Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Clesiane Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2199424523084304por
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719836658888425por
dc.date.accessioned2021-04-30T19:04:20Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationNUNES, Clesiane Aparecida. Estratégias de leitura implicadas na resolução de situações-problema na área da matemática. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1980-
dc.description.resumoO trabalho intitulado ¿Estratégias de leitura e resolução de situações- problema¿ busca entender as principais estratégias de leitura implicadas na compreensão de situações- problema, em especial, nas que constituem a Prova Brasil, aplicada ao final do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e que avalia o desenvolvimento do aluno em Língua Portuguesa e Matemática. Dessa forma, o objetivo geral visa a investigar sobre estratégias de leitura implicadas na compreensão de situações- problema voltados ao Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. Nesse sentido, este trabalho justifica-se porque busca estratégias que podem ser usadas para auxiliar as crianças na resolução dessas situações-problema, ajudando-os na compreensão do que devem olhar nesses textos e como devem proceder para a resolução do problema. Entende-se que, desse modo, auxilia-se os alunos não apenas em sala de aula, diante de atividades curriculares, mas, principalmente, contribui-se para que sejam mais autônomos em sua vida social a resolver situações-problema que se lhes apresentam a todo momento na vida fora da escola. Os fundamentos teóricos desta pesquisa seguem os princípios e pressupostos de Solé (1998) e Kleiman (2004, 2016), Girotto e Souza (2010), no que se refere à leitura e às estratégias de leitura. Acerca das situações-problema, leva-se em conta, principalmente, o aporte dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1997), uma vez que a aplicabilidade da Base Nacional Comum Curricular (2017) é recente. No que tange aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada e de cunho bibliográfico. Quanto à abordagem do problema, é de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa compreende quatro questões do simulado da Prova Brasil do ano de 2011 para a turma do 5º ano, disponibilizado no site do Ministério da Educação e Cultura, uma vez que não há acesso às provas aplicadas. Com o estudo, foi possível descobrir que, para a resolução de problemas, acionam-se várias estratégias e não uma apenas, e que as estratégias a serem mobilizadas dependem do desencadeamento da situação problema. Além disso, os problemas principais parecem ser relacionados à falta de percepção sobre o que é essencial observar no enunciado para a resolução do problema e à necessidade da transposição entre sistemas semióticos implicados nas operações. Nesse sentido, é preciso ajudar o aluno a sumarizar o que é importante no enunciado, extraindo dele as partes essenciais à resolução e a realizar as conexões necessárias entre as linguagens. Destaca-se também a importância de verbalizar o raciocínio que os professores realizam para a resolução de problemas, posto que isso pode lançar luzes ao caminho tecido pelos estudantes..por
dc.description.abstractThe work entitled "Reading strategies and problem solving" seeks to understand the main reading strategies involved in understanding problem situations, especially those that constitute the Prova Brasil, applied at the end of the 5th and 9th years of elementary school and that assesses student’s development in Portuguese Language and Mathematics. Thus, the general objective is to investigate reading strategies implied in the understanding of problem situations aimed at the First Cycle of Elementary School. In this sense, this work is justified because it seeks strategies that can be used to assist children in solving these problem situations, helping them to understand what they should look at in these texts and how they should proceed to solve the problem. It is understood that this helps students not only in the classroom, in the face of curricular activities, but, mainly, helps them to be more autonomous in their social life to solve situations that are presented to them every moment in life outside of school. The theoretical foundations of this research follow the principles and assumptions of Solé (1998) and Kleiman (2004, 2016), Girotto and Souza (2010), regarding reading and reading strategies. Concerning the problem situations, it is taken into account, mainly, the contribution of the National Curriculum Parameters for Elementary Education (1997), since the applicability of the Common National Curriculum Base (2017) is recent. Regarding the methodological procedures, this research is characterized as applied and of bibliographic nature. As for the approach to the problem, it is qualitative in nature. The corpus of the research comprises four questions from the 2011 Brazil Exam test for the 5th grade class, available on the website of the Ministry of Education and Culture, since there is no access to the applied tests. With the study, it was found that, for problem solving, several strategies are triggered and not just one, and that the strategies to be mobilized depend on the triggering of the problem situation. Moreover, the main problems seem to be related to the lack of perception about what is essential to observe in the statement to solve the problem and the need for transposition between semiotic systems involved in operations. In this sense, it is necessary to help the student to summarize what is important in the statement, extracting from it the essential parts of the resolution and to make the necessary connections among languages. It is also highlighted the importance of verbalizing the reasoning that teachers perform for problem solving, as this can shed light on the path woven by students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-04-30T19:04:20Z No. of bitstreams: 1 2019ClesianeAparecidaNunes.pdf: 3444180 bytes, checksum: af573aba002e218cfeabebb80754bc43 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-30T19:04:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019ClesianeAparecidaNunes.pdf: 3444180 bytes, checksum: af573aba002e218cfeabebb80754bc43 (MD5) Previous issue date: 2019-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura (Ensino de primeiro grau)por
dc.subjectSolução de problemaspor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)por
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleEstratégias de leitura implicadas na resolução de situações-problema na área da matemáticapor
dc.title.alternativeReading strategies involved in solving problem situations in the area of mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019ClesianeAparecidaNunes.pdfDissertação Clesiane Aparecida Nunes3.36 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.