Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCiocari, Roberta Macedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6596674836992798por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803268774577039por
dc.date.accessioned2018-12-13T16:50:19Z-
dc.date.issued2018-09-12-
dc.identifier.citationCIOCARI, Roberta Macedo. A construção de representações por meio da leitura extensiva aliada à sala de de aula orientada à ação na formação de professores leitores. 2018. 301 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1541-
dc.description.resumoEste trabalho trata da construção de representações na instrução leitora por intermédio da leitura extensiva e da sala de aula orientada à ação. Os dados foram coletados em uma turma da disciplina de Leitura Extensiva, na especialização em Linguagens e suas Tecnologias, ofertada pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, câmpus Passo Fundo. A coleta de dados ocorreu por meio da gravação de voz dos 18 sujeitos da pesquisa durante as discussões em sala de aula e pela aplicação de dois questionários ¿ um antes do início das aulas e o outro ao fim do sexto e último encontro. A análise desses dados teve como primeiro objetivo verificar como os participantes da pesquisa desenvolveram suas compreensões sobre o material ficcional de leitura que lhes foi proposto, tendo como base os 5 posicionamentos da teoria da construção de representações de Judith Langer (2005, 2011a, 2011b). O segundo objetivo foi descobrir a opinião dos sujeitos sobre a metodologia utilizada nas aulas. Os resultados apontaram para a efetiva construção de representações pelos sujeitos por meio dos 5 posicionamentos elencados pela teórica americana. Também demonstraram o aumento do entusiasmo e da motivação para a leitura e para o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. O estudo demonstrou que uma abordagem de leitura que tenha como base a leitura extensiva e atividades orientadas à ação, com a consequente construção de representações, é eficaz na formação de leitores e no aumento do seu repertório didático pedagógico enquanto professores.por
dc.description.abstractThis work was about envisionment building in reading instruction through extensive reading and action-oriented classrooms. Data were collected in a group of students who were taking the subject called Extensive Reading in a Latto Sensu course – Languages and their Technologies – at the Institute of Federal Education (IFSul), in the campus of Passo Fundo. The 18 subjects of the research had their voices recorded during discussions in the classes. Two questionnaires were also applied to them – one before classes started, and the other, on the last meeting. Data analysis had as its first objective to verify how the subjects developed their understandings about the fiction they read. This analysis was based on the 5 stances of the envisionment building theorizations by Judith Langer (2005, 2011a, 2011b). The second objective was to discover the opinion of the subjects about the methodology which was used in the classes. The results indicated the effective envisionment building by the subjects through the 5 stances mentioned by the North-American scholar. They also showed a growth in the enthusiasm and in the motivation for reading and for the professional and personal development of the subjects. The study showed that a reading instruction approach that has as its basis the extensive reading and action-oriented activities, with the consequent envisionment building, is effective concerning reader education, and it also helps to increase the teachers’ pedagogical repertoire.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-12-13T16:50:19Z No. of bitstreams: 1 2018RobertaMacedoCiocari.pdf: 5283063 bytes, checksum: c69bb2bfd6e73c828aad985720ee0180 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-13T16:50:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018RobertaMacedoCiocari.pdf: 5283063 bytes, checksum: c69bb2bfd6e73c828aad985720ee0180 (MD5) Previous issue date: 2018-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectAmbiente de sala de aulapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA construção de representações por meio da leitura extensiva aliada à sala de de aula orientada à ação na formação de professores leitorespor
dc.title.alternativeThe construction of representations through extensive reading allied to the action-oriented classroom in the training of teacher readerseng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018RobertaMacedoCiocari.pdfTese Roberta Macedo Ciocari5.16 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.