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DC FieldValueLanguage
dc.creatorPletsch, Cleonice-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8681087457384629por
dc.contributor.advisor1Sturm, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133499929455953por
dc.date.accessioned2021-11-01T12:08:23Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.citationPLETSCH, Cleonice. EMI teacher development in the internationalization at home process at university. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2075-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar o potencial do modelo de Sequência Didática (SD) (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004), combinado com o Gênero Exposição Oral TED Talk (ANDERSON, 2016), para o Inglês como Meio de Instrução (EMI). Um curso de desenvolvimento para professores universitários e estudantes de pós-graduação foi colocado em prática observando a metodologia de Pesquisa Baseada em Design a partir do paradigma qualitativo de esquisa para planejar, testar e avaliar uma SD para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (STUTZ & CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013; MAGALHÃES & CRISTOVÃO, 2018) no Ensino Superior (ES). Com base nos fundamentos do Interacionismo Sóciodiscursivo (BRONCKART, 2006), Inglês como Língua Franca (CANAGARAJAH, 2006; VIÉGAS, 2016; SANTOS & SIQUEIRA, 2019) e nas perspectivas de cidadania global, o estudo, na área de Linguística Aplicada, foi conduzido considerando a crescente área de Internacionalização em Casa (IeC) e EMI no ES, especialmente no contexto local. A percepção do desempenho oral em inglês como barreira para os educadores superiores foi decisiva para a implantação do curso. Os resultados foram positivos em termos do potencial do modelo de SD proposto para desenvolver capacidades de linguagem e servir de suporte para aulas de EMI no ES. Capacidades discursivas relacionadas à organização e conteúdo foram evidenciadas no produto final, bem como uma melhora geral das demais capacidades de linguagem. Ficou demonstrado que quanto mais ações de respaldo docente forem colocadas em prática, mais o EMI pode ser implementado, fomentando a IeC na comunidade local.por
dc.description.abstractThis research paper aimed to investigate the Didactic Sequence (DS) model (DOLZ, NOVERRAZ AND SCHNEUWLY, 2004) potential, combined with the Oral Exposition Genre TED Talk (ANDERSON, 2016), for English as a Medium of Instruction (EMI). A teacher development course for professors and postgraduate students was put into practice observing the Design-Based Research methodology from the qualitative research paradigm to plan, test and evaluate a DS for developing language capacities (STUTZ & CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013; MAGALHÃES & CRISTOVÃO, 2018) in Higher Education (HE). Based on Socio-discursive Interactionism fundamentals (BRONCKART, 2006), English as a Lingua Franca (CANAGARAJAH, 2006; VIÉGAS, 2016; SANTOS & SIQUEIRA, 2019) and the global citizenship perspectives, the study, in the area of applied linguistics, was conducted considering the increasing area of Internationalization at Home (IaH) and EMI in HE, especially in the local context. The perception of oral performance in English as a barrier for higher educators was decisive in implementing the course. Results were positive in terms of the potential of the proposed DS model to develop language capacities and serve as support for EMI classes in HE. Discursive capacities related to organization and content were evidenced in the final product, as well as a general improvement of other language capacities. It was demonstrated that the more actions to back up faculty members are put into practice, the more EMI can be implemented, fostering IaH in the local community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2021-11-01T12:08:23Z No. of bitstreams: 1 2021CleonicePletsch.pdf: 3693894 bytes, checksum: 9e5d9e80c8a904147306acac8de62def (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-01T12:08:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021CleonicePletsch.pdf: 3693894 bytes, checksum: 9e5d9e80c8a904147306acac8de62def (MD5) Previous issue date: 2021-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProfessores - Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleEMI teacher development in the internationalization at home process at universitypor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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