Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaffi, Marla Maria Debastiani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068663948354179por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661213429808142por
dc.date.accessioned2018-01-12T21:38:56Z-
dc.date.issued2009-08-26-
dc.identifier.citationMAFFI, Marla Maria Debastiani. Políticas de educação infantil e escola em tempo integral : entre a formulação legal e a prática cotidiana. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1180-
dc.description.resumoO texto aponta resultados de uma pesquisa que objetivou verificar a plausibilidade da política de tempo integral para escolas de educação infantil, levantando potenciais e limites de tal política, caminhando entre a formulação legal e a prática cotidiana na realidade de um município localizado no norte sul-rio-grandense. A metodologia adotada pode ser considerada qualitativa e incidiu sobre o procedimento da observação participante, realizada no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil que recebeu o nome fictício de 'Amarela', tendo em vista que, no método da observação participante, o pesquisador coleta dados e informações através da interação e observação das situações da vida cotidiana de um grupo. Os instrumentos da pesquisa foram as memórias e caderno de campo produzidas pela pesquisadora no processo de interação diário e sistemático com os sujeitos de pesquisa: a comunidade escolar afeta a esta escola, ao longo do ano de 2008. Inicialmente, foram destacadas categorias de análise, entre as quais a rotina caracterizou-se como base de discussões. Como conclusão, o relatório de pesquisa aponta que não basta ampliar o tempo de permanência discente na escola, se este tempo não se fizer acompanhar por um consistente projeto educativo, que permita colocar a centralidade da organização escolar no setor pedagógico, ou seja, nos interesses e necessidades da criança, sobrepondo-os aos interesses de racionalização financeira das administrações e do caráter 'crecheiro' historicamente marcado pelo assistencialismo.por
dc.description.abstractThe text points resulted of a research that objectified to verify the relevancy of the politics of integral time for schools of infantile education, raising potential and limits of such politics, walking between the practical legal formularization and daily in the reality of a city located in the north the Rio Grande do Sul State. The adopted methodology can be considered qualitative and happened on the procedure of the participant comment, carried through in the context of a municipal school of Infantile Education that received the fictitious name from 'Yellow' , in view of that in the method of the participant comment the searching collection given and to information through the interaction and comment of the situations of the daily life of a group. The instruments of the research had been the memories and notebook of field produced by the researcher in process of the daily and systematic interaction with the research citizens: the pertaining to school community affects to this school, throughout the year of 2008. Initially categories of analysis had been detached, between which the routine was characterized as base of quarrels. As conclusion, the research report points that is not enough to extend the time of learning permanence in the school, if this time if not to make to follow for a consistent educative project, that allows to place the axle of the pertaining to school organization in the pedagogical sector, that is, in the interests and necessities of the child, overlapping them it the interests of financial rationalization of the administrations and the character 'small day-care center' historically marked for the assistencial character.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admtede repositorio (referencia@upf.br) on 2018-01-12T21:38:56Z No. of bitstreams: 1 2009MarlaMaffi.pdf: 588009 bytes, checksum: ac4c76db4787e8c624fc6b6cf6031a49 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-12T21:38:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009MarlaMaffi.pdf: 588009 bytes, checksum: ac4c76db4787e8c624fc6b6cf6031a49 (MD5) Previous issue date: 2009-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectEducation and statepor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpor
dc.titlePolíticas de educação infantil e escola em tempo integral : entre a formulação legal e a prática cotidianapor
dc.title.alternativeFull-time and early childhood education policies: between legal formulation and everyday practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009MarlaMaffi.pdfDissertação Marla Maria Debastiani Maffi574.23 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.