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dc.creatorFeldens, Nathani Eduarda de Andrades-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403327094302139por
dc.contributor.advisor1Prietto, Pedro Domingos Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908748382062851por
dc.contributor.advisor-co1Dalla Rosa, Francisco-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4152617439488738por
dc.date.accessioned2022-08-23T17:21:05Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationFELDENS, Nathani Eduarda de Andrades. Influência da adição de macrofibras nas propriedades mecânicas e de desempenho de brita graduada tratada com cimento. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2281-
dc.description.resumoO modal rodoviário é o maior entre os modais brasileiros com uma densidade de 0,2 km/km² de área do território do País. No entanto, para impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil são necessários novos investimentos em infraestrutura de transportes. O cenário atual, contudo, é de estagnação no setor rodoviário, em razão da escassez de recursos. Neste contexto desfavorável, deve-se projetar novos pavimentos com materiais alternativos capazes de propiciar um nível adequado de serventia e economia, através da diminuição das manutenções. O presente estudo, portanto, está focado no desenvolvimento de novos materiais para pavimentação e, especificamente, na avaliação de reforço com macrofibras de polipropileno, usualmente utilizadas no concreto, aplicado a uma matriz de brita graduada tratada com cimento (BGTC). O objetivo principal é, a partir da definição de uma dosagem ótima, verificar o comportamento mecânico do material reforçado frente à degradação causada pelo fenômeno da fadiga. Foram realizados ensaios de caracterização física dos materiais, caracterização mecânica e ensaios de fadiga em quatro pontos para combinações entre três porcentagens de cimento (3,4 e 5%) e três porcentagens de fibra (0,1; 0,3 e 0,5%). Os resultados afirmam que as misturas referência apresentam as características necessárias para estabilizar a brita graduada com a dosagem utilizada. O teor de cimento tem influência direta nos resultados encontrados, em relação à compressão simples. A macrofibra, por sua vez, possui um efeito negativo, causando uma diminuição no resultado em razão de suas características de aglutinação, entretanto, produziu uma resposta positiva quando aplicada na BGTC com intuito de diminuir a degradação causada pelo fenômeno de fadiga, propiciando um alongamento das curvas e retardando a ruptura dos corpos de prova.por
dc.description.abstractThe road mode is the largest among Brazilian modes of transportation, with a density of 0.2 km/km² of the country's territory. However, new investments in transportation infrastructure are needed to boost Brazil's economic development. The current scenario, however, is one of stagnation in the road sector, due to a shortage of resources. In this unfavorable context, new sidewalks must be designed with alternative materials capable of providing an adequate level of serviceability and economy, by reducing maintenance. The present study, therefore, is focused on the development of new materials for paving and, specifically, on the evaluation of reinforcement with polypropylene macrofibers, usually used in concrete, applied to a matrix of cement treated graded gravel (CTCS). The main objective is, from the definition of an optimum dosage, to verify the mechanical behavior of the reinforced material against the degradation caused by the fatigue phenomenon. Physical characterization tests of the materials, mechanical characterization and four point fatigue tests were performed for combinations between three cement percentages (3.4 and 5%) and three fiber percentages (0.1, 0.3 and 0.5%). The results state that the reference mixtures have the characteristics required to stabilize the graded gravel with the dosage used. The cement content has a direct influence on the results found, in relation to simple compression. The macrofiber, in turn, has a negative effect, causing a decrease in the result due to its characteristics of agglutination, however, produced a positive response when applied to the CTCS in order to reduce degradation caused by the fatigue phenomenon, providing a lengthening of the curves and delaying the rupture of the specimens.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-08-23T17:21:05Z No. of bitstreams: 1 2022NathaniFeldens.pdf: 6717628 bytes, checksum: 854d21ee83d5f7cfed653c5d94b36d6f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-23T17:21:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022NathaniFeldens.pdf: 6717628 bytes, checksum: 854d21ee83d5f7cfed653c5d94b36d6f (MD5) Previous issue date: 2022-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPavimentospor
dc.subjectPolipropilenopor
dc.subjectRodoviaspor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.titleInfluência da adição de macrofibras nas propriedades mecânicas e de desempenho de brita graduada tratada com cimentopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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