Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2163
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de competências no Brasil : o que dizem as teses e dissertações no período de 2015 a 2019
???metadata.dc.creator???: Silva, Diocélia Moura da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fávero, Altair Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral da presente pesquisa consiste em identificar e analisar o emprego da noção de educação por competências e o posicionamento político-pedagógico a seu respeito adotado nas teses e dissertações produzidas nos Programas de pós-graduação em Educação do Brasil no período de 2015 a 2019. Para tal, recorreu-se ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES e visou-se, compreender o atual estágio das discussões sobre o ensino por competências no Brasil e as possíveis consequências desse modelo para a educação básica. O estudo almejou construir sua argumentação voltada a responder à seguinte pergunta: o que dizem a respeito das competências na educação básica as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Educação (PPGEDU) no período de 2015 a 2019? Adotou-se o referencial teórico pluralista amparado nos estudos de Laval (2004; 2016; 2019; 2020), Dardot e Laval (2016a; 2016b), Nussbaum (2015; 2012; 2005, 2009), Masschelein e Simons (2014), Sacristán (2011) e Silva (2003; 2015; 2018). O método empregado é o analítico-hermenêutico. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e quantitativa, descritiva-analítica e com caráter de metapesquisa. O procedimento de coleta de dados deu-se por meio da busca e análise de teses e dissertações disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), donde resultou a amostra de 29 trabalhos acadêmicos distribuídos entre teses e dissertações. Os dados foram coletados e organizados em quadros e classificados de acordo com a vinculação da pesquisa (a) à educação básica, de um modo geral e, (b) ao ensino médio, ao ensino fundamental e à educação infantil de modo específico. Posteriormente, os dados foram organizados nas categorias referentes, que são: relação com a educação por competências e o objeto da pesquisa; o posicionamento crítico ou não crítico em relação à educação por competências; afiliação teórica-conceitual; e os objetivos do ensino por competências. Os resultados apontaram que o posicionamento político-pedagógico das teses e dissertações é explicitado em duas concepções antagônicas, com diferentes estágios de discussão, os quais variam do incipiente até uma razoável fundamentação em torno da educação por competências. A primeira concepção entende a educação por competências como retrocesso formativo por estar aliada ao condutivismo e ao neoliberalismo, dialogando com a argumentação que se alinha à crítica da educação por competências na educação básica. A segunda concepção entende que educação por competências está vinculada aos ideais construtivistas, destacando-se como promessa de avanço formativo. A maior representatividade dos trabalhos mostra que a educação por competências não supera a matriz condutivista e neoliberal, por conseguinte, os ideais da educação por competências são contraditórios e a promessa de avanço formativo questionável. Desse modo, a consequência da adoção da educação por competências na educação básica é a negligência da formação humana integral, em favor de uma frágil formação técnica e instrumental. Coloca-se como desafio o debate e a análise mais aprofundada das políticas educacionais em curso ancoradas na educação por competência, à exemplo a Base Nacional Comum Curricular, por partirem de uma visão ingênua a respeito da educação por competências na educação básica.
Abstract: The present research aims to identify and analyze the notion of education by competencies in the Education postgraduate programs in Brazil from 2015 to 2019. Through the CAPES database, the aim was to understand the current stage of discussions on competency-based education in Brazil and the consequences of this model for basic education. The study focused on answering the following question: what do the theses and dissertations of the postgraduate programs in Education (PPGEDU) say about competencies in basic education in the period from 2015 to 2019? We adopted the pluralist theoretical framework supported by the studies of Laval (2004; 2016; 2019; 2020), Dardot and Laval (2016a; 2016b), Nussbaum (2015; 2012; 2005, 2009), Masschelein and Simons (2014), Sacristán (2011) and Silva (2003; 2015; 2018). The method used is analytic-hermeneutic. It is basic qualitative and quantitative research, descriptive-analytical, and with a meta-research character. The data collection procedure was carried out through the search and analysis of theses and dissertations available in the CAPES database, which resulted in a sample of 29 academic works distributed among theses and dissertations. Data were collected and organized into tables and classified according to the linkage of the research (a) to basic education and (b) to high school, elementary school, and early childhood education specifically. Subsequently, the data were organized concerning competency-based education and the object of research; critical or non-critical positioning concerning competency education; theoretical-conceptual affiliation; and the objectives of competency-based teaching. The results showed that the political-pedagogical positioning of theses and dissertations is explained in two antagonistic conceptions, with different stages of discussion, which vary from incipient to a reasonable basis for competency-based education. The first conception sees competency-based education as a formative setback for being allied with conductivism and neoliberalism, arguing that is in line with the critique of education through competencies in basic education. The second conception is that education through competencies is linked to constructivist ideas, standing out as a promise of formative advancement. Greater representation of the works shows that competency-based education does not surpass the conductivist and neoliberal matrix. Therefore, the ideals of competency-based education are contradictory and the promise of formative progress, questionable. Thus, the consequence of adopting competency-based education in basic education is the neglect of comprehensive human training, in favor of fragile technical and instrumental training. The challenge is the debate and deeper analysis of ongoing educational policies anchored in competency-based education, such as the National Common Curriculum Base, as they are based on a naive view of competency-based education in basic education.
Keywords: Educação básica
Educação e Estado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Diocélia Moura da. O ensino de competências no Brasil : o que dizem as teses e dissertações no período de 2015 a 2019. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2163
Issue Date: 3-Sep-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021DioceliaMouraSilva.pdfDissertação de Diocélia Moura Silva1.07 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.