Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2385
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: História, memórias e identidades: religiosidade e educação como patrimônio imaterial de Ernestina/RS
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Ângela Maria da Silva de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Heinsfeld, Adelar
???metadata.dc.description.resumo???: A memória social é um fenômeno coletivo e cultural, construído coletivamente e transformando-se constantemente. Ela transmite a cultura local herdada e é constituída por vivências sociais. São elementos que servem de apoio à memória: os acontecimentos, as pessoas e os lugares. A pesquisa “História, Memórias e Identidades: religiosidade e educação como patrimônio imaterial de Ernestina” objetiva explorar e conhecer a história e a memória do Município e seu patrimônio cultural através do viés da religiosidade e germanidade como patrimônio imaterial. A pesquisa aborda o patrimônio histórico e cultural através de uma pesquisa bibliográfica, seguida de um capítulo dedicado à História do município de Ernestina numa abordagem relativa à importância da religiosidade na fixação e identificação das comunidades, tendo como suporte relatos orais transcritos para o Museu Municipal de Ernestina. Tendo origem na colonização alemã, Ernestina conta intensamente com a presença da Igreja Luterana. A germanidade na história das populações teuto brasileiras, em particular no Rio Grande do Sul, demonstra a importância histórico cultural da miscigenação dos povos para o crescimento de uma nação. Em Ernestina, particularmente, escola e igreja se constituíram em instituições fundamentais para a preservação e revitalização da cultura germânica no contexto da imigração alemã no Brasil, cujas marcas estão representadas na língua materna, usos e costumes. Entende-se que a preservação do patrimônio cultural se deve ao fato de a vida de uma comunidade, de um povo, estar relacionada ao seu passado, à sua vivência, às transformações ocorridas na sua história. A preservação tem por objetivo guardar a memória dos acontecimentos, suas origens, sua razão de ser. Preservar o patrimônio histórico é relacioná-lo com as interações humanas a ele ligadas. O que torna um bem dotado de valor patrimonial é a atribuição de sentidos ou significados que tal bem possui para determinado grupo social, justificando assim sua preservação.
Abstract: La memoria social es un fenómeno colectivo y cultural, construida colectivamente y ometida a cambios constantes. Transmite la cultura local heredada y consiste en acontecimientos sociales experimentados. Son elementos que apoyan la memoria: los acontecimientos, personas y lugares. La investigación “Historia, Recuerdos e Identidades: religiosidad y educación en el patrimonio inmaterial de Ernestina” objetiva explorar y aprender sobre la historia y la memoria de la ciudad y su patrimonio cultural a través de la parcialidad de la religiosidad y germanidad como patrimonio intangible. La investigación aborda el patrimonio histórico y cultural a través de una revisión de la literatura, seguido de un capítulo de la historia del municipio Ernestina y un enfoque en la importancia de la religión en el establecimiento y la identificación de las comunidades, apoyados en relatos orales transcritos al Museo Municipal Ernestina. Con la colonización alemana, Ernestina cuenta con la presencia de la Iglesia Luterana. El germanidad en la historia de las poblaciones teutónicos brasileños, sobre todo en Rio Grande do Sul, demuestra la importancia histórica cultural del mestizaje de las personas para el crecimiento de una nación. En Ernestina, en particular la escuela y la iglesia constituyen en instituciones clave para la preservación y revitalización de la cultura alemana en el contexto de la inmigración alemana en Brasil, cuyas marcas están representadas en su propio idioma y sus costumbres. De antemano, se sabe que la preservación del patrimonio cultural es debido al hecho de que la vida de una comunidad, de un pueblo, se relaciona con su pasado, su experiencia, a las transformaciones de su historia. La preservación tiene como objetivo mantener la memoria de los acontecimientos, sus orígenes, su razón de ser. Preservar el patrimonio histórico es relacionarlo con las interacciones humanas vinculadas a él. Lo que lo hace un valor patrimonial dotado de significado es la atribución de sentidos o significados que un bien posee a un grupo social determinado, lo que justifica su conservación.
Keywords: Patrimônio
Religiosidade - Ernestina (RS)
Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: OLIVEIRA, Ângela Maria da Silva de. História, memórias e identidades: religiosidade e educação como patrimônio imaterial de Ernestina/RS. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2385
Issue Date: 20-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016AngelaMariadaSilvadeOliveira.pdfDissertação Ângela Maria da Silva de Oliveira4.03 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.