Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSauer, Cátia Ruas Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7104402012306011por
dc.contributor.advisor1Bertolin, Júlio Cesar Godoy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349303996573606por
dc.date.accessioned2019-05-11T00:49:07Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationSAUER, Cátia Ruas Teixeira. Extensão universitária: mobilizadora de processos democráticos na gestão da educação. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1689-
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva verificar em que medida a extensão universitária da Universidade de Passo Fundo (UPF) colabora com os processos democráticos na gestão da educação. Para isso, faz-se um breve percurso histórico da universidade no mundo e no Brasil até chegar à universidade comunitária - a Universidade de Passo Fundo -, em especial, à extensão universitária e ao Projeto Políticas de Gestão da Educação: o feito, o necessário e o possível, que colabora com a formação dos gestores de espaços educacionais, vinculados ao Centro Regional de Educação (Faculdade de Educação/UPF). Além disso, revisitam-se alguns conceitos, entre os quais, os de universidade, universidade comunitária, gestão da educação e extensão universitária, tendo como referências os estudos de Frantz (2011), Paro (2007), Freire (2013), entre outros. Vale-se da metodologia qualitativa, cujos dados foram produzidos mediante a organização de um grupo focal. As discussões no grupo envolveram as categorias ¿via de mão-dupla¿, ¿diálogo¿ e ¿território¿, elaboradas com vistas à verificação e análise da contribuição da extensão universitária da Universidade de Passo Fundo como mobilizadora da gestão da educação em espaços educacionais. Diante do estudo realizado, verifica-se que a extensão universitária da Universidade de Passo Fundo representa um efeito mobilizador e criativo, em que gestores educacionais abastecidos de diferentes ações extensionistas, como salas temáticas, assessorias pedagógicas, cursos, fóruns, estudos, publicações, entrelaçam suas vivências da ação cotidiana com outras experiências formativas que permitem refletir e transformar a gestão da educação, de forma a assumir processos democráticos na condução profissional de seu trabalho. Suas contribuições permitem, ainda, rever e refletir acerca das concepções do papel e do fazer da extensão universitária na contemporaneidade.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to verify to what extent the university extension at the University of Passo Fundo (UPF) collaborates with democratic processes in the management of education. For this, it is made a brief historical route of the university in the world and in Brazil until arriving at the community university - the University of Passo Fundo -, in particular, to university extension and to the education Management Policies Project: the effect, the necessary and the possible, with collaborates with the formation of educational space managers, linked to the Regional Education Center (Education University/UPF). Besides that, some concepts are reviewed, including, university, community university, education management and university extension, taking as reference the studies of Frantz (2011), Paro (2007), Freire (2013), among others. Use of the qualitative methodology, whose data were produced through the organization of a focal group. The discussions in the group involved the categories “two-way street”, “dialogue” and “territory”, which have been elaborated with a view to the contribution verification and analysis of university extension of the University of Passo Fundo as a mobilizer of educational management in educational spaces. Against the study carried out, it is verified that the university extension of the University of Passo Fundo represents a mobilizing and creative effect, in which educational managers in charge of different extensionist actions, like thematic rooms, pedagogical accessories, courses, forums, studies, publications, intertwine their experiences of everyday action with other formative experiences that allow to reflect and transform the management of education, in order to assume democratic processes in the professional conduct of their work. Their contributions also allow us to review and reflect on the conceptions of the role of university extension in contemporaneity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-05-11T00:49:07Z No. of bitstreams: 1 2018CatiaSauer.pdf: 1030167 bytes, checksum: f0b7def2b7c4f8d8a3e35bf038aec858 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-11T00:49:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018CatiaSauer.pdf: 1030167 bytes, checksum: f0b7def2b7c4f8d8a3e35bf038aec858 (MD5) Previous issue date: 2018-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subjectUniversidades e faculdades comunitáriaspor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleExtensão universitária: mobilizadora de processos democráticos na gestão da educaçãopor
dc.title.alternativeUniversity extension: mobilizing democratic processes in the management of educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018CatiaSauer.pdfDissertação de Cátia Ruas Teixeira Sauer1.92 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.