Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAzambuja, Ádria Brum de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9742216406687956por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2021-05-11T19:25:57Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.citationAZAMBUJA, Ádria Brum de. O processo de gestão da educação no sistema municipal de ensino de Soledade: uma experiência de democracia de alta intensidade. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2006-
dc.description.resumoA gestão da educação e a democratização da gestão escolar têm constituído o núcleo de estudos e pesquisas em diferentes contextos. Há múltiplas experiências que revelam a constituição de políticas educacionais que reafirmam o compromisso com a democracia. No município de Soledade/RS as ações educacionais mobilizam um projeto de gestão fundamentado na democracia participativa. Nesta dissertação, o objetivo geral é refletir acerca do processo de gestão democrática em movimento no Sistema Municipal de Ensino Público de Soledade/ RS aprofundando as implicações nele da democracia de alta intensidade, conforme conceituada por Boaventura de Sousa Santos. O trabalho constitui-se a partir de um estudo de caso ancorado no paradigma interpretativo e crítico, na pesquisa bibliográfica, documental e na observação participante. Triangulando o projeto coletivo, as práticas desenvolvidas e as contribuições teóricas, foi possível potencializar o núcleo da pesquisa considerando os seguintes objetivos específicos: a) aprofundar os princípios que fundamentam uma gestão democrática de educação participativa no Sistema Municipal de Ensino; b) diagnosticar avanços, resistências e tensões atinentes ao processo de democracia de alta intensidade que envolvem múltiplos sujeitos com horizontes pedagógicos e políticos plurais. O presente estudo está organizado em cinco capítulos, incluindo a introdução e as considerações finais. No capítulo dois apresenta-se elementos do contexto sócio-histórico e cultural do município enquanto lócus do trabalho, bem como os núcleos fundantes que constituem o processo de gestão democrática no sistema municipal. No terceiro capítulo socializa-se dialeticamente as ações desenvolvidas na gestão educacional, apresentando-se os princípios e fundamentos da gestão participativa. No quarto capítulo descreve-se o trabalho pedagógico desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SMECD sinalizando avanços, resistências e tensões nascidas no contexto da democracia de alta intensidade. Conclui-se que a experiência local em torno do processo de gestão democrática, em movimento, vem revelando o quanto é possível constituir coletivamente projetos que intencionam a formação cidadã e reafirmam a crença num mundo mais justo e igualitário. A pesquisa reafirma que a democracia de alta intensidade, no contexto da hegemonia imposta pelo capitalismo, enreda-se em avanços e resistências, sinalizando que sua materialização está diretamente associada à decisão política do gestor, ao processo de autoformação dos sujeitos e à ação/reflexão sobre as práticas educacionais. Desse modo, reitera-se a tese de que participar é um ato político de emancipação, imperativo para a formação de cidadãos democráticos.por
dc.description.abstractThe management of education and the democratization of school management have been the nucleus of studies and research in different contexts. There are multiple experiences that reveal the constitution of educational policies that reaffirm the commitment to democracy. In the municipality of Soledade / RS, educational actions mobilize a management project based on participatory democracy. In this dissertation, the general objective is to reflect on the democratic management process in motion in the Municipal Education System of Soledade / RS, deepening the implications of high intensity democracy according to Boaventura de Sousa Santos. The work constitutes a case study anchored in the interpretive and critical paradigm, in bibliographic, documentary research and participant observation. Triangulating the collective project, the practices developed and the theoretical contributions, it will be possible to enhance the core of the research considering the following specific objectives: a) to deepen the principles that underpin a democratic management of participatory education in the SME; b) to diagnose advances, resistances and tensions related to the high-intensity democracy process that involve multiple subjects with plural pedagogical and political horizons. The present study is organized in five chapters including the introduction and the final considerations. Initially, I present elements of the socio-historical and cultural context of the municipality as the locus of work, as well as the founding nuclei that constitute the process of democratic management in the municipal system. In the third chapter, I dialectically socialize the actions developed in educational management, constituting the principles and foundations of participatory management. The fourth chapter describes the pedagogical work carried out at the Municipal Secretariat for Education, Culture and Sport - SMECD, signaling advances, resistances and tensions born in the context of high-intensity democracy. The local experience around the democratic management process, in movement, has been revealing the how much it is possible to collectively constitute projects that aim at citizen formation and reaffirm the belief in a more just and egalitarian world. The research reaffirms that high-intensity democracy, in the context of the hegemony imposed by capitalism, is entangled in advances and resistance, signaling that its materialization is directly associated with the political decision of the manager, the process of self-training of the subjects and the action / reflection on educational practices. Thus, it reiterates the thesis that participating is a political act of emancipation, imperative for the formation of democratic citizens.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-05-11T19:25:57Z No. of bitstreams: 1 2020AdriaBrumdeAzambuja.pdf: 1253727 bytes, checksum: 92708396cd72e099940b15395d39ef3a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-11T19:25:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020AdriaBrumdeAzambuja.pdf: 1253727 bytes, checksum: 92708396cd72e099940b15395d39ef3a (MD5) Previous issue date: 2020-07-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas -Organização e administraçãopor
dc.subjectEducação e Estado - Soledade (RS)por
dc.subjectSistemas de ensinopor
dc.subjectDemocracia e educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO processo de gestão da educação no sistema municipal de ensino de Soledade: uma experiência de democracia de alta intensidadepor
dc.title.alternativeThe process of education management in the municipal system of Soledade education: an experience of high intensity democracyeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020AdriaBrumdeAzambuja.pdfDissertação de Adria Brum de Azambuja1.56 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.