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dc.creatorSalvia, Amanda Lange-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0068831083765241por
dc.contributor.advisor1Brandli, Luciana Londero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4109261310326480por
dc.date.accessioned2022-05-04T19:30:07Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationSALVIA, Amanda Lange. Transformações para a sustentabilidade energética : modelo UniTS-Energy para avaliação em universidades. 2020. 150 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2207-
dc.description.resumoO papel das universidades na promoção da sustentabilidade é internacionalmente reconhecido e avaliado por diversas ferramentas. Essa avaliação pode ter diferentes abordagens, considerando os principais aspectos das instituições, mas usualmente tende a apresentar uma visão holística de sustentabilidade e não aprofundar em determinados elementos, como o de energia. Nesse sentido, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7) reforça a importância da temática de Energia Acessível e Limpa e o papel da universidade de aliar sustentabilidade energética aos seus processos organizacionais e de transmissão de conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo foi propor um modelo de transformação para a sustentabilidade com foco em energia em universidades, avaliando o seu desempenho e visando a promoção do desenvolvimento sustentável. A metodologia consistiu em três fases. A primeira, para desenvolvimento do modelo propriamente dito, contou com três etapas, cada uma trazendo subsídios para montar seus estágios e elementos: análise de conteúdo em ferramentas de avaliação de sustentabilidade em universidade; estudo de caso em uma universidade estrangeira; e pesquisa exploratória internacional. Na sequência o modelo foi validado em um grupo focal com especialistas da área de sustentabilidade e aplicado em uma universidade brasileira para avaliá-la em relação ao seu estágio atual de transformação para a sustentabilidade em energia, além da possibilidade de comunicar o seu progresso em relação à situação ideal e formalizar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. O resultado é o Modelo de Transformação para a Sustentabilidade Energética em Universidades – UniTS-Energy, que consiste em 4 estágios de transformação (Inércia, Iniciante, Intermediário e Avançado) e possui 18 elementos de avaliação, distribuídos dentre as quatro principais áreas de atuação das universidades (ensino, operações, pesquisa e extensão) e uma área adicional voltada ao apoio externo e ao ODS 7. Cada elemento possui uma escala de transformação dentre os estágios e uma nota associada; o resultado final é obtido por meio da média ponderada de todos os elementos e fornece o enquadramento final da universidade no UniTS-Energy. A aplicação do modelo para diagnóstico da situação atual de transformação para a sustentabilidade energética da universidade brasileira selecionada – Universidade de Passo Fundo, apontou desafios e potencialidades. Como desafios, o acesso à informação necessária, a segregação de setores e a importância de haver uma equipe de trabalho multisetorial, além da necessidade de aumentar a comunicação com a comunidade acadêmica e seu envolvimento em questões de sustentabilidade. Como potencialidades, o desenvolvimento de um escritório específico com atuação focada em desenvolvimento sustentável, maior engajamento com comunidades locais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e exploração de módulos de ensino online com foco em sustentabilidade. O modelo UniTS-Energy possui o diferencial de avaliar a sustentabilidade no contexto de transformação e exclusivamente na temática de energia, sendo uma ferramenta útil para guiar os esforços em busca da sustentabilidade energética em todas as áreas de atuação da instituição e induzir boas práticas, além de incluir o ODS 7 em sua avaliação.por
dc.description.abstractThe role of universities in promoting sustainability is internationally recognized and assessed by several tools. This assessment may have different approaches, considering the main aspects of the institutions, but it usually tends to present a holistic view of sustainability and not to deepen into certain elements, such as energy. In this sense, Sustainable Development Goal 7 (SDG 7) reinforces the importance of the theme of Accessible and Clean Energy and the role of the university in combining energy sustainability with its organizational and knowledge transmission processes. The aim of this research was to propose a model of transformations to energy sustainability at universities, assessing their performance and contributions to sustainable development. The methodology consisted of three phases. The first phase (development of the model itself) had three stages, each one providing subsidies to assemble its components: content analysis in sustainability assessment tools in universities; case study at a foreign university; and international exploratory study. The model was then validated in a focus group with experts in the field of sustainability and applied at a Brazilian university to assess it in relation to its current stage of transformation to sustainability in energy, in addition to the possibility of communicating its progress in relation to to the ideal situation and formalize its contribution to sustainable development. The Model of Transformation for Energy Sustainability in Universities - UniTS-Energy consists of 4 transformation stages (Inertia, Beginner, Intermediate and Advanced) and has 18 evaluation elements, distributed among the four main areas of activity of universities (teaching, operations , research and extension) and an additional area focused on external support and SDG 7. Each element has a transformation scale between the stages and an associated score; the final result is obtained through the weighted average of all the elements and provides the university's final framework in UniTS-Energy. The application of the model for diagnosing the current transformation situation for energy sustainability of the selected Brazilian university - University of Passo Fundo, pointed out challenges and potentialities. As challenges, the access to necessary information, segregation of sectors and the importance of having a multisectoral work team, in addition to the need for increased communication with the academic community and its involvement in sustainability issues. As potentialities, the development of a sustainability/green office, greater engagement with local communities and with the Sustainable Development Goals, and exploration of online teaching modules focused on sustainability. UniTS-Energy has the differential of evaluating sustainability in the context of transformation and exclusively in the field of energy, being a useful tool to guide efforts in the search for energy sustainability in all areas of the institution's operations, in addition to including SDG 7 in its assessment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-05-04T19:30:07Z No. of bitstreams: 1 2020AmandaLangeSalvia.pdf: 4507841 bytes, checksum: 833c859f4b2d96a3d6c5dbd3553b3a5a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-04T19:30:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020AmandaLangeSalvia.pdf: 4507841 bytes, checksum: 833c859f4b2d96a3d6c5dbd3553b3a5a (MD5) Previous issue date: 2020-10-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFontes de energia renovávelpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.titleTransformações para a sustentabilidade energética : modelo UniTS-Energy para avaliação em universidadespor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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