Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2280
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A educação serve para que mundo? a extensão universitária na universidade comunitária sob perspectivas freireanas
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Silvana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: A extensão universitária, eixo que compõe o tripé da universidade brasileira, é a temática central dessa pesquisa. As experiências extensionistas tem um grande potencial na mobilização de uma formação estudantil crítica e implicada nos diversos contextos sociais. Esses, possibilitam que os estudantes levem para a sala de aula e para o ato de pesquisar os questionamentos que experienciam através de projetos e programas de extensão. É essa experiência que mobilizou a minha trajetória como estudante da Universidade de Passo Fundo/RS e desse processo nasceu a problemática da presente pesquisa, assim enunciada: Quais são as contribuições da concepção de comunicação evidenciada por Paulo Freire para a extensão universitária da universidade comunitária? A pesquisa tem como objetivos: (a) destacar, especialmente a partir da obra Extensão ou comunicação?(1977) de Freire, contribuições para pensar e desenvolver uma extensão universitária libertadora; (b) compreender como se expressa a perspectiva da comunicação extensionista nas cartas do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária – ForExt; e, (c), elencar as contribuições da concepção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para além da curricularização da extensão universitária nas universidades comunitárias, sobretudo tendo em vista que nelas o comunitário não pode ser algo destinado apenas à extensão, mas deve atravessar o ensino e a pesquisa. O estudo constitui-se como uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, tendo como referência principal o estudo da extensão universitária através da obra Extensão ou comunicação? (1977), em que Paulo Freire faz uma análise crítica do conceito de extensão universitária e aponta a comunicação como potencializadora de um processo dialógico interdisciplinar, tornando-se esta uma das principais contribuições do pensamento freireano para a extensão universitária. Como conclusão, a dissertação propõe uma extensão universitária crítica, orientada pelo viés da comunicação como potencializadora do ensinar e do aprender; do diálogo interdisciplinar e da construção de uma Educação Popular como principal diferencial do projeto de universidade comunitária.
Abstract: The university extension, axis that composes the tripod of the Brazilian university, is the central theme of this research. Extensionist experiences have great potential in mobilizing the formation of a critical student education that implicate in different social contexts, which allow students to take to the classroom and to the act of researching the questions they experience through projects and education programs of extension. This is the experience that mobilized my trajectory as a student at the University of Passo Fundo/RS and from this process the problem of the present research was born, as follows: What are the contributions of the conception of communication evidenced by Paulo Freire for the university extension of the community university? The research aims to: (a) highlight, especially from Freire's work Extension or communication? (1977), contributions to thinking about and developing a liberating university extension; (b) understand how the perspective of extension communication is expressed in the letters of the National Forum for Extension and Community Action – ForExt; and, (c), list the contributions of the conception of the inseparability between teaching, research and extension beyond the curricularization of university extension in community universities, especially considering that, in them, the community cannot be something destined only to extension, but must cross teaching and research. This study is constituted as a bibliographical research of a qualitative nature, having as main reference the study of university extension through the work Extension or communication? (1977), in which Paulo Freire makes a critical analysis of the concept of university extension and points to communication as a potentiator of an interdisciplinary dialogic process, making this one of the main contributions of Freire's thought to university extension. In conclusion, the dissertation proposes a critical university extension, guided by the bias of communication as a potentiator of teaching and learning; the interdisciplinary dialogue and the construction of a Popular Education as the main differential of the community university project.
Keywords: Universidades e faculdades comunitárias
Extensão universitária
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: RIBEIRO, Silvana. A educação serve para que mundo? a extensão universitária na universidade comunitária sob perspectivas freireanas. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2280
Issue Date: 22-Jun-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022SilvanaRibeiro.pdfDissertação Silvana Ribeiro1.3 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.