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dc.creatorPino, Vanda Aparecida Fávero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4281871193920489por
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719836658888425por
dc.date.accessioned2018-05-11T00:49:53Z-
dc.date.issued2016-08-28-
dc.identifier.citationPINO, Vanda Aparecida Fávero. Evasão e permanência de estudantes indígenas no IFRS - Campus Sertão: os discursos que permeiam o processo. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1290-
dc.description.resumoApenas na última década começaram a tornar-se efetivas ações afirmativas nas instituições federais de ensino que, dentre outras ações, reservam vagas à população indígena. Nesse sentido, a lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, visa proporcionar a esse grupo o acesso ao ensino público (médio/técnico e superior), garantindo-lhes um direito ao qual historicamente foram privados. Todavia, essa ação afirmativa não garante a tal público a permanência nos cursos frequentados e tampouco a conclusão com êxito. É esse o caso, por exemplo, da grande maioria dos estudantes indígenas que ingressaram no IFRS ¿ Campus Sertão, cenário do presente estudo de caso. Dos vinte e cinco estudantes indígenas ingressantes nos anos de 2013 a 2015, apenas cinco deles permaneciam matriculados na instituição até o final do ano de 2015. Tendo em conta tal cenário, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar, por meio dos temas que se manifestam no discurso de integrantes da comunidade acadêmica do Campus, os fatores que contribuem para a evasão dos estudantes indígenas ingressantes. O referencial teórico deste estudo centra-se nas concepções de relações pós-coloniais de Bhabha (1998) e de identidades representadas no currículo de Silva (1995; 2005). Em relação às identidades culturais indígenas buscamos suporte em Cenci e Marcon (1994). Acerca do processo histórico de acesso à educação no Brasil, o apoio foi centrado nos estudos de Romanelli (2009). O corpus de análise é constituído de entrevistas realizadas com estudantes indígenas a não indígenas e docentes do IFRS ¿ Campus Sertão. Para análise do corpus, apoiamo-nos em uma teoria discursiva, a semiótica greimasiana, tendo como base teórica Greimas (1975; 2013; 2014), Barros (1997; 2012) e Fiorin (1997; 1998). Por meio da análise discursiva foi possível entender que os temas que se manifestam como indicativos da evasão dos estudantes indígenas estão relacionadas a problemas financeiros, baixo rendimento escolar, diferenças culturais pouco debatidas no espaço acadêmico e preconceito étnico fomentado, principalmente, pelos conflitos pela propriedade privada de terra e pela não representação da cultura indígena na instituição. Nesse contexto, os estudantes indígenas que conseguem permanecer estudando, muitas vezes, precisam aceitar situações que os colocam como antissujeitos, a fim de poder concluir seus cursos. Entendemos que os resultados desse estudo podem contribuir para a compreensão das dificuldades que se apresentam nos processos de ingresso e permanência de estudantes indígenas e, em consequência disso, para a tomada de medidas que visem à redução das evasões não apenas no IFRS ¿ Campus Sertão, mas também nas demais instituições de ensino.por
dc.description.abstractIt wasn’t until the last decade that affirmative actions have become effective in federal education institutions, among other actions, that reserve placements to the indigenous population. In this regard, Law No. 12,711, of 29 August 2012, aims to provide this group access to public education (medium / technical and higher), granting them a right to which they have historically been deprived. However, this affirmative action does not guarantee permanence in the courses attended to such public, nor the successful completion of them. This is the case, for example, of the vast majority of indigenous students who entered the IFRS - CampusSertão, scenario of this case study. Fromthe initial twenty-five freshmen indigenous students in the years 2013 to 2015, only five remained enrolled in the institution by the end of 2015. Taking into account such a scenario, this research aims to identify, through the themes that appear in the speech of the Campus’ academic community members, the factors that contribute to the evasion of newcomer Indian students. The theoretical framework of this study focuses on Bhabha’s (1998) conceptions of postcolonial relations and identities represented in the curriculum by Silva (1995; 2005). In relation toindigenous cultural identities we seek support in studies of Cenci and Marcon (1994). About the historical process of access to education in Brazil, support was focused on studies of Romanelli (2009). The corpus analysis consists of interviews with indigenous and non-indigenous students and teachers at IFRS - Campus Sertão. For the corpus analysis, we get supportin a discursive theory, semiotics square, with the theoretical basis by Greimas (1975; 2013; 2014), Barros (1997; 2012) and Fiorin (1997; 1998). Through discourse analysis it was possible to understand that the issues that manifest as indicatives of evasion of indigenous students are related tofinancial problems, poor school performance, cultural differences little debated in the academic space and fomented ethnic prejudice, mainly by conflicts over private property land and the non-representation of indigenous culture in the institution. In this context, the Indian students who manage to stay studying, many times, need to accept situations thatplace them as anti-subject, in order to complete their courses. We believe that the results of this study may contribute to the understanding of the difficulties that arise in the entry process and permanence of indigenous students and, as a result, to take measures aimed at reducing evasion not only in IFRS - Campus Sertão, but also in other educational institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-11T00:49:53Z No. of bitstreams: 1 2016VandaAparecidaFaveroPino.pdf: 1055369 bytes, checksum: 2a8d4857b85c2892112b37687d16c4ca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T00:49:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016VandaAparecidaFaveroPino.pdf: 1055369 bytes, checksum: 2a8d4857b85c2892112b37687d16c4ca (MD5) Previous issue date: 2016-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectÍndiospor
dc.subjectProgramas de ação afirmativapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEvasão e permanência de estudantes indígenas no IFRS - Campus Sertão: os discursos que permeiam o processopor
dc.title.alternativeEvasion and permanence of indigenous students in the IFRS - Sertão Campus: the speeches that permeate the processeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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