Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBreda, Fernanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8411095883806182por
dc.contributor.advisor1Cruz, Cassiana Maris Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645437695677200por
dc.date.accessioned2018-06-08T18:31:54Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.identifier.citationBREDA, Fernanda. Estudo do processo de comunicação integrada de marketing nas mídias digitais em instituições de ensino superior. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1412-
dc.description.resumoA internet e a propulsão das novas mídias digitais tornaram-se ferramentas multifacetadas da Comunicação Integrada de Marketing, contribuindo para a coordenação da configuração entre os elementos de comunicação, de modo a gerar vantagens complementares. Neste sentindo, a pesquisa aborda a Comunicação Integrada de Marketing no contexto das mídias sociais digitais em Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de compreender como ocorre este processo nas referidas organizações. Para tanto, recorreu-se ao modelo proposto por Gurau (2008), o qual enfatiza que as mensagens divulgadas nas mídias sociais devem estar de acordo com valores corporativos, estratégias e táticas, e público-alvo. Este modelo, de natureza funcional, produziu análises estruturais. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira refere-se à revisão sistematizada da literatura pertinente ao tema; e a segunda parte, à pesquisa empírica. A pesquisa empírica foi realizada com base no método exploratório e abordagem qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas com gestores de Instituições de Ensino Superior. A investigação corroborou com achados da literatura e adicionou novas perspectivas no processo de Comunicação Integrada de Marketing realizado nas mídias sociais digitais pelas Instituições de Ensino Superior, como a relevância da comunicação interna entre os colaboradores e públicos internos das IES. Os resultados apontam que o processo de CIM realizado pelas IES nas mídias sociais estão em consonância com os valores corporativos, estratégias e táticas, e público-alvo. Entretanto, o processo não é planejado, e sim delineado de acordo com a circunstância.por
dc.description.abstractThe Internet and the propulsion of new digital media have become multi-faceted tools of Integrated Marketing Communication, contributing to the coordination of the configuration between the communication elements, in order to generate complementary advantages. In this sense, the research addresses the integrated marketing communication in the context of digital social media in Higher Education Institutions, in order to understand how this process occurs in these organizations. To do so, we used the model proposed by Gurau (2008), which emphasizes that messages published in social media should be in accordance with corporate values, strategies and tactics, and target audience. In order to reach the proposed objective, the research was divided into two parts: the first refers to the literature review relevant to the topic and the second part to the empirical research. The empirical research was carried out based on the exploratory method and qualitative approach, through structured interviews with managers of Higher Education Institutions. The research corroborated with findings from the literature and added new perspectives in the process of integrated marketing communication carried out in digital social media by Higher Education Institutions, such as the relevance of internal communication among collaborators and internal audiences of HEIs. The results point out that the CIM process carried out by HEI in social media is in line with corporate values, strategies and tactics and target audience, however, the process is not planned but rather delineated according to the circumstance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-06-08T18:31:54Z No. of bitstreams: 1 2017FernandaBreda.pdf: 747833 bytes, checksum: df6feab13177fdc5694817f45d98792e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-08T18:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017FernandaBreda.pdf: 747833 bytes, checksum: df6feab13177fdc5694817f45d98792e (MD5) Previous issue date: 2017-04-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEACpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectComunicação em marketingpor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleEstudo do processo de comunicação integrada de marketing nas mídias digitais em instituições de ensino superiorpor
dc.title.alternativeStudy of the process of integrated marketing communication in digital media in higher education institutionseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017FernandaBreda.pdfDissertação Fernanda Breda730.31 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.