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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A narrativa transmidia no universo ficcional de Once Upon a Time
Other Titles: Transmedia storytelling in the fictional universe of Once Upon a Time
???metadata.dc.creator???: Andreolla, Renata 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Verardi, Fabiane
???metadata.dc.description.resumo???: A tese, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, associada à linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, tem como tema o universo transmidiático do seriado Once Upon a Time e suas apropriações de contos de fadas, paratextos e extensões ficcionais. Assim, delimitou-se esse estudo sobre a ligação entre as narrativas, os contos de fadas e o universo fictício da primeira temporada do seriado Once Upon a Time, especificamente a adaptação do conto de fadas Branca de Neve dos Irmãos Grimm, comprovando como esse universo ficcional configura-se em uma narrativa transmídia, produzindo, assim, significados social e culturalmente situados, tanto no conto original como na adaptação. Defende-se a tese de que a construção da narrativa transmídia por meio do encontro das múltiplas semioses dos contos de fadas e suas apropriações, contribui para a expansão do universo dos contos de fadas no seriado televisivo Once Upon a Time. Assim, com base nesse enunciado, a pesquisa tem como aporte teórico os estudos de Henry Jenkins (2007; 2009; 2011; 2013), Carlos Alberto Scolari (2009; 2013) e Lucia Santalella (2003; 2007; 2013; 2018) no que se refere à cultura da convergência e narrativa transmídia, em que cada mídia se torna importante para a compreensão de uma narrativa maior; quanto aos contos de fadas, sua evolução, contexto e análise, os estudos de Bruno Bettelheim (2002), Vladmir Propp (1979) e Diana e Mario Corso (2006; 2011). A técnica de análise de conteúdo realizou-se em três etapas: pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Pensando nisso, o procedimento de análise proposto foi constituído de três etapas de análise que se inter-relacionam para a melhor compreensão do objeto de estudo. São etapas de análise: análise isolada; a análise das inter-relações; e a análise transmidiática. A análise da série televisiva permitiu inferir que as construções transmídias se referem ao processo de comunicação a partir de múltiplas e convergentes plataformas tecnológicas e midiáticas visando o incremento da produção de sentidos. Os processos midiáticos transitam por diferentes meios de comunicação, aproveitando-se das características de cada um deles, mas extrapolando o seu universo cognitivo e sensível. Percebeu-se, na análise, que todas as narrativas podem ser compreendidas isoladamente e que a construção de sentido de cada narrativa é feita de forma isolada, não necessitando de nenhum outro produto midiático para sua compreensão. Se o receptor conhece os contos de fadas ou assistiu a algum episódio do seriado possui uma maior referência do universo ficcional e consegue realizar a associação imediata com o enredo e com os personagens, possibilitando, assim, que todos os conteúdos contribuam, direta ou indiretamente, para a construção da narrativa total. O clássico ainda é presente na memória coletiva e isso leva os telespectadores a associar a personagem em outras construções de textos. Conclui-se, então, com a pesquisa que o potencial narrativo transmidiático que a história possui – mesmo sendo um clássico consagrado – permite rupturas e reconfigurações passíveis de captar novos públicos e audiências que a interpretarão baseados em sua experiência inicial do longa-metragem.
Abstract: The thesis, linked to the Programa de Pós-Graduação in Letras course at the Universidade de Passo Fundo, associated with the research line ‘Leitura e Formação do Leitor’, has as its theme the transmedia universe of the series ‘Once Upon a Time’ and its appropriations of fairy tales, paratexts and fictional extensions. Thus, this study was delimited on the connection between narratives, fairy tales and the fictional universe of the first season of the series ‘Once Upon a Time’, specifically the adaptation of the fairy tale ‘Snow White by the Brothers Grimm’, proving how this universe fiction is configured in a transmedia narrative, thus producing socially and culturally situated meanings, both in the original tale and in the adaptation. The thesis is defended that the construction of the transmedia narrative through the encounter of the multiple semiosis of fairy tales and their appropriations, contributes to the reader formation through the television series ‘Once Upon a Time’. Thus, based on this statement, the research has as its theoretical contribution the studies of Henry Jenkins (2007; 2009; 2011; 2013), Carlos Alberto Scolari (2009; 2013) and Lucia Santalella (2003; 2007; 2013; 2018) in what refers to the culture of convergence and transmedia storytelling, in which each midea becomes important for understanding a larger narrative; as for fairy tales, their evolution, context and analysis, the studies of Bruno Bettelheim (2002), Vladmir Propp (1979) and Diana and Mario Corso (2006; 2011). The content analysis technique was carried out in three stages: pre-analysis; material exploration or coding; treatment of results, inference and interpretation. With this in mind, the proposed analysis procedure consisted of three stages of analysis that are interrelated for a better understanding of the object of study. The analysis steps are: isolated analysis; the analysis of interrelationships; and transmedia analysis. The analysis of the television series allowed us to infer that the transmedia constructions refer to the communication process from multiple and converging technological and media platforms aimed at increasing the production of meanings. Media processes transit through different means of communication, taking advantage of the characteristics of each one of them, but extrapolating their cognitive and sensitive universe. It was perceived, in the analysis, that all narratives can be understood in isolation and that the construction of meaning of each narrative is done in isolation, not needing any other media product for its understanding. If the receiver knows the fairy tales or has watched an episode of the series, he has a greater reference to the fictional universe and is able to make an immediate association with the plot and the characters, thus enabling all the contents to contribute, directly or indirectly, for the construction of the total narrative. The classic is still present in the collective memory and this leads viewers to associate the character in other constructions of texts. It is concluded, then, with the research that the transmedia narrative potential that the story has - even being a consecrated classic - allows ruptures and reconfigurations capable of capturing new audiences and audiences that will interpret it based on their initial experience of the feature film.
Keywords: Leitura - Formação
Contos de fadas - Adaptação
Narrativas digitais
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ANDREOLLA, Renata. A narrativa transmídia no universo ficcional de Once Upon a Time. 2022. 139 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2483
Issue Date: 18-Nov-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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