Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1011
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práticas de Pré-Jornadinha : a formação do leitor em uma escola rural
???metadata.dc.creator???: Fontana, Maire Josiane 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rettenmaier, Miguel
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo, pesquisa social de base empírica, consiste em uma análise participativa sobre a dimensão das atividades de Pré-Jornadinha na formação leitora dos alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Ensino Fundamental Francisco Rodrigues dos Santos, uma escola rural do município de Água Santa/RS, com ênfase nas representações construídas pelos estudantes. A escola em questão, mesmo com acesso à internet, não possibilita que os alunos usufruam dela. Para este estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com base nos pressupostos teóricos de Judith Langer sobre a construção de representações e de Michèle Petit sobre a importância da leitura para a formação humana e para a inclusão social e, posteriormente, uma pesquisa-ação, que envolveu, inicialmente, a aplicação de um questionário aos alunos com questões relacionadas à leitura. Com base nas respostas, foi possível traçar um perfil leitor dos sujeitos participantes desta pesquisa. A segunda ação deste estudo ocorreu com uma visita ao Mundo da Leitura da Universidade de Passo Fundo, com a realização de uma prática leitora com os alunos com vistas à formação de leitores em múltiplas linguagens. A última ação consistiu no desenvolvimento de quatro práticas leitoras na escola, envolvendo a leitura e a escrita, considerando as obras indicadas para a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura. A realização das práticas teve como suporte o Caderno de Atividades VI da Pré-Jornadinha e os livros do Mundo da Leitura, e permitiu o contato dos participantes da pesquisa com leituras inovadoras e diferenciadas, abrindo caminhos para a formação de leitores literários inclusive em suporte digital, sempre no intuito de motivá-los para a leitura e de evidenciar a importância do professor como referência na formação e na mediação leitora. O trabalho, assim, dedicou um olhar aprofundado a ações da Pré-Jornadinha, em um processo de reflexão sobre a leitura como prática social e literária associada às manifestações artístico-culturais em diferentes mídias
Abstract: This study, of empirical social research, consists of an analysis of the activity dimension of Pré-Jornadinha on the reader formation of the students which are in the 8th and 9th grade of Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rodrigues dos Santos, a rural school in the city of Água Santa/RS, with emphasis on representations built by students. The two groups together have nine students, but only four of them have a computer at home and only one has internet access. In addition, the school, even with access to the internet, does not allow students to enjoy it. For this study, a bibliographic research based on Judith Langer's theoretical assumptions was developed about the construction of representations and of Michèle Petit and after, an action research which involved, initially, the application of a questionnaire to students with issues related to reading. Based on the answers, it was possible to draw a profile of the participants of this study. The second action of this study occurred with a visit to Mundo da Leitura of the University of Passo Fundo, with the execution of a reading practice with students, aiming the formation of readers in multiple languages. The last action consisted of the development of four reading practices at school involving reading and writing, considering the indicated books for the 7th Jornadinha Nacional da Literatura. The realization of the practices was supported by the 6th booklet of activities of Pré-Jornadinha and books of Mundo da Leitura, which allowed the contact of the surveyed students with innovative and differentiated readings, opening ways for the formation of literary readers including digital support, always in order to motivate them to read and highlight the importance of the teacher as a reference in training and in mediation reader. The work dedicated a depht look at actions of Pré-Jornadinha, in a process of reflection on the reading as a social and literary practice associated with the artistic and cultural manifestations in different media
Keywords: Incentivo à leitura
Leitura - Prática
Leitura - Desenvolvimento
Encouraging reading
Reading - Practice
Reading - Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: FONTANA, Maire Josiane. Práticas de Pré-Jornadinha : a formação do leitor em uma escola rural. 2015. 194 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1011
Issue Date: 3-Oct-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.