinte questão: Quais as possibilidades que metodologia musical de Carl Orff pode proporcionar para o desenvolvimento da interação social, conforme preconizado por Vygotsky, em sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Para tal propósito, a pesquisa fundamentou-se sobretudo nas concepções de dois autores. Trata-se do psicólogo bielorusso Lev Vygotsky, conhecido por instituir a psicologia histórico cultural, e do alemão Carl Orff, educador musical que trouxe grande contribuição para área da pedagogia musical por meio de seu método Orff, dando ênfase à importância do fazer musical coletivo. Nesse âmbito, buscou-se compreender como a Educação Musical pode contribuir para a interação social de sujeitos visto que, dentre as principais características presentes neste espectro, está a dificuldade no que concerne a esse aspecto. Em termos de objetivos específicos, visou-se: a) desenvolver uma síntese histórica acerca das origens e conceitos com relação à área da Educação Musical; b) recorrer ao respaldo teórico sob os olhares de Lev Vygotsky e Carl Orff; c) proceder a um resgate detalhado acerca do autismo, assim como de estudos relacionados a esse espectro; d) organizar e implementar uma sequência didática com base nos autores norteadores da pesquisa; e) analisar em que medida a metodologia musical de Carl Orf corrobora o desenvolvimento da interação social dos sujeitos do espectro autista. Com base em tais objetivos, realizou-se uma pesquisa-intervenção, de cunho qualitativo, baseada em Trivinõs (1987) e atrelada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A coleta de dados foi obtida com base nos registros realizados pelo pesquisador no diário de bordo, fotos e vídeo-gravações dos encontros. Na sequência, os dados foram examinados a partir da Análise de Conteúdo, mediante as seguintes categorias, definidas a posteriori: análise de interação em grupo, análise da compreensão das atividades e análise da estrutura da sequência didática. Os resultados indicaram que a metodologia musical desenvolvida por Carl Orff proporciona o desenvolvimento da interação social de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa conclusão resultou da constatação de que o conceito de Música elementar elaborado pelo autor, considerando a observação, a imitação e a apropriação, possibilita distintas experiências e formas de aprendizagem aos sujeitos com esse espectro e, consequentemente, favorece a interação social em grupopor
dc.description.abstractThis dissertation, linked to the research line Educational Processes and Language, of the Postgraduate Program in Education at the University of Passo Fundo/RS, sought to answer the following question: What possibilities can Carl Orff's musical methodology provide for the development of social interaction, as advocated by Vygotsky, in subjects with Autism Spectrum Disorder (ASD)? To this end, the research was based mainly on the conceptions of two authors. These are the Belarusian psychologist Lev Vygotsky, known for establishing cultural-historical psychology, and the German Carl Orff, a music educator who made a major contribution to the field of music pedagogy through his Orff method, emphasizing the importance of collective music-making. In this context, we sought to understand how Music Education can contribute to the social interaction of individuals, given that one of the main characteristics present in this spectrum is the difficulty in this regard. In terms of specific objectives, the aim was to: a) develop a historical overview of the origins and concepts of Music Education; b) draw on the theoretical backing of Lev Vygotsky and Carl Orff; c) carry out a detailed review of autism, as well as studies related to this spectrum; d) organize and implement a didactic sequence based on the authors guiding the research; e) analyze the extent to which Carl Orf's musical methodology supports the development of social interaction in individuals on the autistic spectrum. Based on these objectives, a qualitative research-intervention was carried out, based on Trivinõs (1987) and linked to Autism Spectrum Disorder (ASD). Data collection was based on the researcher's logbook entries, photos and video recordings of the meetings. The data was then examined using Content Analysis, using the following categories, defined a posteriori: analysis of group interaction, analysis of understanding of the activities and analysis of the structure of the didactic sequence. The results showed that the musical methodology developed by Carl Orff helps develop social interaction in people with Autism Spectrum Disorder (ASD). This conclusion resulted from the fact that the concept of elementary music developed by the author, taking into account observation, imitation and appropriation, enables different experiences and forms of learning for people with ASD and, consequently, favors social interaction in groupseng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-11-23T17:53:03Z No. of bitstreams: 1 2023AlvaroNeryFerri.pdf: 2685768 bytes, checksum: c83efc485de84ae0f54db491f30ccfef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T17:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023AlvaroNeryFerri.pdf: 2685768 bytes, checksum: c83efc485de84ae0f54db491f30ccfef (MD5) Previous issue date: 2023-09-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopor
dc.subjectInteração social em criançaspor
dc.subjectAutismo em criançaspor
dc.subjectMúsica na educaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação musical e autismo: a contribuição da música no desenvolvimento da interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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