Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1836
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estatística no ensino médio: uma proposta teórico-metodológica fundamentada na teoria da aprendizagem significativa
Other Titles: High school statistics: a theoretical-methodological proposal based on the theory of meaningful learning
???metadata.dc.creator???: Quedi, Rejane Padilha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Darroz, Luiz Marcelo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente investigação parte da percepção de que, ao ingressar em um curso superior, os estudantes apresentam significativas lacunas conceituais, o que, muitas vezes, é responsável por um alto índice de reprovação nas disciplinas da Área de Estatística. As reprovações confirmam a falta de compreensão e de domínio desses conceitos, seja para serem utilizados na disciplina de Estatística ou em situações de interpretação e análise de dados em outras disciplinas. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de desenvolvimento de estratégias e de metodologias de ensino que possam promover aprendizagens significativas, duradouras e profundas na Educação Básica. Com essa percepção, formulou-se a seguinte questão: Como uma sequência didática de conceitos básicos de Estatística pode ser um material, potencialmente, significativo para o ensino da área? Para responder a tal indagação, elaborou-se uma sequência didática para abordar os conceitos básicos de Estatística que foi estruturada de acordo com os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel, sendo dividida em cinco encontros e implementada com um grupo de oito acadêmicos do sexto nível do curso de Matemática ¿ Licenciatura, da Universidade de Passo Fundo, na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática III. A investigação, classificada como qualitativa e participante, foi efetivada com base na análise das entrevistas semiestruturadas realizadas com os acadêmicos e nos registros efetuados pela professora pesquisadora no diário de bordo. Os dados coletados foram analisados, a fim de evidenciar se a sequência didática se caracteriza como um material potencialmente significativo na percepção de futuros professores de Matemática, de acordo com as seguintes categorias: capacidade de relacionar os conteúdos estudados com os conhecimentos anteriores dos estudantes; promoção da diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa; materiais utilizados; estrutura da proposta; participação e comprometimento nas atividades. Os resultados indicam que a sequência didática proposta pode ser considerada um material potencialmente significativo na percepção dos futuros professores de Matemática, pois foi capaz de instigá-los a buscar mais conhecimentos e possibilitou a percepção da importância da utilização de estratégias criativas para o estudo da área no Ensino Médio. Por fim, destaca-se que essa dissertação é acompanhada de um produto educacional que reúne o material utilizado nos encontros e a sequência didática desenvolvida. Tal produto está disponível no site .
Abstract: The present investigation starts from the perception that, when entering a college course, students present significant conceptual gaps, which is often responsible for a high failure rate in the disciplines of the Statistics Area. The reproofs confirm the lack of understanding and mastery of these concepts, both for use in the discipline of Statistics as for use in situations of interpretation and analysis of data in other disciplines. In this context, it is evident the need to develop strategies and teaching methodologies that can promote meaningful, long-lastingand deep learnings in Basic Education. With this perception, the following question was formulated: How can a didactic sequence of basic concepts of Statistics be a potentially significant material for the teaching of the area? To answer this question, a didactic sequence was elaborated to approach the basic concepts of Statistics, which was structured according to the assumptions of David Paul Ausubel's Theory of Significant Learning, divided into five meetings and implemented with a group of eight Academics of the sixth level of the course of Mathematics – Degree of the University of Passo Fundo, in the discipline of Methodology of the Teaching of Mathematics III. The research, classified as qualitative and participant, was effected based on the analysis of semi-structured interviews with the students and in the records made by the researcher in the logbook. The collected data were analyzed in order to show if the didactic sequence is a potentially significant material in the perception of the future Mathematic steachers, according to the following categories: ability to relate the contents studied with the previous knowledge of the students; promotion of progressive differentiation and integrative reconciliation; materials used; structure of the proposal; participation and commitment in the activities. The results indicate that the proposed didactic sequence can be considered a potentially significant material in the perception of the future teachers of Mathematics, since it was able to instigate them to seek more knowledge and made possible the perception of the importance of the use of creative strategies for the study of the area in High School. Finally, an educational product that brings together the material used in the meetings and the didactic sequence developed accompanies this dissertation. This product is available at website:<http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552764>.
Keywords: Matemática
Estatística educacional
Aprendizagem
Prática de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: QUEDI, Rejane Padilha. Estatística no ensino médio: uma proposta teórico-metodológica fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1836
Issue Date: 30-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019RejanePadilhaQuedi.pdfDissertação de Rejane Padilha Quedi 6.32 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.