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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Por que você deve querer este carro?: o pathos inscrito em publicidades de automóveis
???metadata.dc.creator???: Furlanetto, Francismar 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Crestani, Luciana Maria
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa versa sobre estratégias discursivas e enunciativas utilizadas para mobilizar emoções no leitor com intuito de compreender que imagens de enunciatário (pathos) se constroem a partir dos recursos semióticos mobilizados. A pesquisa se justifica pela pertinência do tema para os estudos linguísticos e também dentro do espaço escolar, de modo a colaborar para um trabalho docente que aprimore as competências de leitura e desenvolva o senso crítico dos alunos perante textos que reúnem diferentes linguagens e com os quais os alunos têm contato muito próximo, por meio de diversas mídias. Este estudo tem como objetivo geral analisar estratégias discursivo-enunciativas utilizadas em publicidades de automóveis, identificando, a partir delas, a imagem de enunciatário (pathos) inscrita nos anúncios. Para tanto, buscamos aporte teórico-metodológico na Semiótica discursiva, em especial nos estudos de Greimas e Courtés (1979), Fiorin (2000) e Barros (2005), no que tange à Semiótica discursiva standard; em apontamentos de Greimas (1984), Greimas e Courtés (1979), Fiorin (2009), Teixeira (2008, 2009) e Oliveira (2009) para discorrer sobre sincretismo e semiótica plástica; e em Castro (2014), Fiorin (1988) e Torres e Leite (2017) para explicitar como a Semiótica concebe o texto publicitário. Ainda, buscando apoio em estudos ligados à argumentação, recorremos aos apontamentos de Amossy (2013a, 2013b), Maingueneau (2008, 2013) e Fiorin (2008a, 2008b) a fim de explicitar os conceitos de ethos, pathos e logos, bem como aos apontamentos dos teóricos clássicos da Semiótica discursiva para elucidar a relação entre enunciador e enunciatário e como um está diretamente atrelado ao outro, guiando as escolhas que modelam o discurso com base numa imagem de público idealizada. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, utilizando como aporte metodológico o percurso de análise proposto pela Semiótica discursiva. Como corpus de análise, foram eleitas quatro peças publicitárias de automóveis em formato audiovisual, todas produzidas e veiculadas no Brasil: duas de veículos de passeio – HB20 Hatch e Onix Plus – e duas de veículos utilitários – S10 e Amarok. As análises mostraram que o discurso de cada anúncio se constrói por meio de estratégias enunciativas que produzem efeitos de sentidos responsáveis por despertar paixões e sentimentos num determinado público-alvo. Essas construções se iniciam desde a escolha dos termos opostos do nível fundamental e vão ganhando investimentos no nível narrativo e discursivo do texto, manifestando-se num plano de expressão audiovisual em que diferentes semioses se articulam na projeção de um público ideal (pathos) associado ao produto que se oferta. Assim, percebe-se que cada um dos anúncios se direciona a um pathos distinto: o HB20 é um automóvel de pessoas apaixonadas, inovadoras, arrojadas e com atitude; o Onix Plus, por outro lado, tem como público um sujeito mais ponderado, racional, reflexivo e crítico. O público da S10 é um trabalhador bem-sucedido, ligado ao setor agrícola, esperançoso, empenhado e que supera os desafios da vida e do trabalho; já o sujeito que dirige a Amarok é aventureiro, destemido, conquistador e corajoso.
Abstract: This research focuses on discursive and enunciative strategies used to mobilize emotions in the reader in order to understand which images of the enunciatee (pathos) are constructed from the semiotics resources mobilized. The research is justified by the relevance of the topic for linguistic studies and also within the school space, in order to collaborate to a teaching work that improves reading skills and develops students' critical sense towards texts that bring together different languages and with which students have very close contact through different media. This study aims to analyze discursive-enunciative strategies used in car advertisements, identifying, based on them, the image of the enunciatee (pathos) inscribed in the ads. For this purpose, we seek theoretical-methodological support in Discursive Semiotics, especially in the studies of Greimas and Courtés (1979), Fiorin (2000) and Barros (2005), regarding standard Discursive Semiotics; in the studies of Greimas' (1984), Greimas and Courtés (1979), Fiorin (2009), Teixeira (2008, 2009) and Oliveira (2009) to discuss syncretism and plastic semiotics; and in Castro (2014), Fiorin (1988) and Torres and Leite (2017) to explain how Semiotics conceives the advertising text. Furthermore, seeking support in studies related to argumentation, we refer to the notes of Amossy (2013a, 2013b), Maingueneau (2008, 2013) and Fiorin (2008a, 2008b) in order to explain the concepts of ethos, pathos and logos, as well as to the notes of classical theorists of Discursive Semiotics to elucidate the relationship between enunciator and enunciatee and how one is directly linked to the other, guiding the choices that shape discourse based on an idealized public image. This is a descriptive, bibliographic and documentary research, with a qualitative approach, using as methodological support the analysis path proposed by Discursive Semiotics. As the corpus of analysis, four audiovisual automobile advertisements were chosen, all produced and broadcasted in Brazil: two for passenger vehicles - HB20 Hatch and Onix Plus - and two for utility vehicles - S10 and Amarok. The analyzes showed that the discourse of each advertisement is constructed through enunciative strategies that produce meaning effects responsible for arousing passions and feelings in a certain target audience. These constructions beginning with the choice of opposing terms of the fundamental level and gain investments in the narrative and discursive level of the text, manifesting themselves in an audiovisual expression plane in which different semiotics articulate in the projection of an ideal audience (pathos) associated with the product being offered. Thus, it is perceived that each of the advertisements is directed to a distinct pathos: the HB20 is a car for passionate, innovative, daring and assertive people; the Onix Plus, on the other hand, has a more measured, rational, reflective and critical subject as its audience. The audience of the S10 is a successful worker, connected to the agricultural sector, hopeful, committed and who overcomes life and work challenges; while the subject driving the Amarok is adventurous, fearless, conquering and courageous.
Keywords: Semiótica
Análise do discurso
Leitura - Prática
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: FURLANETTO, Francismar. Por que você deve querer este carro?: o pathos inscrito em publicidades de automóveis. 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2507
Issue Date: 20-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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