Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2477
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Experiências de leitura em tempos e espaços adversos : um olhar sobre o universo de um grupo de meninas em medidas socioeducativas
Other Titles: Reading experiences in adverse times and spaces : a look at the universe of a group of girls in socio-educational measures
???metadata.dc.creator???: Kegler, Nelcy Teresinha da Rosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Verardi, Fabiane
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura literária, além dos inúmeros aspectos conhecidos no campo da Educação formal, pode levar os sujeitos a ressignificarem as suas vidas, dando-lhes nova direção, novo olhar para seus medos, sentimentos, incertezas, bem como lhes possibilitar um mergulho no seu próprio mundo, a fim de melhor entenderem as suas emoções. O objetivo geral desta tese é identificar como as experiências de leitura possibilitam a alteração da subjetividade de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em espaços não formais de leitura. Como objetivos específicos foram elencados: i) desenvolver experiências de leitura e/ou intervenções literárias com sujeitos em espaços não formais ou não institucionalizados de leitura; ii) conhecer as percepções de realidade de mundo de sujeitos meninas a partir de textos literários trabalhados em encontros de leitura; iii) entender como as diferentes experiências de leitura podem ser fatores de ampliação da subjetividade, bem como a possibilidade de (re)construção enquanto sujeitos; iv) sensibilizar os sujeitos para a experiência da leitura como promotora do bem-estar, da ampliação de conhecimento e da fruição. O arcabouço teórico teve por base estudos de Larrosa (2003, 2019) nas questões de experiências de leitura; de Petit (2010, 2013, 2017, 2019) no estudo da leitura nos espaços adversos; de Candido (1989, 2004) na leitura como direito humano, além de outros autores. Quanto à base metodológica, o estudo constitui se numa pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizado com um grupo de sete adolescentes com idade entre 13 e 19 anos, do sexo feminino, que se encontravam em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na cidade de Chapecó/SC. A coleta de dados ocorreu no final do segundo semestre de 2019 e em março e abril de 2020, com algumas interações para a conclusão em 2021 (em função da pandemia do SARS-CoV-2). A coleta de dados aconteceu por meio de questionário, com perguntas abertas e fechadas, permitindo mapear o perfil das participantes. As principais conclusões da primeira etapa do estudo foram: i) as adolescentes apresentaram predominância de figura familiar feminina em relação à mediação de leitura em sua infância; ii) evidenciaram, porém, baixa motivação e poucas experiências de interação com a leitura, embora algumas demonstrassem memórias de contato com histórias e livros na infância; iii) a escola teve pouca participação como ambiente motivador da leitura. Na segunda etapa houve interação por meio de textos literários com diferentes abordagens eleitas pelo grupo em torno do tema “Mulher”, combinado com gêneros diversos A interação com os textos literários apresentou elementos significativos, pois houve a inserção do espaço da Biblioteca Pública, que propiciou o acesso a bens culturais até então desconhecidos (acervos), que ampliaram os horizontes de referências culturais. A pesquisa permitiu identificar significativa mudança de postura entre as partícipes, levando-as a se sentirem como realmente são – jovens como quaisquer outras – com sonhos, vontades e seu jeito de ser nessa fase da vida. Destaca-se a importância do papel do mediador no processo e, também, da biblioteca enquanto espaço de inclusão e democratização cultural. Apesar de a pesquisa ter ocorrido parcialmente em época de pandemia, trouxe contribuições relevantes ao campo literário, considerando a leitura como fonte de tomada de consciência do papel e dos direitos plenos de todos os cidadãos, e a arte literária e demais manifestações como espaço que permite múltiplas possibilidades de ressignificação da vida, contrapondo-se às adversidades do mundo.
Abstract: Literary reading, in addition to the numerous aspects known in the field of formal education, can lead subjects to re-signify their lives, giving them a new direction, a new look at their fears, feelings, uncertainties, as well as enabling them to dive into their own world in order to better understand their emotions. The general objective of this thesis is to identify how reading experiences make it possible to change the subjectivity of adolescents in compliance with socio educational measures in non-formal reading spaces. As specific objectives were listed: i) to develop reading experiences and/or literary interventions with subjects in non-formal or non institutionalized reading spaces; ii) to know the perceptions of the reality of the world of female subjects from literary texts worked on in reading meetings; iii) understand how the different reading experiences can be factors to expand subjectivity, as well as the possibility of (re)construction as subjects; iv) sensitize subjects to the experience of reading as a promoter of well-being, expansion of knowledge and fruition. The theoretical framework was based on studies by Larrosa (2003, 2019) on issues of reading experiences; by Petit (2010, 2013, 2017, 2019) in the study of reading in adverse spaces; and Candido (1989, 2004) on reading as a human right; in addition to other authors. As for the methodological basis, the study is a qualitative research, of the action-research type, carried out with a group of seven adolescents aged between 13 and 19 years, female, who were in compliance with socio-educational measures at the Centro de Specialized Reference for Social Assistance (CREAS), in the city of Chapecó/SC. Data collection took place at the end of the second half of 2019 and in March and April 2020, with some iterations for completion in 2021 (due to the SARS-CoV-2 pandemic). Data collection took place through a questionnaire, with open and closed questions, allowing to map the profile of the participants. The main conclusions of the first stage of the study were: i) the adolescents showed a predominance of a female family figure in relation to the mediation of reading in their childhood; ii) showed, however, low motivation and few experiences of interaction with reading, although some demonstrated to have memories of contact with stories and books in childhood; iii) the school had little participation as a motivating environment for reading.In the second stage, there was interaction through literary texts with different approaches chosen by the group around the theme "Woman", combined with different genres The interaction with literary texts presented significant elements, as there was the insertion of the Public Library space, which provided access to hitherto unknown cultural assets (collections), which broadened the horizons of cultural references. The research made it possible to identify a significant change in attitude among the participants, leading them to feel like they really are – young people like any other – with dreams, wishes and their way of being at this stage of life. The importance of the role of the mediator in the process and also of the library as a space for inclusion and cultural democratization is highlighted. Although the research took place partially during a pandemic, it brought relevant contributions to the literary field, considering reading as a source of awareness of the role and full rights of all citizens, and literary art and other manifestations as a space that allows multiple possibilities of reframing life, opposing the adversities of the world.
Keywords: Leitura
Bibliotecas públicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: KEGLER, Nelcy Teresinha da Rosa. Experiências de leitura em tempos e espaços adversos : um olhar sobre o universo de um grupo de meninas em medidas socioeducativas. 2022. 217 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2477
Issue Date: 20-Dec-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022NelcyTeresinhadaRosaKegler.pdfTese de Nelcy Teresinha da Rosa Kegler3.6 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.