Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2425
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Cuidado e formação humanizadora na área da saúde humana : uma perspectiva a partir da teoria das emoções de Martha Nussbaum
Other Titles: Care and humanizing training in the area of ​​human health : a perspective based on Martha Nussbaum's theory of emotions
???metadata.dc.creator???: Deggerone, Rosmarí 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese visa defender uma perspectiva de formação humanizadora na área da saúde – especialmente a enfermagem – com base na Teoria das Emoções de Martha Nussbaum, que se apresenta como um aporte teórico fundamental para o estabelecimento de um contraponto às competências e habilidades elencadas nas Diretrizes Nacionais, nos Projetos Pedagógicos e nos Planos de Ensino da área da enfermagem e sua limitação frente à complexidade que o ser humano enfrenta no cotidiano do cuidado. O problema de pesquisa é orientado pela seguinte questão: Qual é o alcance de um conceito de cuidado compassivo e empático enquanto desvelamento do humano para se pensar uma formação humanizadora na área da saúde humana? O estudo apresenta como hipótese principal a de que Nussbaum, mediante sua Teoria das Emoções, possibilita explicitar uma concepção de cuidado compassivo como desvelamento do humano. Isso possibilita tematizar a relação entre Condição Humana, Emoções e Formação Humanizadora na Área da Saúde Humana. A metodologia do presente estudo é de cunho teórico-bibliográfico e adota uma abordagem metodológica reconstrutivo-hermenêutica dos conceitos da Teoria das Emoções de Martha Nussbaum e dos(as) demais autores(as) secundários(as) estudados(as). A tese encontra-se organizada em quatro capítulos: inicialmente aborda o conceito de condição humana na concepção de Nussbaum. A seguir, tematiza as emoções e a condição humana, bem como seu vínculo com o problema do ocultamento do humano. No terceiro, apresenta uma concepção de cuidado compassivo e empático como “desvelamento do humano” mediante a vinculação estabelecida entre as emoções “profícuas” e a formação humanizadora na área da saúde. No quarto capítulo, avança tematizando a relação entre cuidado e educação, defendendo uma concepção ampliada e compassiva de cuidado com base na Teoria das Emoções de Nussbaum. Conclui-se que a Teoria das Emoções de Nussbaum pode ser vinculada à área da saúde como uma possibilidade importante para contemplar a Formação e a Educação em Saúde, de acordo com as competências e habilidades específicas da área, mas associando a essas um viés mais compassivo e empático. Por conseguinte, uma concepção ampliada de cuidado com base na compaixão e na empatia propostas possibilitaria ir além dos reducionismos presentes em muitas práticas institucionais na saúde e nas bases curriculares vigentes nos cursos que forma os profissionais.
Abstract: This present thesis aims to defend a perspective of a humanizing formation in the health area - especially the nursing - based in the Martha Nussbaum's Theory of Emotions, that present itself as a fundamental theorical contribuition to set a contrapoint to the competences and abilities listed in the National Guidelines, in the Pedagogical Progects and in the Teaching Plans in the nursing area and its limitation in the face of the complexity that human being in the daily care. The research problem is guided by the following question: What is the scope of a concept of compassionate and empathic care as unveiling of the human to think in a humanizing formation in the human health area? The study presents as its main hypothesis that Nussbaum, through his Emotions Theory, enable to explein a compassionate care conception as an unveiling of the human. This enables to thematize the relashionship between the human condition, emotions and humanizing formation in the human health area. The present study methodology is a bibliographical theoretical nature and adopts a reconstructive-hermeneutics methodological approach to the Martha Nussbaum's concepts and the other secondary studiend authors studiend. The thesis is organized on four chapters: initially approaches the Nussbaum`s human condition concept. Then, it thematizes the emotions and the human condition, as well as its link with the human concealment problem. In the third part, it presents a compassionate and empathic care conception as a “human unveiling” through the link established between the “profitable” emotions and the humanizing formation in the health area. in the fourth chapter, advances thematizing the relationship between care and education, defending a extended and compassionate concept of care based in the Nussbaum's Emotions Theory. It is concluded that the Nussbaum's Emotions Theory can be linked to the health area as important possibility to contemplate the formation and health education, according to the specific competences and abilities of the area, but associating these with a more compassionate and empathic bias. Therefore, the expanded conception of care based on the compassion and on empathy proposed would make it possible to go beyond the reductionism present in many institutional practices in health na in the curricular bases in force in the courses that form the professionals.
Keywords: Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DEGGERONE, Rosmarí. Cuidado e formação humanizadora na área da saúde humana : uma perspectiva a partir da teoria das emoções de Martha Nussbaum. 2022. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2425
Issue Date: 15-Dec-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022RosmariDeggerone.pdfTese de Rosmarí Deggerone1.04 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.