Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2426
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A condição infantil em Sigmund Freud e sua dimensão ético-formativa
Other Titles: The infantile condition in Sigmund Freud and its ethical-formative dimension
???metadata.dc.creator???: Cezar, Luciana Poleto Oltramari 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalbosco, Claudio Almir
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Santos Filho, Francisco Carlos dos
???metadata.dc.description.resumo???: O propósito desta pesquisa é trazer contribuições da psicanálise freudiana para a compreensão sobre a condição imatura infantil, os processos de estruturação psíquica precoce e sua dimensão ético-formativa. Nessa perspectiva, o papel do semelhante na constituição subjetiva de uma criança torna-se prioritário, partindo-se do pressuposto de que tal constituição se dá na intersubjetividade e que a construção do psiquismo humano passa por tempos estruturantes. O estudo está delimitado aos textos de Freud que tratam do tema da constituição psíquica precoce e da relação com a figura do cuidador. A investigação propõe-se a pensar o que significa, do ponto de vista psicanalítico, a noção da criança como um ser imaturo, aspecto esse inerente à condição humana. Em razão da psicanálise conceber teoricamente a constituição psíquica humana a partir da noção de imaturidade e da ação de cuidado primário do semelhante, buscamos identificar na obra de Freud os momentos em que apresenta ideias à respeito dos seguintes indicadores: o desamparo primordial, a presença do semelhante, a sexualidade infantil constitutiva da condição humana - e a dimensão ético-formativa decorrente do processo de estruturação psíquica. Os textos escolhidos são aqueles que oferecem elementos para compor o processo de construção desses indicadores a partir da primeira tópica da metapsicologia freudiana. Trata-se, portanto, de examinar o que precisa ocorrer em termos de constituição psíquica para a construção do sujeito psíquico no sentido freudiano e porque consideramos que o encontro inter-humano é potente do ponto de vista ético-formativo. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, e faz uso da postura hermenêutica no trabalho com os textos clássicos de Sigmund Freud. A problemática de investigação é formulada do seguinte modo: Como se dá a dimensão ético-formativa a partir da condição infantil e do processo de estruturação psíquica precoce em Sigmund Freud? O resultado apresentado pela presente pesquisa é que a constituição precoce do psiquismo e o processo de humanização se dão no laço amoroso com seus cuidadores primários a partir das relações de prazer e desejo que encharcam de erotismo o encontro humano, bem como das renúncias pulsionais necessárias que outorgam ao adulto uma posição de alteridade. Considerando que a vulnerabilidade e a dependência são inerentes à condição infantil, constatou-se o compromisso do adulto cuidador e seu papel primordial na primeira infância. Em suma, tem-se que o cuidado humano desempenha papel essencial na condição infantil e, em sentido mais amplo, para a formação ética do ser humano.
Abstract: The purpose of this research is to bring the contributions of psychoanalysis to the comprehension of the immature child condition, the processes of early psychic structuring and its formative ethical dimension. In this perspective, the role of the familiar in the subjective constitution of a child becomes priority, based on the assumption that this constitution occurs in intersubjectivity and that the construction of the human psyche goes through structuring times. This study is delimited in Freud’s texts that deal with the theme of early psychic constitution and the relationship with the figure of the caregive. This research proposes to think about what does mean, from a psychoanalytic point of view, the notion of the child as an immature being, what is inherent to the human condition. As psychoanalysis theoretically conceive the human psychic constitution from the notion of primordial helplessness and the action of the familiar – another human being, we will try to identify in Freud’s works the moments in which he presents ideas about the following indicators: the primordial helplessness, the presence of the familiar, child sexuality constitutive of the human condition and the formative ethical dimension resulting from the process of psychic structuring. The chosen texts are those that offers elements to compose the process of building these indicators, from the first topic of Freudian metapsychology. It is, therefore, about examining what needs to happen, in terms of psychic constitution for the construction of the psychic subject in the Freudian sense and why we consider that the inter-human encounter is potent from an ethical and formative point of view. The present research is of a qualitative nature, of bibliographic nature and makes use of the hermeneutic posture in the work with the classic texts of Sigmund Freud. The research problem is formulated as follows: How does the formative ethical dimension occur from the child condition and the process of early psychic structuring in Sigmund Freud? The results presented in this research is that the early constitution of a psyche and the humanization process take place in the loving bond with its primary caregivers based on the relations of pleasure and desire that drench the human encounter with eroticism as well as the necessairy drive waivers that grant the adult the position of alterity. Considering that vulnerability and dependence are inherent to the child condition, it was found the commitment of the adult and his primordial role in early childhood. In short, the human care plays an essential role in the child condition and, in a broader sense, for the ethical formation of human beings.
Keywords: Psicanálise
Crianças - Formação
Desamparo (Psicologia)
Ética
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CEZAR, Luciana Poleto Oltramari. A condição infantil em Sigmund Freud e sua dimensão ético-formativa. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2426
Issue Date: 2-Jun-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020LucianaPoletoOltramariCesar.pdfDissertação de Luciana Poleto Oltramari Cezar1.53 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.