Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Izandra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2162221571302635por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803268774577039por
dc.date.accessioned2019-04-23T19:43:26Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationALVES, Izandra. Experiências de leitura com jovens privados de liberdade: a suspensão da condição de prisioneiros e a (re)construção de si. 2018. 2 v. (373 f.). Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1646-
dc.description.resumoA pesquisa em leitura nem sempre traduz em números ou índices os seus resultados. Por muitas vezes, apresenta marcas e possibilidades que somente são percebidas em frases escritas, em depoimentos narrados, em versos rimados ou, então, em uma vida (re) construída e que (re) começa a ser vivida. É sobre o imponderável que surge a partir da experiência de leitura com adolescentes privados de liberdade que essa tese trata. O encontro entre os livros e os leitores em um espaço não formal de leitura compõe a partitura que foi preenchida com poesias, narrativas, músicas e demais artes que se transformaram em sentimentos, retomaram memórias, recuperaram afetos e viabilizaram sonhos. Os livros e seus mediadores que chegam e que se apresentam em espaços não formais de leitura, como uma instituição que abriga menores que cumprem medidas socioeducativas, atuam como elementos que contribuem para a (de) formação e a (trans) formação daqueles que aceitam o convite para entregar-se a esse propósito. As intervenções de leitura realizadas na Fundação Case, Caxias do Sul, RS, se afirmam como uma possibilidade não apenas de alento, mas de (re) significações, isso porque contribuíram para que os jovens leitores que participaram das atividades pudessem sustar metaforicamente suas condições de prisioneiros para colocarem-se como leitores comuns. A experiência de leitura proporcionou aos jovens o olhar para o mundo através dos textos bem como o encontro com o outro e consigo mesmos e, assim, puderam perceber que algo aconteceu neles a partir dessa incursão.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyse the steps for creating the protagonists present in Luiz Antonio de Assis Brasil’ books, As virtudes da casa and O pintor de retratos, which characterize the foreign travellers. It must be emphasized here that, in order to broach this theme, it’s necessary to develop a fast study on the differences between to see and to look, besides a short review of the historical graphic data concerning to the foreign travellers who went through Rio Grande do Sul state during the nineteenth century. Such informations suppor the analysis of these literary works with respect to the utilization of some data from History in the author’s fiction. Moreover, this analysis intends to compare the acting way of the mentioned protagonists, both foreign travellers, standing out the influence gotten from the ambience they are in and from the people they live with, or, on the other hand, the changes brought by them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-04-23T19:43:26Z No. of bitstreams: 2 2018IzandraAlves.pdf: 1633054 bytes, checksum: 7f6f26b15e2d19009bc4852aeec74c22 (MD5) 2018IzandraAlvesVol2.pdf: 1350587 bytes, checksum: f3561b7f197b1a4f1aec848db7940d59 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-23T19:43:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2018IzandraAlves.pdf: 1633054 bytes, checksum: 7f6f26b15e2d19009bc4852aeec74c22 (MD5) 2018IzandraAlvesVol2.pdf: 1350587 bytes, checksum: f3561b7f197b1a4f1aec848db7940d59 (MD5) Previous issue date: 2018-11-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectLivros e leiturapor
dc.subjectJuventude socialmente desajustadapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleExperiências de leitura com jovens privados de liberdade: a suspensão da condição de prisioneiros e a (re)construção de sipor
dc.title.alternativeReading experiences with young people deprived of their liberty: the suspension of prisoners' status and the (re) construction of themselveseng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018IzandraAlves.pdfTese Izandra Alves 1.59 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???
2018IzandraAlvesVol2.pdfTese Izandra Alves 1.32 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.