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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação em saúde ao idoso : saberes e fazeres das equipes de saúde da família
Autor: Almeida, Anelise Schell 
Primeiro orientador: Vieira, Péricles Saremba
Diehl, Astor Antônio
Resumo: O envelhecimento populacional crescente faz com que sejam buscadas alternativas para a melhoria e manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas. No âmbito da saúde pública a educação em saúde ao idoso tem sido foco do trabalho das Equipes de Saúde da Família, com o princípio de atuar na promoção da saúde de seus usuários. Este estudo teve por objetivo conhecer os saberes e os fazeres dos profissionais das Equipes de Saúde da Família de educação em saúde ao idoso, com a finalidade de obter subsídios que contribuam para a qualidade de vida dos idosos. O estudo caracterizou-se por ser do tipo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, embasados segundo Minayo (2004). Participaram do estudo e foram entrevistadas as profissionais coordenadoras das equipes de Saúde da Família de um município de médio porte da região norte do RS, que tem implantado em seu território 12 equipes de Saúde da Família. Com base nos resultados percebeu-se que os saberes de educação em saúde ao idoso, na concepção da maioria das profissionais coordenadoras é de educar o idoso, transmitir conhecimentos a quem não possui. A palavra orientar como entendimento de educação em saúde é constante nas falas. Com relação aos fazeres de educação em saúde para o idoso as participantes deram ênfase aos trabalhos em grupos com os idosos, e também a dificuldade na formação e manutenção destes, deixando clara a necessidade de barganha com os idosos para participarem das práticas chamadas educação em saúde. Foi abordado pelas pesquisadas sobre a oportunidade de trabalhar educação em saúde na visita domiciliar, onde se pode observar o contexto familiar, e também de trabalhar com o idoso na própria unidade de saúde, orientando-os no que se fizer necessário. Com relação à qualificação para o trabalho da educação em saúde com os idosos a amostra enfatizou que esta não existe de forma organizada e frequente, que buscam ler e se informar do assunto através dos manuais do Ministério da Saúde. Faz-se necessária e urgente a capacitação dos profissionais para o trabalho com o idoso, em nível interdisciplinar e multiprofissional, a fim de que as políticas, tal como a educação em saúde, sejam validadas no cotidiano profissional, superando a evidente dicotomia entre teoria e prática, onde muitos profissionais da saúde podem se considerar detentores do saber, impondo ordens de agir ao idoso, sem levar em consideração o contexto em que este vive, a família, as relações sociais, a cultura, e em especial a valorização do saber e vivência dos idosos no processo de construção de práticas que mantenham e melhorem a qualidade de vida da nossa população idosa
Abstract: The increasing aging rate of the population makes we look for alternatives to the improvement and maintaining of the quality of life to elderly people. In public health, health education for the elderly has been the work s focus of the Family Health Teams, with the principle of act on promoting the health of its users. This study aims to know the knowledge and the doings of the Elderly Health Education, conducted by Family Health Teams, in order to obtain subsidies that contribute to the quality of life for seniors. This is an exploratory descriptive study with qualitative approach, with content analysis, based on Minayo (2004). We interviewed the professionals that work as coordinators of the Family Health Teams in a medium-sized city in north of Rio Grande do Sul, Brazil, which has implanted in its territory 12 Family Health Teams. It was noticed in the study that knowledge of health education to the elderly, in the view of most coordinators, passes the idea of educating the elderly, imparting knowledge to those who have not. The word guide as meaning of health education is constant on the statements. Related to the activities of health education for the elderly, in all statements it has been cited team work with them, and also the difficulty in forming and maintaining the groups, making clear the need to bargain with the elderly to participate in the practices called health education. It cited the opportunity to work in health education with visits at their home, where we can observe the family context, and also work with the elderly in the health unit, paying attention and guiding them. The classification for the work of health education for the elderly does not exist in an organized and often way, seeking to read and learn the subject through the manuals of the Ministry of Health In the speeches of professionals is noticed the strong appreciation to the medical professional, both for the elderly, and by the professional team, strengthening into a new model for health reorganizing: the biomedical model. It is necessary and urgent to train health professionals to work with the elderly, so that policies such as health education is validated in practice, overcoming the apparent dichotomy between theory and practice, where many health professionals may be considered holders of knowledge, ordering acts to the elderly, not considering the context in which they live, like the family, social relations, culture, and in particular the enhancement of knowledge and experience of older people in the process of building practices that maintain and improve the quality of life
Palavras-chave: Programa de Saúde da Família (Brasil)
Idosos - Programas de saúde
Qualidade de vida
Autocuidado
Programa de Saúde da Família (Brasil)
Aged - Health programs
Quality of life
Self care
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF
Programa: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1085
Data de defesa: 11-Abr-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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