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dc.creatorAlves, Emanuela Schmidt-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8675284353183083por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2023-03-17T23:36:11Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.identifier.citationALVES, Emanuela Schmidt. Pensamento computacional : uma ferramenta potencializadora no processo de representação em crianças na fase pré-operatória. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2422-
dc.description.resumoO presente trabalho orientou-se pelo seguinte problema de pesquisa: Qual o papel do pensamento computacional no desenvolvimento do processo de representação em crianças na fase pré-operatória? Como objetivo, procurou-se investigar, com base nas pesquisas de Jean Piaget, sobre o desenvolvimento dos esquemas cognitivos nos estágios do desenvolvimento da inteligência classificados por faixa etária, focando em crianças de 4 a 6 anos, classificadas na fase pré-operatória. Por observar-se a amplificação do processo de representação que ocorre nessa fase, e por este ser uma habilidade importante para o desenvolvimento infantil, buscou-se compreender como utilizar o pensamento computacional para potencializá-lo de forma que a aprendizagem se torne mais efetiva. Foram apresentados às crianças alguns conceitos pertinentes à área, visando observar de que modo a Computação Desplugada (uma forma de desenvolver o Pensamento Computacional sem a utilização de meios digitais) poderia auxiliar de forma significativa no desenvolvimento da fase pré-operatória. Adotou-se a hipótese de que, mediante a Computação Desplugada, o sujeito-criança, por necessitar adquirir conceitos mais abstratos através de meios concretos, poderia ter acesso a estímulos visuais e motores, bem como compreender conteúdos necessários para desenvolver o pensamento lógico. A pesquisa foi conduzida a partir da metodologia exploratória-descritiva e consistiu em observações de um grupo de crianças de 4 a 6 anos de uma escola privada de Passo Fundo, RS. Com base em tal metodologia, foram propostas atividades de Computação Desplugada, divididas em categorias de análise. Visou-se, com esse recurso, a identificação do desenvolvimento dos conceitos do pensamento computacional através dos seus pilares (abstração, automação e análise) e o modo como esses potencializaram o processo de representação nesses sujeitos. Ao seu término, a pesquisa possibilitou (a) tanto compreender o desenvolvimento de cada uma das crianças, ao realizarem e construírem seu pensamento lógico no decorrer de cada atividade sugerida, sobretudo mediante a interação destas e da construção de suas aprendizagens no desenvolvimento das propostas sugeridas e realizadas com a turma no trabalho de campo, (b) quanto aprimorar e ressignificar os conceitos sobre o tema para sua autora, na condição de educadora e pesquisadora.por
dc.description.abstractThis work was guided by the following research question: What is the role of computational thinking in the development of the representation process in children in the preoperative phase? As an objective, an attempt was made to investigate, based on Jean Piaget's research, the development of cognitive schemes in the stages of intelligence development classified by age group, focusing on children from 4 to 6 years old, classified in the preoperative phase. By observing the amplification of the representation process that occurs in this phase, and due the importance of these skill for child development, we sought to understand how to use computational thinking to enhance it, and becomes the learning more effective. Several concepts relevant to the area were presented to the children, aiming to observe how Unplugged Computing (a way of developing Computational Thinking without the use of digital means) could significantly help in the development of the preoperative phase. The hypothesis adopted that, through Unplugged Computing, the subject-child, due to the need to acquire more abstract concepts through concrete means, could have access to visual and motor stimuli, additionally to understand contents necessary to develop logical thinking. An exploratory-descriptive methodology was used to conduct the research, consisting of observations of a group of children between the ages of 4 and 6 from a private school in Passo Fundo, RS. Based on this methodology, Unplugged Computing activities were proposed and divided into analysis categories. With this resource, the aim was to identify the development of the concepts of computational thinking through its pillars (abstraction, automation, and analysis) and how these potentialized the representation process in these subjects. Ultimately, the research made it possible (a) to understand the development of each of the children, as they carried out and built their logical thinking during each suggested activity, especially through their interaction and the construction of their learning in the development of the suggested proposals and carried out with the class in the field work, (b) to improve and redefine the concepts on the subject for its author, as an educator and researcher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-03-17T23:36:11Z No. of bitstreams: 1 2022EmanuelaSchmidtAlves.pdf: 2258492 bytes, checksum: 65266aa0386f620ebdb9ce7493bcb941 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T23:36:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022EmanuelaSchmidtAlves.pdf: 2258492 bytes, checksum: 65266aa0386f620ebdb9ce7493bcb941 (MD5) Previous issue date: 2022-10-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePensamento computacional : uma ferramenta potencializadora no processo de representação em crianças na fase pré-operatóriapor
dc.title.alternativeComputational thinking: a potentiating tool in the process of representation in children in the preoperative phaseeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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