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dc.creatorConsaltér, Evandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5349128185364838por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2022-01-27T18:29:18Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.citationCONSALTÉR, Evandro. A indefinição das fronteiras entre o público e o privado na educação básica : da liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum à necessidade de instituição dos comuns da educação. 2021. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2157-
dc.description.resumoDefendo na presente tese a ocorrência de um processo lento e gradual que vem provocando a indefinição das fronteiras entre o público e o privado na educação básica e, como consequência, a liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum. Esse processo materializa-se, sobretudo, por distintas políticas educacionais e diferentes formas de privatização da educação básica, impulsionadas pelo neoliberalismo educacional e pelo desejo de conceber a educação enquanto um grande mercado. Diante desse cenário, a compreensão sócio histórica de escola pautada por um ideal de caráter republicando, com uma concepção de educação para todas as crianças, intrinsicamente de valor igual, abre espaço para uma concepção que prioriza a performance individual das escolas e dos alunos, bem como para processos de diferenciação e hierarquias, de canalização, seleção e exclusão. Dessa forma, considerando a necessidade e a relevância social de se preservar e fortalecer a escola enquanto uma instituição republicana, fonte de conhecimento como um bem comum e resistente aos ataques do neoliberalismo educacional, elejo como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as parcerias público-privadas firmadas na educação básica podem induzir ao estabelecimento de uma liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum? Para dar conta deste propósito, desenvolvo um estudo qualitativo, valendo-me de estudos teórico-bibliográficos e documentais, ancorados no método dedutivo-analítico. O aporte teórico é constituído a partir de Abrams (2016), Adrião (2008; 2014), Akkari (2011), Dardot & Laval (2016; 2017), Laval (2004), Masschelein & Simons (2018), Peroni (2013; 2018) e Pires (2015). A partir da revisão da literatura (estado do conhecimento), são constituídos dois capítulos teóricos acerca da temática investigada, objetivando a sustentação da análise bibliográfica e documental que constituem os capítulos seguintes. A tese tem por objetivo geral caracterizar de que forma as Parcerias Público-Privadas - PPPs firmadas na educação básica podem fazer com que se estabeleça uma liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum. Esse amplo propósito desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: i) contribuir para a compreensão do que é uma educação como um bem público, de uma escola na perspectiva republicana e do conhecimento como um bem comum; ii) analisar as implicações de uma educação pautada pela perspectiva empresarial, que fortalece o neoliberalismo educacional; iii) divulgar como a privatização da escola, sobretudo a partir das parcerias público-privadas, pode ocasionar a liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum; iv) mostrar que a instituição dos comuns da educação pode ser uma alternativa de enfrentamento à voracidade do neoliberalismo educacional. Como resultados da pesquisa, apontamos que o discurso capitalista consome tanto os recursos naturais como as formas institucionais simbólicas, como a escola. Desse modo, frente ao processo de “dessimbolização da escola”, a perpetração do setor privado na educação pública, em seu passo seguinte, contribui para promover a liquefação da instituição escolar, não para fazê-la desaparecer, mas para dominá-la. Diante deste contexto, indicamos a Educação para a Cidadania Global e a descolonização do currículo como possíveis caminhos para a instituição dos comuns da educação e a defesa de uma escola enquanto direito público, igual para todos, indiferentemente de classe social, de cor, de espectro político e religioso.por
dc.description.abstractIn this research, I defend the thesis that there is a slow and gradual process that has been causing the indefiniteness of the boundaries between public and private on basic education and, as a consequence, the progressive liquefaction of the idea of republican school and knowledge as a common good. This process is materialized, above all, by distinct educational policies and different forms of privatization of basic education, driven by educational neoliberalism and by the desire to conceive education as a large market. In this context, the socio-historical understanding of a school guided by an ideal of a republican character, with a conception of education for all children intrinsically of equal value, opens space for a conception that prioritizes the individual performance of schools and students, for processes of differentiation and hierarchies, channeling, selection and exclusion. Thus, considering the necessity and the social relevance of preserving and strengthening the school as a republican institution, a source of knowledge as a common good and resistant to the attacks of educational neoliberalism, I have chosen the following question as a research problem: How public-private partnerships established on basic education can lead to the progressive liquefaction of the idea of the republican school and knowledge as a common good? To achieve this purpose, I develop a qualitative research, using theoretical-bibliographic and documentary studies, anchored in the deductive-analytical method. The theoretical contribution is based on Abrams (2016), Adrião (2008; 2014), Akkari (2011), Dardot & Laval (2016; 2017), Laval (2004), Masschelein & Simons (2018), Peroni (2013; 2018) and Pires (2015). From the literature review (state of knowledge), two theoretical chapters are constituted about the investigated theme, aiming to support the bibliographic and documentary analysis that constitute the following chapters. The general objective of this thesis is to characterize how Public Private Partnerships - PPPs established on basic education can lead to the progressive liquefaction of the idea of the republican school and knowledge as a common good. This broad purpose subdivides into the following specific objectives: i) to contribute to the understanding of what education is as a public good, a school in the republican perspective and the knowledge as a common good; ii) to analyze the implications of an education guided by the business perspective, that strengthens educational neoliberalism; iii) to show how the privatization of the school, especially through public-private partnerships, can cause the progressive liquefaction of the idea of republican school and knowledge as a common good; iv) to show that the institution of education commons can be an alternative to face the voracity of educational neoliberalism. As research results, we point out that the capitalist discourse consumes both natural resources and symbolic institutional forms, such as the school. Thus, facing this process of “school desymbolization”, the perpetration of the private sector in public education, in its next step, contributes to promoting the liquefaction of the school institution, not to make it disappear, but to dominate it. In this context, we indicate the Global Citizenship Education and the decolonization of the curriculum as possible paths for the institution of the commons of education and the defense of a school as a public right, equal for all, regardless of social class, color, political and religious spectrum.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-01-27T18:29:18Z No. of bitstreams: 1 2021EvandroConsalter.pdf: 5469101 bytes, checksum: 24fe779366d5784c423d19fd8c352064 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-27T18:29:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021EvandroConsalter.pdf: 5469101 bytes, checksum: 24fe779366d5784c423d19fd8c352064 (MD5) Previous issue date: 2021-08-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectPrivatizaçãopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectParceria público-privadapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA indefinição das fronteiras entre o público e o privado na educação básica : da liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum à necessidade de instituição dos comuns da educaçãopor
dc.typeTesepor
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