Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNicolodi, Jean Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8012711674212224por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811799682690860por
dc.date.accessioned2022-03-25T14:32:47Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationNICOLODI, Jean Carlos. Aprender ensinando como estratégia didática sociointeracionista para abordar conceitos de física térmica. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2186-
dc.description.resumoEste texto refere-se a um estudo investigativo desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). O estudo teve como objetivo investigar as potencialidades de uma sequência didática que visa promover a compreensão de conceitos de termologia por meio de estratégias de aprendizagem pelo ensino. A problemática situa-se em investigar de que forma uma metodologia de ensino centrada no aluno e voltada ao desenvolvimento da aprendizagem pelo ensino é percebida por professores de Física. Para tal, desenvolveu-se um produto educacional baseado na teoria sociointeracionista de Vygotsky e em estudos relacionados à aprendizagem pelo ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa e classificada como pesquisa-ação, ocorreu a partir da apresentação do produto educacional a um grupo de professores de Física com experiência na área. A coleta de dados, associada ao produto educacional, constituiu-se por três instrumentos: um questionário referente à avaliação dos docentes quanto ao produto proposto, entrevistas semiestruturadas e diário de bordo. Os dados obtidos foram estruturados em três categorias de análise: organização do produto educacional, aplicabilidade da sequência didática e promoção de aprendizagem. Os resultados indicam que o produto possui boa organização, é compreensível, pode ser aplicado e adaptado às necessidades do professor e da turma e possui potencial para prover a aprendizagem pelo ensino através de estratégias variadas. Ressalta-se que esta dissertação é acompanhada pelo produto educacional elaborado, disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597283>.por
dc.description.abstractThis text refers to an investigative study developed in the professional master's course in Science and Mathematics Teaching at the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECM) at the University of Passo Fundo (UPF). The study aimed to investigate the potentialities of a didactic sequence that aims to promote the understanding of thermology concepts through learning by teaching strategies. The problem lies in investigating how a teaching methodology centered on the student and focused on the development of learning by teaching is perceived by physics teachers. For this purpose, an educational product was developed based on Vygotsky's socio-interactionist theory and studies related to learning by teaching. The research, qualitative in nature and classified as action research, occurred from the presentation of the educational product to a group of physics teachers with experience in the area. The data collection, associated with the educational product, consisted of three instruments: a questionnaire referring to the evaluation of teachers regarding the proposed product, semi-structured interviews and logbook. The data obtained were structured in three analysis categories: organization of the educational product, applicability of the didactic sequence and learning promotion. The results indicate that the product has good organization, is understandable, can be applied and adapted to the needs of the teacher and the class and has the potential to provide learning through teaching by means of varied strategies. It should be noted that this dissertation is accompanied by the elaborated educational product, available at <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597283>.por
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-03-25T14:32:47Z No. of bitstreams: 1 2021JeanCarlosNicolodi.pdf: 8096109 bytes, checksum: 6b3adf5a69285f4f10b1f577e8c129cb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T14:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021JeanCarlosNicolodi.pdf: 8096109 bytes, checksum: 6b3adf5a69285f4f10b1f577e8c129cb (MD5) Previous issue date: 2021-02-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEnsino - Metodologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAprender ensinando como estratégia didática sociointeracionista para abordar conceitos de física térmicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021JeanCarlosNicolodi.pdfDissertação Jean Carlos Nicolodi7.91 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.