Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFontanive, Meriane Carla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487155868982348por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2018-06-29T17:21:00Z-
dc.date.issued2017-09-11-
dc.identifier.citationFONTANIVE, Meriane Carla. Desenvolvimento moral e cooperação n'o juízo moral na criança de Piaget. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1446-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema o desenvolvimento do juízo moral e a cooperação na perspectiva de Jean Piaget. O método de abordagem é o bibliográfico e, para um adequado desempenho da pesquisa, juntamente com o enfoque direto da obra de Piaget, especialemente O Juízo moral na criança, recorre-se a autores que a aprofundam, tais como Yves de La Taille e Lia de Freitas.Tomam-se, pois, como base a obra O Juízo Moral na Criançae a seguinte questão norteadora: Como se constitui o juízo moral da criança e como se articula a tal desenvolvimento o conceito de cooperação?Nesse sentido, propõe-seavaliar os possíveis limites e alcances das noções de dever, justiça ecooperação, indicando as razões para pensar hoje o desenvolvimento moral com, mas para além de Piaget. O trabalho é dividido em quatro capítulos. O primeiro, de caráter introdutório, situa a problemática, a metodologia e o percurso dissertativo. O segundo tratados conceitos de dever, consciência das regras e prática das regras, bem como dos estágios de desenvolvimento associados à consciência e à prática das regras.O terceiro capítulo tem como objetivo analisar a coação adulta e o realismo moral a com base na ideia de responsabilidade objetiva e da mentira. Nele, é apresentado o modo como é educada a vontade por meio do respeito unilateral e dos efeitos da coação adulta, um processo que se baseia nas relações interpessoais. Por fim, o quarto capítulo aborda a noção de justiça, as duas morais na criança, a cooperação e os alcances educacionais associados a este último conceito. Neste capítulo, o estudo está voltado para a moral baseada no respeito mútuo, que tem como base a reciprocidade entre as crianças. Conclui-se explorando o papel e indicando os alcances da cooperação para o desenvolvimento do juízo moral.por
dc.description.abstractThis dissertation is subject to the development of moral judgement and cooperation in the perspective of Jean Piaget. The method of approach is the bibliographical and, for a proper performance of the research, along with the direct focus of the work of Pi aget, especially the moral judgement of the child, recourse to authors who deepen it, such as Yves de La Taille and Lia de Freitas. It is therefore the basis of the work of the moral judgement on the child and the following guiding question: How is the moral judgement of the child and how the concept of cooperation is articulated? In this sense, it proposes to evaluate the possible limits and reach of the notions of duty, justice and cooperation, indicating the reasons for thinking today of moral development with, but beyond Piaget. The work is divided into four chapters. The first, introductory character, situates the problematic, methodology and the Dissertativo route. The second deals with the concepts of duty, awareness of rules and practice of rules, aswell as the stages of development associated with conscience and practice of rules. The third chapter aims to analyze adult coercion and moral realism from the idea of objective accountability and falsehood. In it, it is presented the way it is polite to the will through unilateral respect and the effects of adult coercion, a process that is based on interpersonal relationships. Finally, the fourth chapter addresses the notion of justice, the two morals in the child, cooperation and educational achievement s associated with this latter concept. In this, the study is focused on morality based on mutual respect, which is based on reciprocity between children. It concludes by exploring the role and indicating the scopes of cooperation for the development of moral judgement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-06-29T17:21:00Z No. of bitstreams: 1 2017MerianeFontanive.pdf: 485559 bytes, checksum: 5ecad8ee49f9ac85c048e7bdfce8a3a7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-29T17:21:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017MerianeFontanive.pdf: 485559 bytes, checksum: 5ecad8ee49f9ac85c048e7bdfce8a3a7 (MD5) Previous issue date: 2017-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectJuízo de menorespor
dc.subjectÉticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesenvolvimento moral e cooperação n'o juízo moral na criança de Piagetpor
dc.title.alternativeMoral development and cooperation in moral judgment in Piaget's childeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017MerianeFontanive.pdfDissertação de Meriane Carla Fontanive639.15 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.