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dc.creatorBusch, Daniela Oliveira Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024462281051522por
dc.contributor.advisor1Valério, Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000834253964999por
dc.date.accessioned2019-08-29T19:12:19Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationBUSCH, Daniela Oliveira Almeida. A relação de intersubjetividade entre o aluno surdo, o professor de língua portuguesa e o tradutor intérprete de Libras. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1775-
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada "A relação de intersubjetividade entre o aluno surdo, o professor de Língua Portuguesa e o tradutor intérprete de Libras", tematiza a comunicação entre o professor de Língua Portuguesa e o aluno surdo, em escolas de ensino médio de um município da região Norte do RS. O objetivo geral visa investigar a instauração da subjetividade do aluno surdo nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, em um município da região norte do estado, bem como a ocorrência da intersubjetividade entre o aluno surdo, o tradutor intérprete e o professor de Língua Portuguesa. Tal pesquisa justifica-se pela possibilidade de reafirmar a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais como aspecto essencial para que o surdo se constitua como sujeito, nesse contexto enunciativo. A abordagem teórica está alicerçada, sobretudo, nos escritos sobre a Língua de Sinais desenvolvidos por Quadros & Karnopp (2004) e Quadros (2004), assim como na Teoria da Enunciação, delineada por Benveniste (1976; 2006), assim como o estudo sobre a Trindade da Enunciação, proposto por Dufour (2000). Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, bibliográfico e qualitativo, com estudo de caso realizado em duas escolas, situadas na região norte do estado do Rio Grande do Sul. O corpus deste trabalho compreende as respostas de professores de Língua Portuguesa de Ensino Médio, que possuem em suas salas de aula alunos surdos, a um questionário e a uma entrevista. A presente pesquisa revela que a relação de intersubjetividade entre o professor e o aluno surdo muitas vezes não se efetiva, pois a presença do tradutor intérprete de Libras não supre a falta de conhecimento do professor acerca das peculiaridades da Língua de Sinais.por
dc.description.abstractThis research, entitled “The relationship of intersubjectivity between the deaf student, the teacher of Portuguese Language and interpreter translator of Libras” theme of the communication between the teacher of Portuguese Language and deaf students in high schools of a municipality in the northern region the RS. The overall objective aims to investigate the introduction of subjectivity of the deaf student in Portuguese Language classes in high school, in a town north of the State, as well as occurrence of intersubjectivity between the deaf student, the interpreter translator and professor of Portuguese Language. Such research is justified by the opportunity to reaffirm the legitimacy of Brazilian Sign Language as essential for the deaf to constitute a subject, in this context of example. The theoretical approach is based, above all, in writings about the sign language developed by Sacks (2010), Quadros (2004) and Karnopp & Quadros (2004), as well as in the theory of Enunciation, outlined by Benveniste (1976; 2006), as well as study about the Trinity of Enunciation, proposed by Dufour (2000). In relation to methodology, this is a survey of exploratory nature, qualitative and bibliographic, with case study conducted in two schools, located in the northern part of the State of Rio Grande do Sul. The corpus of this work includes the answers of portuguese teachers of high school, who have in their classrooms deaf students, a questionnaire and an interview. This research reveals that the relationship of intersubjectivity between the teacher and the student deaf often is not effective, because the presence of the interpreter translator of Libras does not supply the lack of knowledge the teacher about the peculiarities of the Signs language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-08-29T19:12:19Z No. of bitstreams: 1 2019DanielaOliveiraAlmeidaBusch.pdf: 913297 bytes, checksum: 37c6ac51c66b98b9b496d63d68d6c47f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-29T19:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019DanielaOliveiraAlmeidaBusch.pdf: 913297 bytes, checksum: 37c6ac51c66b98b9b496d63d68d6c47f (MD5) Previous issue date: 2019-04-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectLinguagem de sinaispor
dc.subjectInterpretes de surdospor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA relação de intersubjetividade entre o aluno surdo, o professor de língua portuguesa e o tradutor intérprete de Libraspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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2019DanielaOliveiraAlmeidaBusch.pdfDissertação Daniela Oliveira Almeida Busch891.89 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


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