Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKohls, Rosana Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4579536490473749por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2019-11-21T18:45:07Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationKOHLS, Rosana Cristina. Ensino superior, crise das humanidades e a fragilidade democrática: inquietações, desafios e possibilidades a partir do pensamento de Martha Nussbaum. 2019. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1818-
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo principal abordar a questão das humanidades no atual momento histórico e esclarecer as razões da difícil situação em que elas se encontram na educação superior e suas implicações à formação humana. Nossa tese se volta ao fato de atualmente estar ocorrendo um crescente distanciamento entre a formação técnica e as humanidades nas universidades e instituições de ensino superior. Esse distanciamento faz com que as humanidades sejam progressivamente eliminadas ou subjugadas aos ditames das necessidades da formação técnica e dos interesses mercadológicos, sendo vistas como ornamentos inúteis e, portanto, dispensáveis. Tal atitude não apenas restringe a qualidade da formação do educando, como também coloca em risco a possibilidade de efetivação de um projeto emancipador e democrático de sociedade. A pesquisa está situada na linha de Fundamentos da Educação, na área da Filosofia da Educação, e desenvolveu-se a partir de uma perspectiva Hermenêutica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e os textos clássicos serviram de instrumento de análise, possibilitando uma produção de caráter reflexivo e compreensivo, com base nos três conceitos fundamentais da Hermenêutica: sentido, compreensão e interpretação. O problema de pesquisa é formulado da seguinte maneira: Quais são os aspectos que tem promovido o processo de desumanização das pessoas, como isso se reflete na educação e quais são as perspectivas para que se desenvolva, na educação superior, uma formação profissional humanizada capaz de promover uma forma de vida democrática? A tese estruturase em três passos. No primeiro, elucidam-se os aspectos que caracterizam uma verdadeira saga das humanidades no contexto contemporâneo, envolvendo a questão da dignidade humana, da ética, do novo ethos do mundo do trabalho e a influência das novas tecnologias de comunicação que levam o ser humano a uma espécie de perda da sua alma e a uma condição de servidão voluntária. No segundo desenvolve-se um mapeamento da trajetória histórica das universidades em uma tentativa de apreender o espírito que nelas se desenvolveu, situando posteriormente o processo de mercantilização e o crescimento da visão utilitarista da educação superior, bem como seus reflexos na formação profissional. No terceiro tomando-se como base de sustentação teórica as ideias de Martha Nussbaum, sobretudo sua "Pedagogia socrática", aborda-se as possibilidades do cultivo das Humanidades na educação superior e o "lugar" dessa formação na educação, os caminhos possíveis, as condições e os espaços necessários para o desenvolvimento de experiências formativas humanizadoras. Concluí-se que se faz necessário ir além da criação de cursos específicos em Humanidades, mas que deve-se incorporar nos currículos de todos os cursos, especialmente em nível de graduação, os componentes das humanidades, sendo que as capacidades podem constituir-se em referenciais na elaboração de conteúdos, ementários e disciplinas. Constata-se a necessidade de encontrar-se alternativas metodológicas para que se ampliem o espaço das humanidades na Educação Superior, apesar do momento atual se mostrar completamente desfavorável ao seu desenvolvimento.por
dc.description.abstractThis study presents the results of a research on the topic of education, which reference is the philosophy of Martin Heidegger. The guiding question of the research is whether it is possible to identify, in the writings of the first phase of this philosopher’s thought, elements for a current answer to the problem of education. What we call the “problem of education” is the possibility of individuals to cultivate and guide themselves from and in their world. Our interpretative hypothesis is that, even without explicitly appearing as such, the topic of education remains on the horizon of Heidegger’s discussions about the human condition. The investigation of this hypothesis originates the general objective of the study: to identify aspects and concepts of the first phase of Heidegger’s thought that are relevant to the discussion and update on the concept of education. A complementary hypothesis indicates the semantic richness of the concept of care and its constitutive moments as the basis for the ontological movement that leads from an initial condition of non-formation to an authentic self-education. The characterization of this concept and its exploitation in relation to the topic of education constitute the specific objectives of the research. Additionally, as such hypotheses are confirmed, revealing Heidegger's response to the problem of education, this study shows how such response stands in relation to the classical idea of Bildung and its Greek origin, paideia. The nature of the problem and the objectives set for its confrontation reveal beforehand the bibliographical character of the research, which is guided by two fundamental hermeneutical principles: first, the need to maintain interpretative coherence between the whole and the parts, aiming to understand the parts from the whole and vice versa; and second, the respect for the historicity of ideas. As Being and Time is the main work of the first phase of Heidegger’s thought, it becomes the basic reference of this study. Other writings of this period are also consulted, especially the courses of Introduction to Philosophy and The Basic Problems of Phenomenology, as well the text of Plato’s Doctrine of Truth. The central thesis presented based on the research performed is that Heidegger’s philosophy offers a response to the problem of education, which, in general terms, remains close to tradition, but is substantially different. Education is equivalent to transformation, by individuals, from their initial condition of unreflective immersion in the world, to be conducted free of absolute truths or universal ideals; education from the perspective of Heidegger’s philosophy is constituted by the awakening of individuals to their radical freedom, which occurs in a constant struggle against worldly tendencies to concealment and dissimulation of their being (and power-being) in the world. From this redefined idea of education, it may be possible not only to support a critique on the limits of the strictly professional training that permeates the current discussions and educational practices, but also to outline the general guidelines for an education that respects and favors the ontological freedom of individuals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-11-21T18:45:07Z No. of bitstreams: 1 2019RosanaCristinaKohls.pdf: 3028102 bytes, checksum: c9fca02c9a1855cb4516dffd11954ce7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-21T18:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019RosanaCristinaKohls.pdf: 3028102 bytes, checksum: c9fca02c9a1855cb4516dffd11954ce7 (MD5) Previous issue date: 2019-07-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subjectHumanidadespor
dc.subjectCulturapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino superior, crise das humanidades e a fragilidade democrática: inquietações, desafios e possibilidades a partir do pensamento de Martha Nussbaumpor
dc.title.alternativeHigher education, humanities crisis and democratic fragility: concerns, challenges and possibilities based on Martha Nussbaum's thoughteng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019RosanaCristinaKohls.pdfTese de Rosana Crisitina Kohls2.78 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.