Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Gilcéia Damasceno de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5367093000740493por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2020-02-12T17:07:34Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gilcéia Damasceno de. Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: o que dizem os Cadernos de Formação do PNAIC?. 2019. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1878-
dc.description.resumoO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) resulta de um compromisso firmado pelos governos federal, distrital, estaduais e municipais para assegurar a alfabetização de todas as crianças na idade considerada a "certa", ou seja, aos 8 anos de idade. A presente dissertação objetivou reconhecer a(s) proposta(s) de avaliação da aprendizagem para o ciclo de alfabetização, veiculada(s) pelos Cadernos de Formação do PNAIC, analisando que lugar assume o aluno nessa(s) proposta(s). Para atingir tal propósito, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental. Para a análise dos dezenove textos selecionados entre os Cadernos do Pacto para compor o corpus documental, recorreu-se à análise de conteúdo. As categorias de análise - avaliação diagnóstica, avaliação somativa, avaliação formativa, abordagem tradicional de avaliação, professor, aluno, instrumentos de avaliação e de registro - foram produzidas com base na leitura em profundidade do corpus, bem como no diálogo com o referencial teórico elaborado para a pesquisa. Inicialmente, é apresentado o contexto de emergência do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), caracterizados os seus eixos de atuação, a estrutura de funcionamento e os materiais do programa de formação dos professores alfabetizadores. Em um segundo momento, são abordadas as principais perspectivas teóricas sobre a avaliação da aprendizagem produzidas nas últimas décadas do século XX e procura-se discutir como a temática do lugar do aluno no processo avaliativo vem sendo tratada na produção acadêmica da área no Brasil. Como resultados do trabalho tem-se que: nos cadernos do PNAIC, verifica-se a presença de diferentes perspectivas teóricometodológicas para fundamentar a avaliação no ciclo de alfabetização, assim como a ausência de um lugar a ser ocupado pelo aluno no processo avaliativo, ainda que o PNAIC adote em seus cadernos uma concepção de avaliação formativa. Evidencia-se o controle das ações do professor e do aluno, principalmente, por meio de instrumentos reguladores da aprendizagem dos conteúdos, estabelecidos como condição para a progressão das crianças.por
dc.description.abstractThe National Pact for Literacy at the Right Age – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) is the result of a commitment made between the federal, district, state and municipal governments to ensure the development of literacy of all children at the age recognized as “right”, that is, at eight years old. This dissertation aimed to recognize the proposals for learning assessment for the literacy cycle, conveyed by the PNAIC Training Notebooks (Cadernos de Formação do PNAIC), analyzing what place the student takes on these proposals. To achieve this purpose, we opted for bibliographic research and document analysis. For the analysis of the 19 texts selected from the Pact Notebooks (Cadernos do Pacto) to compose the documentary corpus, we resorted to content analysis. The analytical categories -diagnostic assessment, summative assessment, formative assessment, traditional assessment approach, teacher, student, assessment and registration instruments - were produced based on in-depth reading of the corpus, as well as dialogue with the theoretical framework elaborated for this research. Initially, the emergency context of the National Pact for Literacy at the Right Age - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) identifying its areas and structure of operation and the program training materials for the literacy teachers. In a second moment, the main theoretical perspectives on the assessment of learning produced in the last decades of the 20th century are approached and it seeks to discuss how the theme of the student's place in the evaluation process has been treated in the academic production of the area in Brazil. As results of the work we have that there are different theoretical and methodological perspectives to support the assessment in the literacy cycle in the PNAIC Notebooks (Cadernos do PNAIC), as well as the absence of a place to be occupied by the student in the evaluation process, although PNAIC adopts in its notebooks a conception of formative evaluation. We evidenced the control of teacher and student actions, mainly through regulating learning instruments of the established contents as a condition for the progression of children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2020-02-12T17:07:34Z No. of bitstreams: 1 2019GilcéiaDamascenodeOliveira.pdf: 1249768 bytes, checksum: 5898a9ea453accea2329ceb9ce6f03ea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-12T17:07:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019GilcéiaDamascenodeOliveira.pdf: 1249768 bytes, checksum: 5898a9ea453accea2329ceb9ce6f03ea (MD5) Previous issue date: 2019-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopor
dc.subjectAlfabetização - Criançaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: o que dizem os Cadernos de Formação do PNAIC?por
dc.title.alternativeAssessment of learning in the literacy cycle: what do the PNAIC Training Notebooks say?eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019GilcéiaDamascenodeOliveira.pdfDissertação de Gilcéia Damasceno de Oliveira1.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.