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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A formação de leitores de fotografias como prática integrativa de promoção de saúde na oncologia
Other Titles: The formation of photo readers as an integrative practice of health promotion in oncology
???metadata.dc.creator???: Barelli, Cristiane 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Burlamaque, Fabiane Verardi
???metadata.dc.description.resumo???: A sociedade pós-moderna cotidianamente desafia as equipes de saúde a ressignificar suas práticas e promover um cuidado integral que alcance a profundidade das maneiras de ser e dos modos de vida, especialmente na área da Oncologia. Os avanços tecnológicos e científicos, apesar de qualificar diagnósticos e terapêuticas, podem comprometer o foco da relação entre profissionais e sujeito da atenção. Como o câncer é uma doença agressiva e causa impactos profundos ao paciente, a imagem emergente da vida psíquica une e centraliza os fatos, como se fosse uma fotografia do momento em que a pessoa a experivencia. Compreender essa "fotografia" pode abrir possibilidades de autoconhecimento, entendimento e aceitação da doença. Esta pesquisa trata da formação de leitores de imagens fotográficas como estratégia de promoção de saúde e cuidado humanizado na Oncologia. Buscou verificar se, por meio da formação de leitores de imagens, se seria possível desencadear subsídios para qualificação do cuidado à saúde em pessoas que experienciam o câncer. Objetivou investigar o significado atribuído pelas pessoas envolvidas com o cuidado oncológico às imagens por elas produzidas e o que esses sujeitos revelavam na perspectiva do cuidado humanizado e das práticas integrativas em saúde, à luz da teoria do imaginário, de Gilbert Durand. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-interpretativo, de abordagem hermenêutica simbólica, amparada na Teoria do Imaginário, de Gilbert Durand, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo. O caminho percorrido, além das fases iniciais, constitui-se de duas oficinas de formação de leitores de fotografias: uma para estudantes de Medicina e Enfermagem; outra para profissionais vinculados ao Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer do Hospital São Vicente de Paulo. Elas foram desenvolvidas com metodologias ativas, em cinco encontros, de 90 minutos cada. Os participantes que foram assíduos nos cinco encontros integraram a amostra do estudo, totalizando cinco estudantes e sete residentes. A coleta de dados utilizou uma ficha do perfil dos participantes, uma entrevista aberta e o diário de campo do pesquisador. Para compreensão dos resultados foram consideradas as produções do último encontro, lidas pelo método de Leitura Transtextual Singular Individual proposto por Ormezzano. A partir do texto icônico elaborado pelos participantes, buscamos as referências do imaginário à luz da teoria durandiana pela identificação do schéme, arquétipo e motivações simbólicas, considerando o dinamismo e a convergência dos símbolos nas estruturas isomórficas. Os resultados foram organizados em três vertentes: a importância da imagem na formação em saúde, o cuidado humanizado e o olhar de diferentes perspectivas. O significado atribuído pelos estudantes e profissionais ao processo de formação de leitores de imagens fotográficas na perspectiva do cuidado oncológico humanizado e das práticas integrativas em saúde à luz da Teoria do Imaginário revelou a possibilidade da imaginação criativa como estratégia de resiliência e reintrodução do simbólico no mundo contemporâneo. Desenvolvemos uma metodologia viável para qualquer contexto, não restrita à Oncologia. Necessita, certamente, de um mediador de leitura preparado. E essa pode ser uma valiosa abertura para promover a interdisciplinaridade entre as áreas da Saúde e Letras, tecendo laços e entrelaços de ricas oportunidades para prática da intersetorialidade em saúde. Os revelados produzidos resultaram das dimensões subjetivas e objetivas, tendo o universo simbólico como pano de fundo. Foi um convite à reflexão e uma proposta de humanizar a atenção oncológica, por meio da valorização e da percepção do outro e de si mesmo na relação de cuidado. E, nesse movimento, também propiciou a reflexão sobre a saúde mental dos cuidadores. Afinal, quem cuida de nós? Enfim, para não concluir, inferimos que redescobrir a imaginação e seu potencial de nos reconduzir ao simbólico foi essencial, tanto para a ressignificação de um sentido possível à vida e ao cuidado em saúde, quanto à tarefa de resiliência para a qual o atual cenário mundano nos convoca e desafia.
Abstract: The postmodern society daily challenges health teams to re-signify their practices and promote comprehensive care that reaches the depth of their ways of being and ways of life, especially in the area of Oncology. Technological and scientific advances, despite qualifying diagnoses and therapies, may compromise the focus of the relationship between professionals and the subject of care. Because cancer is an aggressive disease and causes profound impacts to the patient, the emerging image of psychic life unites and centralizes the facts, as if it were a photograph of the moment the person experiences it. Understanding this "photograph" can open up possibilities for self-knowledge, understanding and acceptance of the disease. This research deals with the training of photographic image readers as a strategy of health promotion and humanized care in Oncology. It sought to verify if, through the training of image readers, it would be possible to trigger subsidies for the qualification of health care in people who experience cancer. The objective was to investigate the meaning attributed by the people involved with cancer care to the images produced by them and what these subjects revealed from the perspective of humanized care and integrative health practices, in the light of Gilbert Durand's theory of the imaginary. This is a qualitative, descriptive-interpretive study of a symbolic hermeneutic approach, supported by Gilbert Durand's Imaginary Theory, approved by the Research Ethics Committee of the University of Passo Fundo. The path taken, in addition to the initial phases, consists of two training workshops for photo readers: one for medical and nursing students; another one for professionals linked to the Integrated Multiprofessional Residency Program in Cancer Care at the São Vicente de Paulo Hospital. They were developed with active methodologies, in five meetings of 90 minutes each. Participants who were attending the five meetings included the study sample, totaling five students and seven residents. The data collection used a tab of the participants' profile, an open interview and the researcher's field diary. To understand the results, we considered the productions of the last meeting, read by the Singular Individual Transtextual Reading method proposed by Ormezzano. From the iconic text elaborated by the participants, we look for the references of the imaginary in the light of the Durandian theory by the identification of the schéme, archetype and symbolic motivations, considering the dynamism and the convergence of the symbols in the isomorphic structures. The results were organized into three strands: the importance of image in health education, humanized care and the perspective of different perspectives. The meaning attributed by students and professionals to the process of training photographic image readers in the perspective of humanized cancer care and integrative health practices enlighted by Imaginary
Keywords: Mediação
Leitura
Promoção da saúde
Leitura - Formação
Imaginário
Oncologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BARELLI, Cristiane. A formação de leitores de fotografias como prática integrativa de promoção de saúde na oncologia. 2019. 221 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1892
Issue Date: 21-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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