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dc.creatorPrediger, Paula Weber-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746876734943772por
dc.contributor.advisor1Dalla Rosa, Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4152617439488738por
dc.contributor.advisor-co1Prietto, Pedro Domingues Marques-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908748382062851por
dc.date.accessioned2018-06-06T19:06:06Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationPREDIGER, Paula Weber. Desenvolvimento de modelos de irregularidade longitudinal e afundamento em trilhas de roda para um trecho da BR 285. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1400-
dc.description.resumoA idade dos pavimentos brasileiros, juntamente à intensa solicitação do tráfego e o limitado investimento em infraestrutura resultou em uma malha rodoviária deficiente. Os orçamentos restritos exigem um sistema de gerenciamento para decidir acerca dos investimentos para cada trecho de um pavimento, através da utilização de modelos de previsão de desempenho. O objetivo deste estudo foi desenvolver modelos de previsão de desempenho para um trecho de uma rodovia com pavimentação asfáltica, localizado na região norte do estado do Rio Grande do Sul, visando sua aplicação em nível de rede. Os modelos foram desenvolvidos para a deformação permanente em trilha de roda (ATR) e para a irregularidade longitudinal (IRI), duas importantes medidas do desempenho de um pavimento. A idade do pavimento foi definida pelo ano em que se observou diminuição do valor do defeito maior do que o mínimo estabelecido. Observou-se que tanto o IRI quanto o ATR evoluíram de forma não linear e foram desenvolvidas equações logarítmicas. Os modelos foram desenvolvidos através de análise de regressão entre a variável dependente (IRI ou ATR) e a variável independente (idade do pavimento e condição inicial do pavimento), determinando os coeficientes b1, b2 e b3. Para melhorar os resultados da regressão foi aplicada a técnica estatística de bootstrapping. A equação criada para estimar a evolução do IRI apresentou rmse igual a 0,6772 e a equação para a evolução do ATR, rmse igual a 5,2577. A dificuldade de acesso às informações acerca de materiais e sistemas construtivos detalhados e atuais fez com que todo o trecho fosse considerado homogêneo e impossibilitou a criação de modelos mais adequados às características de cada parte do pavimento. Concluiu-se que o modelo de IRI foi adequado e, mesmo sendo um modelo simples, representa melhor o pavimento do que outros modelos conhecidos. O modelo de ATR não foi adequado e deve ser definida outra relação para a análise de regressão. Foi possível determinar, através destes modelos, quais trechos necessitam manutenção, prevendo, a partir daí, as prioridades e os gastos com manutenção em cada ano.por
dc.description.abstractThe age of brazilian pavements, along the intense traffic and the limited investiment in infrastructure has resulted in a poor road network. Restricted budgets require a management system to decide on investiments for each section of a pavement, trough the use of performance prediction models. The goal of this research was to develop performance prediction models for part of a road with asphaltic pavement at the northern region of Rio Grande do Sul, aiming their application on network level. The models were developed to predict wheel track rutting and roughness, through the international roughness index (IRI), two important measures of pavement performance. The age of the pavement was set by the year that showed deffect value reduction larger than the minimum established. It was observed that both rutting and IRI evolved nonlinearly and logarithmic equations were developed. The equations were developed through regression analysis between the dependent variable (rutting or IRI) and the independent variable (pavement age and initial pavement condition), determining the coefficients b1, b2 and b3. To improve regression results was applied the statistical technique bootstrapping. The equation created to estimate IRI evolution showed rmse equal to 0,6772 and the equation for rutting evolution, rmse equal to 5,2577. The difficulty to acess detailed and current information about material and building systems made the whole pavement be considered homogeneous and made it impossible to create models more suited to each part of the pavement characteristics. It was concluded that the IRI model was adequate and, even as a simple model, represents the pavement better than other known models. The rutting model was not adequate and needs a more suitable relation to regression analysis. It was possible to determine, through these models, which sections needs maintanence, predicting, then, the priorities and the spendings with maintanence in each year.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-06-06T19:06:06Z No. of bitstreams: 1 2016PaulaWeberPrediger.pdf: 2203111 bytes, checksum: a83d3d2304b232b602899643c8a4794e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-06T19:06:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016PaulaWeberPrediger.pdf: 2203111 bytes, checksum: a83d3d2304b232b602899643c8a4794e (MD5) Previous issue date: 2016-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia rodoviáriapor
dc.subjectPlanejamento rodoviáriopor
dc.subjectPavimentospor
dc.subjectManutenção e reparospor
dc.subject.cnpqOPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGOpor
dc.titleDesenvolvimento de modelos de irregularidade longitudinal e afundamento em trilhas de roda para um trecho da BR 285por
dc.title.alternativeDevelopment of models of longitudinal irregularity and sinking in wheel tracks for a stretch of BR 285eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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