Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2344
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacheco, Julia Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4914435335213832por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811799682690860por
dc.contributor.advisor-co1Membiela, Pedro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-8584-0417por
dc.date.accessioned2022-12-07T19:04:43Z-
dc.date.issued2022-01-17-
dc.identifier.citationPACHECO, Julia Nunes. O gosto pela ciência e pelas aulas de ciências: estudo envolvendo os anos finais do ensino fundamental. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2344-
dc.description.resumoO presente estudo parte da premissa de que a dimensão afetiva, entendida como vinculada a questões de compromisso, emoção e motivação, possui influência na qualidade do aprendizado e, portanto, constitui-se em aspecto de relevância em termos do ensino de Ciências. A problemática reside no fato de que, embora essa dimensão se revele influente no aprendizado, muitas vezes não é considerada pelos professores. O estudo dialoga, pois, com a dimensão afetiva pela voz dos estudantes e dos professores frente ao componente curricular Ciências. Para tanto, são estruturadas as seguintes perguntas de pesquisa: Quais são os sentimentos que os estudantes do Ensino Fundamental apresentam em relação à ciência e às aulas de Ciências? De que forma os professores consideram a dimensão afetiva como integrante de suas ações pedagógicas? Para respondê-las, a pesquisa está estruturada em dois estudos empíricos, além de uma ampla revisão de pesquisas publicadas na base de dados Web of Science, no que concerne à temática afetividade e ensino de Ciências. O primeiro estudo empírico está associado à aplicação de um questionário desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Espanha, Chile e Brasil e que está sendo aplicado em diferentes países. No contexto da presente dissertação, o questionário se restringiu-se a um grupo de 350 estudantes do Ensino Fundamental dos anos finais de duas escolas públicas estaduais brasileiras. O segundo estudo empírico vincula-se a entrevistas realizadas com dez professores de Ciências que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental – Anos Finais no Brasil. Os resultados da aplicação do questionário sobre o sentimento dos estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais, em relação a ciência e ao ensino de Ciências – apontam a presença de alguns elementos que integram a dimensão afetiva do estudo, com destaque para a presença do compromisso de estudar ciências, da motivação extrínseca e da ausência em relação às emoções pelo estudo desta componente curricular ou, mesmo, pela própria ciência. Em relação à fala dos professores que ministram aulas de Ciências, observa-se que é possível identificar uma convergência quanto à importância para o ensino de Ciências. Todavia, alguns professores concebem a dimensão afetiva como uma relação de afeto entre professor e aluno, enquanto outros a percebem na motivação, nas emoções, na autoestima, na autoeficácia, dentre outros fatores, seguindo o considerado no presente estudo. Além disso, os professores entrevistados apontam como momento mais empolgante das aulas de Ciências, aquele em que os alunos realizam atividades experimentais.por
dc.description.abstractThe present study starts from the premise that the affective dimension, understood as linked to issues of commitment, emotion and motivation, has an influence on the quality of learning and, therefore, constitutes an aspect of relevance in terms of science teaching. The problem lies in the fact that, although this dimension proves to be influential in learning, it is often not considered by teachers. The study dialogues, therefore, with the affective dimension through the voice of students and teachers in relation to the Science curricular component. To this end, the following research questions are structured: What are the feelings that elementary school students have in relation to science and science classes? How do teachers consider the affective dimension as an integral part of their pedagogical actions? To answer them, the research is structured in two empirical studies, in addition to a broad review of research published in the Web of Science database, regarding the theme affectivity and science teaching. The first empirical study is associated with the application of a questionnaire developed by a team of researchers from Spain, Chile and Brazil and which is being applied in different countries. In the context of this dissertation, the questionnaire was restricted to a group of 350 elementary school students in the final years of two Brazilian state public schools. The second empirical study is linked to interviews carried out with ten Science teachers who work from the sixth to the ninth year of Elementary School – Final Years in Brazil. The results of the application of the questionnaire on the feelings of students in Elementary School - Final Years, in relation to science and science teaching - point to the presence of some elements that integrate the affective dimension of the study, with emphasis on the presence of commitment to studying science, extrinsic motivation and the absence of emotions through the study of this curricular component or even through science itself. Regarding the speech of the teachers who teach Science classes, it is observed that it is possible to identify a convergence regarding the importance for the teaching of Science. However, some teachers conceive the affective dimension as a relationship of affection between teacher and student, while others perceive it in motivation, emotions, self-esteem, self-efficacy, among other factors, following what was considered in the present study. In addition, the teachers interviewed point to the most exciting moment in Science classes when students carry out experimental activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-12-07T19:04:43Z No. of bitstreams: 1 2022JuliaNunesPacheco.pdf: 1564030 bytes, checksum: 350e18511c28bceba02d8d2664ac1144 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-07T19:04:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022JuliaNunesPacheco.pdf: 1564030 bytes, checksum: 350e18511c28bceba02d8d2664ac1144 (MD5) Previous issue date: 2022-01-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectBem-estar - Estudantespor
dc.subjectMotivação na educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO gosto pela ciência e pelas aulas de ciências: estudo envolvendo os anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022JuliaNunesPacheco.pdfDissertação Julia Nunes Pacheco1.53 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.