Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBernardi, Heloisa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2693615805013308por
dc.contributor.advisor1Rettenmaier, Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201120360134334por
dc.date.accessioned2018-04-26T16:59:59Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.citationBERNARDI, Heloisa. Poesia, escrita quirográfica, leitura digital: a literatura de Pedro Gabriel. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1212-
dc.description.resumoO objetivo que move este estudo é investigar a produção estética de Pedro Gabriel, publicada em mídias impressa e digital, pesquisar como tal produção se associa aos novos estatutos de produção literária e recepção estética e valendo-se de dois procedimentos: a leitura e a interpretação dos textos do autor, publicados em meio digital e impresso; o segundo procedimento foi uma entrevista com o próprio autor, discutidas as fontes e os princípios que norteiam sua arte, bem como aspectos vinculados à recepção de seus textos. A investigação se caracteriza como estudo de caso, na análise de um entrevista com o autor e nos estudos dos paratextos (comentários e curtidas às postagens no Facebook), considerando caso o autor/sujeito da obra Pedro Gabriel. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo sob o molde de estudo de caso. A pesquisa hermenêutica orientada pela interpretação das poesias publicadas nas obras: Eu me chamo Antônio (2013) nas redes sociais e no meio impresso, a partir dos pressupostos teóricos de Pierre Lévy (1999, 2011), Lucia Santaella (2004, 2010, 2013) sobre inteligência coletiva, cibercultura e jovens leitores, associados também às noções sinKréticas de Massimo Canevacci (2005, 2013). O corpus desta pesquisa é composto pelas poesias de Pedro Gabriel, publicadas no Facebook e no livro Eu me chamo Antônio. Os textos são construídos a partir de produções manuscritas, associando textualidades verbais e enunciados visuais, em guardanapos, sendo posteriormente tanto publicados como post, em redes sociais, quanto, com as mesmas marcas estéticas, impressos em livros, os quais, da mesma forma como na rede, têm conquistado um número crescente e significativo de "seguidores".por
dc.description.abstractThis study had the aim to research the Pedro Gabriel’s esthetics production published in written and digital medias, then researching how this production associates to the new statute of the literary production and esthetics reception and trough for two ways: the reading and the comprehension of texts of the writer published in media digital and written ; t he second one is a interview with the writer at that it will be discuss the ways and elements that point his art so the aspects together to reception of his texts. The research is a case study at the analysis of a interview with the writer and at the studies outside the texts as (comments, likes to the publications at the Facebook), it considering case the writer/ subject of the Pedro Gabriel’s work. For that was made a bibliographic research and after an outside research as the way case study. The hermeneutic research oriented for the comprehension of the poems published at the works: I call me Antônio (2013) at the social nets and the written way it is based on theorist tenet of the Pierre Lévy (1999,2011) and Lúcia Santaella (2004, 2010, 2013) about together intelligence, ciberculture and young readers associate also to sinKréticas notions of Massimo Canevacci (2005, 2013). The paper has with corpus the Pedro Gabriel’s poems, published at the Facebook and at the book I call me Antônio. The texts are build based on productions by hand, associating verbal texts and visual enunciation at the paper napkins used at night bars and after published as publication in social nets as with the same esthetics marks written in books that the same way have gotten a grow and mean number of “followers”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-04-26T16:59:59Z No. of bitstreams: 1 2017HeloisaBernardi.pdf: 2669700 bytes, checksum: 7d00cabbe4f671cda4228409e0b13805 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-26T16:59:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017HeloisaBernardi.pdf: 2669700 bytes, checksum: 7d00cabbe4f671cda4228409e0b13805 (MD5) Previous issue date: 2017-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComputadores e civilizaçãopor
dc.subjectSistemas hipertextopor
dc.subjectRedes sociais on-linepor
dc.subjectPoesiapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titlePoesia, escrita quirográfica, leitura digital: a literatura de Pedro Gabrielpor
dc.title.alternativePoetry, chirographic writing, digital reading: a literature by Pedro Gabrieleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017HeloisaBernardi.pdfDissertação Heloisa Bernardi2.61 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.