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dc.creatorVargas, Hanidria Leticia Boscar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2872515094015241por
dc.contributor.advisor1Scortegagna, Helenice de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787171593059168por
dc.date.accessioned2018-05-21T20:09:15Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.citationVARGAS, Hanidria Leticia Boscar. Viver e envelhecer de professores no cotidiano escolar. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1337-
dc.description.resumoA presente dissertação objetivou avaliar o impacto do cotidiano escolar no viver e envelhecer dos professores, considerando os determinantes do envelhecimento ativo e identificar como os professores buscam o ser saudável e ativo em seu processo de viver e envelhecer. Para tanto, adotou-se uma concepção que contemplou a esfera familiar, o ambiente de trabalho, as políticas públicas dentre outros determinantes que podem alterar valores e concepções de vida quando se trata de envelhecer de forma saudável. O método adotado foi qualitativo, exploratório-descritivo, que se valeu da técnica de grupo focal para a coleta dos dados. Participaram da investigação onze professores, os quais foram caracterizados quanto ao sexo, faixa etária, formação profissional, especialização, tempo de atuação na profissão e tempo de atuação na escola municipal. A partir do que emergiu das discussões nos grupos foi possível construir categorias que expressam o impacto do cotidiano escolar no viver e envelhecer dos professores, como ambiente físico, desafios emergentes na escola, o professor na escola: que papel é esse? Predomínio profissional do feminino e sinais de saúde. Foi possível identificar que os professores possuem conhecimento da realidade das escolas públicas e que o ambiente de trabalho influencia na vida pessoal e profissional, bem como em suas ações de ensinar e de aprender. Se o ambiente de trabalho não condiz com as expectativas dos professores, estes sentem que a saúde é ameaçada pelas circunstâncias do cotidiano, comprometendo assim a qualidade do trabalho. Considera-se importante ter harmonia entre os determinantes comportamentais, pessoais, sociais, econômicos, ambiente físico, e de saúdepara se pensar em envelhecimento ativo e redução do impacto no viver-envelhecer dos professores no exercício da profissão.por
dc.description.abstractThis work aimed to evaluate the impact of everyday school life in living and aging of teachers, considering the determinants of active aging and to identify how teachers seek healthy and being active in the process of living and aging. Therefore, we adopted a concept that included the family sphere, the workplace, public policies among other determinants that can change values and conceptions of life when it comes to age healthily. The method used was qualitative, exploratory and descriptive, wh ich made use of the focus group strategy for data collection. Participated in the investigation eleven te achers, characterized as gender, age, training, specialization, practice time in the profession and work experience in the municipal school. From that emerged from the discussions in the groups was constructed categories that express the impact of everyday school life in living and aging of teachers, such as physical environment, emerging challenges in school, the teacher at school: what role is this? Professional predominance of women and health signs. It was possible to identify that teachers have knowledge of the reality of public schools and the work environment influences the personal and professional life as well as in their actions of teaching and learning. If the working environment does not match the expectations of teachers, they feel that health is threatened by everyday circumstances, thus compromising the quality of work. It is considered important to have harmony between behavioral determinants, personal, social, economic, physical environment, and health to think about active aging and reducing the impact on live age teachers in the profession.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-05-21T20:09:15Z No. of bitstreams: 1 2016HanidriaLeticiaBoscariVargas.pdf: 468763 bytes, checksum: 0abe6721fca0104de84130b2a01b826c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-21T20:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016HanidriaLeticiaBoscariVargas.pdf: 468763 bytes, checksum: 0abe6721fca0104de84130b2a01b826c (MD5) Previous issue date: 2016-06-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFFpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectSaúde escolarpor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleViver e envelhecer de professores no cotidiano escolarpor
dc.title.alternativeLive and teachers of aging in school everydayeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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