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dc.creatorBiduski, Daiana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0017164582958750por
dc.contributor.advisor1De Marchi, Ana Carolina Bertoletti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4180557886735944por
dc.date.accessioned2019-08-23T18:14:37Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.identifier.citationBIDUSKI, Daiana. Avaliando a experiência do usuário de longo prazo em aplicações m-Health. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1761-
dc.description.resumoA adoção generalizada de smartphones proporciona novas oportunidades para a melhoria dos cuidados de saúde por meio de aplicativos de saúde móvel, conhecidos como m-Health. Apesar de possuírem muitos recursos, as taxas de aceitação desses aplicativos ainda são modestas. Nesse contexto, oferecer uma experiência satisfatória é fundamental para que o usuário se sinta motivado ao longo do tempo. A UX de longo prazo refere-se à experiência durante um determinado período de uso. Em avaliações de longo prazo, a praticidade é um fator fundamental para a assiduidade e comprometimento dos participantes. Assim, períodos de uso mais longos podem revelar o eventual impacto do conjunto de experiências. Neste estudo, o objetivo foi investigar a experiência do usuário de longo prazo em aplicativos m-Health para identificar como a mesma ocorre ao longo do tempo, com o uso de questionário online disponiblizado por meio de uma interface conversacional. O desenvolvimento do estudo ocorreu em 9 etapas sendo a caracterização do problema, busca de fatores UX, elaboração e validação do questionário, período de experimentação com questionário aplicado antes, durante e após o uso, conversa com usuários e o mapeamento das informações. Foram coletados dados de três aplicativos m-Health diferentes para não restringir o conceito a uma condição de saúde, divididos em três grupos de usuários. Durante 12 semanas, os usuários relataram suas experiências com o aplicativo, descrevendo suas impressões em relação ao uso. No geral, o uso do aplicativo para o monitoramento da saúde foi avaliado como positivo. Os resultados demonstraram que as experiências mais satisfatórias estiveram associadas principalmente às primeiras semanas do estudo, com foco nas funcionalidades, recursos visuais e a praticidade do acompanhamento com o uso do aplicativo. Quanto às experiências menos satisfatórias, os principais motivos identificados foram a dificuldade de uso, problemas técnicos no aplicativo e o esforço mental necessário para utilizar. Sobre isso, são apresentadas figuras que sumarizam as informações sobre a saúde e a experiência de cada usuário antes, durante e após o uso do aplicativo. As tabelas representam a relação dos grupos do estudo, as respostas da fase sobre a caracterização do problema e as perguntas que compõem o questionário de avaliação. Usuários menos experientes, ou que já utilizavam outros métodos de monitoramento ou não tinham o hábito de monitorar sua saúde, demostraram-se mais resistentes ao interagir com o aplicativo. Funcionalidades elogiadas pelos usuários nas primeiras semanas de uso foram criticadas posteriormente devido à problemas técnicos, e também a problemas de usabilidade que não haviam sido identificados pelos usuários durante as primeiras semanas. O uso do personagem da interface conversacional como mediador da avaliação foi apreciado por todos os usuários. Mais pesquisas devem ser conduzidas para expandir o escopo dos aplicativos m-Health, incluindo a utilização de métodos de avaliação adequados para validação dos resultados obtidos.por
dc.description.abstractThe widespread adoption of smartphones provides new opportunities for improving health care through mobile health applications, known as mHealth. Although these applications have many features, their acceptance rates are still modest. In this context, providing a satisfying experience is critical for the user to feel motivated over time. Long-term UX refers to the experience over a given period of use. In long-term evaluations, practicality is a key factor for participants' attendance and commitment. Thus, longer periods of use may reveal the possible impact of a set of experiences. In this study, the objective was to investigate the long-term user experience in m-Health applications to identify how it occurs over time, using an online questionnaire available through a conversational interface. The study was developed in nine stages: characterization of the problem, search for UX factors, elaboration and validation of the questionnaire, experimentation period with questionnaire applied before, during and after use, conversation with users and information mapping. Data from three different mHealth applications were collected to not restrict the concept to a single health condition, divided into three groups of users. For 12 weeks, users reported their experiences with the application, describing their impressions regarding usage. In general, the use of the application for health monitoring was considered positive. The results demonstrated the most satisfactory experiences were associated mainly within the first weeks of the study, which focused on functionalities, visual resources and the practicality of monitoring with the use of an application. For the less satisfactory experiences, the main reasons identified were the difficulty of use, technical problems in the application and the effort required to use. About this, figures are presented summarizing information about the health and experience of each user before, during and after use. The tables represent the study’s sample, responses on the characterization of the problem and the questions included in the evaluation questionnaire. Less experienced users, either using other monitoring methods or not monitoring their health at all, proved to be more resistant while interacting with the application. Features praised by the users in the first few weeks of use were later criticized for technical and usability issues that users had not identified during the first few weeks. The use of character in the conversational interface as mediator of the assessment questionnaire was appreciated by all users. Further research must expand the scope of m-Health applications, including the use of appropriate assessment methods to validate the obtained results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-08-23T18:14:37Z No. of bitstreams: 1 2019DaianaBiduski.pdf: 365284 bytes, checksum: c039af44c942cc60f6c613b74425dfdf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-23T18:14:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019DaianaBiduski.pdf: 365284 bytes, checksum: c039af44c942cc60f6c613b74425dfdf (MD5) Previous issue date: 2019-03-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaúde - Indicadorespor
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopor
dc.subjectProgramas de computadorpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleAvaliando a experiência do usuário de longo prazo em aplicações m-Healthpor
dc.title.alternativeAssessing the long-term user experience in m-Health applicationseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

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