Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRüedel, Alessandra Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8163807660021376por
dc.contributor.advisor1Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/4746488333257798por
dc.date.accessioned2019-12-02T19:46:13Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationRÜEDEL, Alessandra Cristina. Assimilação de conceitos relacionados a triângulos e quadriláteros através da robótica educativa. 103 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1824-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como principal motivação os demasiados casos de desinteresse por parte dos alunos no aprendizado matemático, buscando um meio envolvente e tecnológico, com potencial para despertar nestes a curiosidade e vontade efetiva pelo saber matemático, instigando a construção de uma aprendizagem mais duradoura e significativa. Nesse sentido, formulou-se a questão que norteia a investigação: Como a Robótica Educativa pode ser usada na compreensão de conhecimentos matemáticos, em especial alguns elementos da geometria euclidiana plana, tais como triângulos e quadriláteros?A fim de responder a este questionamento, buscou-se subsídios nas áreas STEM (do inglês, Science, Technology, Engineering and Mathematics), apoiado na teoria de Seymour Papert (construcionismo), na qual o aprendizado se dá através da interação do aluno com objetos, neste caso com dispositivos eletrônicos programáveis. Diante disso, tem-se como objetivo desta pesquisa, através de uma sequência didática, avaliar a pertinência do uso da Robótica Educativa, como recurso no ensino de conteúdos matemáticos, mais especificamente na geometria euclidiana, em especial triângulos e quadriláteros. Esta pesquisa faz uso predominantemente da abordagem qualitativa, com intervenção do tipo pesquisa-ação, sendo considerados como instrumentos para coleta de dados o diário de bordo, questionários e materiais produzidos pelos alunos. Na análise dos resultados foi possível perceber que o uso de tecnologias como recurso didático auxilia na construção/assimilação de conhecimentos, visto que os estudantes se mostraram realmente atraídos e interessados pelas atividades, entusiasmados com os exemplos práticos e com o robô montado, sentindo-se desafiados a cada atividade. Pode-se destacar também, que o trabalho em duplas oportunizou a análise e diálogo sobre as resoluções, trabalhando desse modo, um resgate e fixação conjunta dos conceitos já estudados. Essa dissertação é acompanhada de um Produto Educacional, na forma de uma sequência didática voltada a professores, que descreve uma possibilidade de utilização da Robótica Educativa como recurso em aulas de matemática, especificamente na assimilação dos conteúdos de triângulos e quadriláteros. Tal produto está disponível no site .por
dc.description.abstractThe present research brings as main motivation the too many cases of disinterest on the part of the students in the mathematical learning, searching in this way an engaging and technological environment, with potential to arouse in them the curiosity and effective desire for the mathematical knowledge, instigating the construction of a more learning. lasting and significant. In this sense, the following question was formulated: “How can Educational Robotics be used to understand mathematical knowledge, especially some elements of flat Euclidean geometry, such as triangles and quadrilaterals?” In order to answer this question, subsidies were sought in the areas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), supported by Seymour Papert's theory (constructionism), where learning occurs through student interaction with objects, in this case with programmable electronic devices. Before that, the objective of this research, through a didactic sequence, is to evaluate the relevance of the use of Educational Robotics as a resource in the teaching of mathematical content, more specifically in Euclidean geometry, especially triangles and quadrilaterals. This research uses predominantly the qualitative approach, with intervention of the action research type, being considered as instruments for data collection the logbook, questionnaires and materials produced by the students. In the analysis of the results it was possible to notice that the use of technologies as a didactic resource helps in the construction / assimilation of knowledge, considering that the students were really attracted and interested in the activities, clearly noting the enthusiasm with the practical examples and the robot. As well as the excitement of feeling challenged with each activity. We can also highlight that the work in pairs provided the opportunity for analysis and dialogue on the resolutions, thus working to rescue and jointly fix the concepts already studied. This dissertation is accompanied by an Educational Product, in the form of a didactic sequence aimed at teachers, which describes a possibility of using Educational Robotics as a resource in math classes, specifically in the assimilation of the contents of triangles and quads. This product is available at website: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559603>.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-12-02T19:46:13Z No. of bitstreams: 1 2019AlessandraCristianaRuedell.pdf: 6894563 bytes, checksum: 86cd6c9181dbc6f3d272cb7d8924fe1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-02T19:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019AlessandraCristianaRuedell.pdf: 6894563 bytes, checksum: 86cd6c9181dbc6f3d272cb7d8924fe1c (MD5) Previous issue date: 2019-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectRobóticapor
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAssimilação de conceitos relacionados a triângulos e quadriláteros através da robótica educativapor
dc.title.alternativeAssimilation of concepts related to triangles and quads through educational roboticseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019AlessandraCristianaRuedell.pdfDissertação de Alessandra Cristina Rüedell 3.77 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.