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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A produção acadêmica sobre educação literária na educação infantil : um estudo bibliográfico
???metadata.dc.creator???: Danieli, Gabrielle Maria 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dickel, Adriana
???metadata.dc.description.resumo???: No cenário atual da Educação Infantil brasileira, a educação literária apresenta-se desafiadora aos profissionais que desejam assumir o seu lugar no desenvolvimento do gosto pela leitura entre as crianças, mesmo antes do uso convencional da leitura e da escrita. Este trabalho traz para a discussão o seguinte questionamento: Como a produção acadêmica concebe a iniciação/educação literária na Educação Infantil? Tomou-se como objetivo cartografar produções da área da Educação voltadas à formação do leitor literário no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista propor uma síntese das principais contribuições que tais trabalhos oferecem às propostas pedagógicas com leitura literária nesse nível de ensino. As referências teóricas que permitiram recompor os principais estudos sobre o tema foram: Zilberman (1991; 1981; 2003; 2012), Bettelheim (1996; 2007), Lajolo (2001), Michèle Petit (2008), Graça Paulino e Rildo Cosson (2009). O projeto realizou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Foram selecionadas dez teses, produzidas entre 2009 e 2019, em programas de pós-graduação em Educação. Os conteúdos das teses foram recompostos com base nas seguintes categorias: o papel do professor no processo de educação literária, os critérios que as crianças utilizam ao escolher um livro, os livros que são considerados adequados para a formação literária na Educação Infantil e os elementos a serem trabalhados para que a formação do leitor literário aconteça. Concluiu-se que são duas as formas de abordar o papel do professor em relação à educação literária: como mediador de leitura e como leitor/narrador. Os critérios utilizados pela criança para a escolha do livro, determinados pelo material do corpus, são: recursos gráficos, ilustrações, tamanho, relação dos textos visuais e verbais (verossimilhança), literariedade, imagens e cores atrativas e nítidas, humor, brincadeiras, imaginação e alegria. Já o profissional ao selecionar a obra concebe como imprescindível observar os seguintes aspectos: analisar o conteúdo, ou seja, verificar se o texto e as ilustrações possuem qualidade; possuir diferentes formatos e possuir diferentes gêneros textuais, julgar a capa, envolver sentimentos, valores, emoção, expressão, fantasia, movimento, a história ser rica em detalhes, com elementos fictícios, mas com verossimilhança, e com linguagem poética. Para que a formação literária aconteça torna-se necessário: ofertar um ambiente rico em contação de histórias, narrativas, mediações (explorando a entonação de voz, levando ritmo aos ouvidos dos pequenos, relacionando a imagem ao texto escrito), exploração e manuseio das obras (contato assíduo levando um vínculo íntimo com este objeto), conversações literárias e levantamento de hipóteses após a narrativa. Conclui-se que o profissional que assume o papel de mediador ou de leitor/narrador necessita estar plenamente entusiasmado e preocupar-se, diariamente, em ofertar diferentes metodologias de leitura e exploração dos textos literários, além de se ocupar-se dos diferentes aspectos que envolvem esse processo, entre os quais, a criança, o livro e a proposta didática. Constatou-se que a literatura, na Educação Infantil, é um objetivo essencial e transformador, que possibilita à criança experimentar diferentes sentimentos e conhecer diferentes mundos, cheios de imaginação e fantasia, tão identificados com o modo de conhecer o mundo, próprio da criança.
Abstract: In the current context of Brazilian Preschool Education, literary education presents itself as a challenge to professionals who wish to foster the taste for reading among children, even before the conventional use of reading and writing. This work discusses the following question: How does the academic knowledge frame the literary initiation/education in Early Childhood Education? The aim of this dissertation is to map works in the field of Education focusing on the development of literary readers in kindergarten, and thereby synthesising their main contributions to the pedagogical area regarding literary reading at this level of education. The theoretical references that allowed us to recompose the main studies on the theme were: Zilberman (1991; 1981; 2003; 2012), Bettelheim (1996; 2007), Lajolo (2001), Michèle Petit (2008), Graça Paulino and Rildo Cosson (2009). The project was carried out by means of a bibliographical research of the current state of knowledge. Ten theses were selected, written between 2009 and 2019, in post-graduate programmes in Education. The contents of those theses were recomposed based on the following categories: the role of the teacher in the literary education process, the criteria that children use when choosing a book, the books that are considered adequate for literary education in Infant Education and the elements to be worked on so that the development of the literary reader arises. It was concluded that there are two ways of approaching the teacher's role in relation to literary education: as a reading mediator and as a reader/narrator. The criteria used by children to choose a book, as determined by the material in the corpus, are: graphic resources, illustrations, size, relation between the visual and verbal texts (verisimilitude), literariness, appealing and clear images and colours, humour, games, imagination and joy. Meanwhile, teachers consider it essential that the book observes the following aspects: analysis of the content, i.e., check if the text and illustrations have quality; different formats and different textual genres are available; the cover; representation of feelings, values, emotion, expression, fantasy, movement; a story rich in details, with fictional elements, but with verisimilitude and with poetic language. For the literary development to happen, it is necessary to offer an environment rich in storytelling, narratives, mediations (exploring voice intonation, bringing rhythm to the children's ears, relating image to written text), exploration and handling of the works (assiduous contact leading to an intimate bond with this object), literary conversations and raising of hypotheses after the narrative. The conclusion is that the teacher who takes on the role of a mediator or a reader/narrator needs to be fully enthusiastic and be concerned, daily, with offering different methodologies for reading and exploring literary texts, as well as dealing with the different aspects around this process, including the child, the book, and the teaching proposal. It was found out that literature, in kindergarten, is an essential and transforming goal that enables children to experience different feelings and to know different worlds, full of imagination and fantasy, closely connected to the child's own way of understanding the world.
Keywords: Educação infantil
Pesquisa bibliográfica
Letramento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DANIELI, Gabrielle Maria. A produção acadêmica sobre educação literária na educação infantil : um estudo bibliográfico. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2171
Issue Date: 13-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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