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dc.creatorPalma, Aline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7771361299620172por
dc.contributor.advisor1Padilha, Ana Claudia Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9483779378832941por
dc.date.accessioned2018-06-29T19:58:37Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.citationPALMA, Aline. O papel da visão baseada em recursos (VBR) na formulação das estratégias : o caso das industrias de confecção do vestuário de Sarandi-RS. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1458-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral compreender como as indústrias de confecção do vestuário da cidade de Sarandi, Rio Grande do Sul, formulam suas estratégias considerando a base de recursos tangíveis e intangíveis. Para tal, foram definidos como objetivos específicos: identificar quais e como são formuladas as estratégias nas indústrias; identificar os recursos tangíveis e intangíveis para o alcance da estratégia; avaliar como as indústrias alocam os recursos na direção do alcance de vantagens competitivas; e avaliar facilidades e dificuldades na alocação estratégica desses recursos. A principal justificativa para o desenvolvimento deste estudo é de que a teoria da Visão Baseada em Recursos ainda tem espaço e precisa avançar no caráter teórico-empírico, inclusive no Brasil. Além de carecer de estudos relacionando a temática com o processo de formulação das estratégias no contexto do setor de confecções. Para construção do alicerce desta investigação, foram abordados, na revisão da literatura, os temas de competitividade, estratégia e seu processo de formulação, tipologias de estratégias e a teoria da VBR. Ao final da revisão da literatura, é apresentada uma sistematização de todo o conteúdo explorado nessa seção, com a finalidade de nortear a pesquisa. Tratando-se dos procedimentos metodológicos utilizados, quanto a abordagem, a pesquisa enquadra-se como qualitativa e ao objetivo, delimita-se o estudo como de caráter exploratório. Sendo o procedimento técnico empregado o estudo de caso. Os dados coletados são de fontes primária e secundária. A coleta de dados primária ocorreu por meio de entrevista com proprietários de três indústrias do setor de confecção de Sarandi. O roteiro de entrevista foi desenvolvido a partir das categorias de análise extraídas da revisão da literatura, espelhando, também, os objetivos específicos do estudo. A análise dos dados deu-se pelo método de análise de conteúdo. Pôde-se observar que o processo de formulação das estratégias nas indústrias possui caráter informal e emergente. Foi possível identificar as escolas do pensamento estratégico, empreendedora, ambiental, de design, de planejamento e de aprendizado no processo de formulação da estratégia, sendo que cada indústria refletiu suas características particulares em diferentes escolas. Quanto aos recursos, acredita-se que levá-los em consideração é sobremaneira estratégico para a competitividade das indústrias pesquisadas e, também, que os recursos intangíveis apresentam maior capacidade de gerar vantagem competitiva. Além disso, na percepção de duas indústrias entrevistadas, essas não possuem vantagem competitiva, mas sim fatores que auxiliam em sua competitividade. Apenas uma empresa acredita que sua marca tenha capacidade de gerar vantagem competitiva. Por meio da análise dos dados coletados, entende-se que alguns recursos explorados pelas empresas possam ter capacidade de proporcionar competitividade para a empresa no mercado em que atuam, porém não atingem uma vantagem competitiva sustentável.por
dc.description.abstractThis study has the general objective to understand how the garment manufacturing industries in the city of Sarandi, Rio Grande do Sul, formulate their strategies considering the basis of tangible and intangible assets. To this end, they were defined as specific objectives: identify and how strategies are formulated in industries; identify tangible and intangible resources to achieve the strategy; assess how the industries allocate resources towards the achievement of competitive advantages; and assess the strengths and difficulties in the strategic allocation of these resources. The main reason for the development of this study is that the theory of Resource Based View still has room and need to advance in the theoretical and empirical, including Brazil. In addition to lack of studies relating the theme with the process of formulating strategies in the garment industry context. To build the foundation of this research were addressed in the literature review, competitiveness issues, strategy and its formulation process, types of strategies and the theory of VBR. At the end of the literature review, we present a systematization of all content explored in this section, in order to guide the search. In the case of methodological procedures used, as the approach, the research is part of a qualitative and goal, is delimited the study as exploratory. Being the technical procedure employed the case study. The collected data are primary and secondary sources. The collection of primary data were collected through interviews with owners of three industries in the production of Sarandi sector. The interview script was developed from the extracted categories of analysis of literature review, reflecting also the specific objectives of the study. The analysis of the data given by the content analysis method. It was observed that the process of formulating strategies in industries has informal and emergent character. It was possible to identify schools of strategic thinking, entrepreneurial, environmental, design, planning and learning in the process of formulating the strategy, each industry reflected their particular characteristics in different schools. As for features, it is believed that taking them into account is greatly strategic to the competitiveness of the surveyed industries and also that intangible resources have greater ability to generate competitive advantage. Furthermore, the perception of two interviewed industries, these do not have competitive advantage, but factors that assist in their competitiveness. Only one company believes that its brand has the ability to generate competitive advantage. Through the analysis of the collected data, it is understood that some resources exploited by companies may be able to provide competitiveness for the company in the market in which they operate, but do not achieve a sustainable competitive advantage.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-06-29T19:58:37Z No. of bitstreams: 1 2016AlinePalma.pdf: 709163 bytes, checksum: df3780a6f2c15fabe78595d6dab16242 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-29T19:58:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016AlinePalma.pdf: 709163 bytes, checksum: df3780a6f2c15fabe78595d6dab16242 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEACpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração de empresaspor
dc.subjectIndústria têxtil - Sarandi (RS)por
dc.subjectConcorrênciapor
dc.subjectPlanejamento empresarialpor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleO papel da visão baseada em recursos (VBR) na formulação das estratégias : o caso das industrias de confecção do vestuário de Sarandi-RSpor
dc.title.alternativeThe role of resource-based vision (VBR) in the formulation of strategies: the case of Sarandi-RS clothing manufacturing industrieseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

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