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DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Ângela Maria da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6008255243531659por
dc.contributor.advisor1Heinsfeld, Adelar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1441337158224362por
dc.date.accessioned2023-02-27T17:43:03Z-
dc.date.issued2016-03-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ângela Maria da Silva de. História, memórias e identidades: religiosidade e educação como patrimônio imaterial de Ernestina/RS. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2385-
dc.description.resumoA memória social é um fenômeno coletivo e cultural, construído coletivamente e transformando-se constantemente. Ela transmite a cultura local herdada e é constituída por vivências sociais. São elementos que servem de apoio à memória: os acontecimentos, as pessoas e os lugares. A pesquisa “História, Memórias e Identidades: religiosidade e educação como patrimônio imaterial de Ernestina” objetiva explorar e conhecer a história e a memória do Município e seu patrimônio cultural através do viés da religiosidade e germanidade como patrimônio imaterial. A pesquisa aborda o patrimônio histórico e cultural através de uma pesquisa bibliográfica, seguida de um capítulo dedicado à História do município de Ernestina numa abordagem relativa à importância da religiosidade na fixação e identificação das comunidades, tendo como suporte relatos orais transcritos para o Museu Municipal de Ernestina. Tendo origem na colonização alemã, Ernestina conta intensamente com a presença da Igreja Luterana. A germanidade na história das populações teuto brasileiras, em particular no Rio Grande do Sul, demonstra a importância histórico cultural da miscigenação dos povos para o crescimento de uma nação. Em Ernestina, particularmente, escola e igreja se constituíram em instituições fundamentais para a preservação e revitalização da cultura germânica no contexto da imigração alemã no Brasil, cujas marcas estão representadas na língua materna, usos e costumes. Entende-se que a preservação do patrimônio cultural se deve ao fato de a vida de uma comunidade, de um povo, estar relacionada ao seu passado, à sua vivência, às transformações ocorridas na sua história. A preservação tem por objetivo guardar a memória dos acontecimentos, suas origens, sua razão de ser. Preservar o patrimônio histórico é relacioná-lo com as interações humanas a ele ligadas. O que torna um bem dotado de valor patrimonial é a atribuição de sentidos ou significados que tal bem possui para determinado grupo social, justificando assim sua preservação.por
dc.description.abstractLa memoria social es un fenómeno colectivo y cultural, construida colectivamente y ometida a cambios constantes. Transmite la cultura local heredada y consiste en acontecimientos sociales experimentados. Son elementos que apoyan la memoria: los acontecimientos, personas y lugares. La investigación “Historia, Recuerdos e Identidades: religiosidad y educación en el patrimonio inmaterial de Ernestina” objetiva explorar y aprender sobre la historia y la memoria de la ciudad y su patrimonio cultural a través de la parcialidad de la religiosidad y germanidad como patrimonio intangible. La investigación aborda el patrimonio histórico y cultural a través de una revisión de la literatura, seguido de un capítulo de la historia del municipio Ernestina y un enfoque en la importancia de la religión en el establecimiento y la identificación de las comunidades, apoyados en relatos orales transcritos al Museo Municipal Ernestina. Con la colonización alemana, Ernestina cuenta con la presencia de la Iglesia Luterana. El germanidad en la historia de las poblaciones teutónicos brasileños, sobre todo en Rio Grande do Sul, demuestra la importancia histórica cultural del mestizaje de las personas para el crecimiento de una nación. En Ernestina, en particular la escuela y la iglesia constituyen en instituciones clave para la preservación y revitalización de la cultura alemana en el contexto de la inmigración alemana en Brasil, cuyas marcas están representadas en su propio idioma y sus costumbres. De antemano, se sabe que la preservación del patrimonio cultural es debido al hecho de que la vida de una comunidad, de un pueblo, se relaciona con su pasado, su experiencia, a las transformaciones de su historia. La preservación tiene como objetivo mantener la memoria de los acontecimientos, sus orígenes, su razón de ser. Preservar el patrimonio histórico es relacionarlo con las interacciones humanas vinculadas a él. Lo que lo hace un valor patrimonial dotado de significado es la atribución de sentidos o significados que un bien posee a un grupo social determinado, lo que justifica su conservación.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-02-27T17:43:03Z No. of bitstreams: 1 2016AngelaMariadaSilvadeOliveira.pdf: 4124835 bytes, checksum: c7847d5cc6e50167cd011e1397cfe2b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-27T17:43:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016AngelaMariadaSilvadeOliveira.pdf: 4124835 bytes, checksum: c7847d5cc6e50167cd011e1397cfe2b0 (MD5) Previous issue date: 2016-03-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectReligiosidade - Ernestina (RS)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleHistória, memórias e identidades: religiosidade e educação como patrimônio imaterial de Ernestina/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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2016AngelaMariadaSilvadeOliveira.pdfDissertação Ângela Maria da Silva de Oliveira4.03 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


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