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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Democracia em tempos sombrios: desafio da educação e das políticas educacionais na formação democrática
???metadata.dc.creator???: Mezadri, Neri José 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A tese “Democracia em tempos sombrios: desafios da educação e das políticas educacionais na formação democrática”, defendida no PPGEDU/UPF, na linha de Políticas educacionais, objetivou compreender a crise da democracia na contemporaneidade, bem como pensar em processos formativos e perspectivas políticas educacionais que levem à autonomia e à emancipação social, visando uma democracia de alta intensidade. O problema investigado diz respeito a como fortalecer e ampliar as experiências democráticas radicais, considerando o contexto marcado pela racionalidade concorrencial, pelo empobrecimento subjetivo e pela crise de representatividade que atinge, sobremaneira, a política. A hipótese aponta para a necessidade de transformação estrutural, a partir da pressão política sobre as medidas governamentais (do Estado), e de mentalidade, na direção do princípio da cooperação. A metodologia de trabalho privilegiou a pesquisa bibliográfica, assim como fontes documentais e dados estatísticos. Desenvolveu-se uma seleção ampla de autores visando construir um diagnóstico abrangente da realidade e prospectar uma nova “gramática social” a partir das experiências históricas. A trajetória seguida para dar conta deste empreendimento foi estruturada em três capítulos teóricos: “Tensão entre capitalismo (neoliberal) e democracia”; “Ambiguidades e potencialidades da democracia inaugurada no século XXI”; “Condições para a educação para a democracia”. Filiamo-nos, nesta tarefa, à tradição dialética para dar conta da complexidade dos acontecimentos, visando superar interpretações lineares dos fatos que envolvem o campo da educação. Esse exercício buscou fazer uma hermenêutica social, identificando alcances e limites da democracia para projetar avanços democráticos concebidos como modo de vida e não apenas como regime de escolha de representantes. A pesquisa revelou que a tarefa de educar para a democracia é complexa e que para tal faz-se necessário um movimento articulado entre sujeitos individuais e grupos sociais, mediados por processos formativos sustentados numa noção de pertencimento coletivo. Não se trata, portanto, de uma tarefa restrita à educação formal, mas deve privilegiar uma formação cultural ampla para o conjunto da sociedade, mediante o desafio de constituir e articular-se em “comunidades” com projetos comuns. Constatou-se que, no contexto atual, é imprescindível problematizar o funcionamento do capitalismo neoliberal em suas diversas formas de captura do poder por parte de grandes corporações e do esvaziamento do conteúdo da democracia que ocorre pelo sequestro da subjetividade e pelo predomínio de uma racionalidade concorrencial. A conclusão aponta para o desafio de consolidar uma educação pública de qualidade e o aperfeiçoamento de redes democráticas mediante a atuação de grupos sustentados no pensamento crítico-reflexivo e orientados pela utopia da cooperação e da reciprocidade. Educar para a democracia implica, pois, sustentar uma concepção democrática como dinâmica de ampliação permanente de espaços de participação direta dos cidadãos e uma noção de educação como processo social de troca de saberes constituintes de comportamentos sociais.
Abstract: The thesis "Democracy in dark times: challenges of education and educational policies in democratic formation", defended at PPGEDU/UPF, in the line of Educational Policies, aimed at understanding the crisis of democracy in contemporary times, as well as thinking about formative processes and educational policies perspectives that lead to autonomy and social emancipation, aiming at a high-intensity democracy. The problem investigated concerns how to strengthen and broaden radical democratic experiences, considering the context marked by competitive rationality, subjective impoverishment, and the crisis of representativity that affects, above all, politics. The hypothesis points to the need for structural transformation, based on political pressure on governmental measures (the State), and of mentality, in the direction of the principle of cooperation. The methodology privileged bibliographical research, as well as documental sources and statistical data. A wide selection of authors was developed in order to build a comprehensive diagnosis of the reality and to prospect a new "social grammar" based on historical experiences. The trajectory followed to account for this undertaking was structured in three theoretical chapters: "Tension between (neoliberal) capitalism and democracy"; "Ambiguities and potentialities of democracy inaugurated in the 21st century"; "Conditions for education for democracy". We affiliate ourselves, in this task, to the dialectic tradition to account for the complexity of events, aiming to overcome linear interpretations of the facts that involve the field of education. This exercise sought to perform a social hermeneutics, identifying the reaches and limits of democracy in order to project democratic advances conceived as a way of life and not only as a regime for choosing representatives. The research revealed that the task of educating for democracy is complex and that this requires an articulated movement between individual subjects and social groups, mediated by formative processes sustained by a notion of collective belonging. It is not, therefore, a task restricted to formal education, but should privilege a broad cultural formation for society as a whole, through the challenge of constituting and articulating themselves in "communities" with common projects. It was found that, in the current context, it is essential to problematize the functioning of neoliberal capitalism in its various forms of power capture by large corporations and the emptying of the content of democracy that occurs through the kidnapping of subjectivity and the predominance of a competitive rationality. The conclusion points to the challenge of consolidating quality public education and the improvement of democratic networks through the action of groups sustained by critical-reflexive thinking and guided by the utopia of cooperation and reciprocity. Educating for democracy implies, therefore, sustaining a democratic conception as a dynamic of permanent amplification of spaces of direct participation of citizens and a notion of education as a social process of exchange of knowledge constituting social behaviors.
Keywords: Educação e Estado
Democracia e educação
Pensamento crítico - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MEZADRI, Neri José. Democracia em tempos sombrios: desafio da educação e das políticas educacionais na formação democrática. 2022. 277 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2336
Issue Date: 5-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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