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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Sujeito, narrativa e capacidade : uma perspectiva renovada de formação humana a partir de Paul Ricoeur
???metadata.dc.creator???: Bregalda, Regiano 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa é vinculada à linha de Fundamentos da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS) e objetiva explorar, com base nos conceitos de sujeito, narrativa, capacidades e justiça social, uma noção renovada de formação humana, tomando como alicerce teórico o pensamento de Paul Ricoeur. Entendemos que pensar tal perspectiva exige, na contemporaneidade, uma abordagem que avance para além de uma dimensão subjetivista e autocentrada de sujeito, cujo poder de constituir-se recai sobre si mesmo. Nesse sentido, a questão que orienta esta tese consiste em compreender que noção de formação humana – tendo o ideal de Bildung como referência – pode ser postulada mediante a relação entre os conceitos de sujeito, narrativa, capacidades e justiça social em Paul Ricoeur. Nossa posição é de que uma noção renovada e alargada de formação exige uma articulação a uma perspectiva ética de reconhecimento do outro, vinculada ao mundo e mediada por instituições justas. Metodologicamente, a pesquisa adota um enfoque qualitativo quanto à natureza do problema e um cunho teórico-bibliográfico quanto aos seus procedimentos. Epistemologicamente nos concentramos numa perspectiva hermenêutica concebida para além de um método lexiológico de interpretação de textos adotando-a como meio para tecer leituras e compreensões de si mesmo, do outro e do mundo. O trabalho apoia-se nas obras Tempo e narrativa, O si-mesmo como outro, Escritos e conferências, Leituras, O justo e Percurso do reconhecimento, de Ricoeur. Entendemos que uma concepção de formação enquanto autoformação, postulada a partir do pensamento ricoeuriano, está associada às condições e possibilidades de desenvolvimento das capacidades humanas, a saber, aos âmbitos linguístico (sujeito falante), fenomenológico (sujeito agente), hermenêutico (sujeito narrador) e ético (sujeito capaz de imputar moralmente). Tendo em vista essa compreensão, buscamos evidenciar a concepção de sujeito apresentada na obra de Ricoeur com base no equilíbrio entre um sujeito exaltado (Descartes) e um sujeito humilhado (Nietzsche), de modo a compreendê-lo como um si em toda a extensão deste pronome reflexivo. Em seguida, evidenciamos a particularidade da capacidade narrativa e sua função mediadora, articuladora das diversas capacidades que constituem o sujeito, de maneira a facultar a atribuição de um sentido ao si a essa ideia de sujeito. Na última etapa do percurso argumentativo posicionamos aquilo que entendemos como noção renovada de formação humana que encontra sua ancoragem no desenvolvimento das capacidades em sua dimensão tanto individual quanto social. São as condições e possibilidades de desenvolvimento das capacidades em todas as suas direções que configura a identidade narrativa. Por essa razão, defendemos que Ricoeur compreende que as capacidades são atravessadas por todas as dimensões do agir e do viver, desde o plano linguístico, ao fenomenológico, hermenêutico e ao ético, de modo a oferecer uma noção alargada do si. Por conseguinte, o sujeito, enquanto elaboração narrativa, é a síntese de um percurso de uma vida que não se faz solitariamente, mas na mediação com o outro, com as instituições e com o mundo da vida, formação essa sempre mediada, relacional e transitória, tecida constantemente a partir do vínculo social.
Abstract: The study presented here is associated with Fundamentals of Education research line of the Post-Graduate Program in Education at the Universidade de Passo Fundo (UPF/RS) and intends to explore, supported by the concepts of subject, narrative, capacities, and social justice, a renovated notion of human formation, taking as a theoretical foundation Paul Ricoeur’s thought. We understand that thinking about such perspective demands, in contemporaneity, an approach that advances beyond a subjectivist and self-centered dimension of the subject, whose power to constitute oneself rests on oneself. In this respect, the question that orientates this thesis consists in understanding what notion of human formation — having the ideal of Bildung as a reference — can be postulated through the connection between the concepts of subject, narrative, capacities, and social justice in Paul Ricoeur. Our position suggests that a renovated and enlarged notion of formation demands an interconnection with an ethical perspective of the recognition of another, associated with the world and mediated by just institutions. Methodologically, the research is based on a qualitative perspective regarding the nature of the problem and a theoretical and bibliographical focus concerning the procedures. Epistemologically, our emphasis is on a hermeneutic perspective conceived beyond a lexicological method of interpreting texts, adopting this method as a vehicle for developing readings and understandings of oneself, of others, and of the world. The study is centered on the books Temps et Récit, Soi-Même comme autre, Écrits et conférences, Lectures, Le juste, and Parcours de la reconnaissance, by Ricoeur. Our understanding is that a conception of formation as self-formation, postulated according to Ricoeurian thought, is associated with the conditions and possibilities of development of human capacities, namely, the linguistic (speaking subject), phenomenological (agent subject), hermeneutic (narrator subject), and ethical (subject capable of moral imputation) spheres. Focusing on this comprehension, we intend to evidence the conception of subject presented in Ricoeur’s work based on the balance between an exalted subject (Descartes) and a humiliated subject (Nietzsche), in order to understand it as a self in the whole extension of this reflexive pronoun. Subsequently, we emphasize the particularity of the narrative capacity and its mediating function, which articulates the several capabilities that constitute the subject, in order to provide the attribution of a sense to the self to this idea of subject. In the last section of the argumentative path, we present what we understand as a renovated notion of human formation that finds its foundations in the development of capacities in both their individual and social dimensions. It is the conditions and possibilities of development of the capacities in all their directions that configure the narrative identity. It is the conditions and possibilities of development of the capacities in all their directions that configure the narrative identity. For this reason, we defend that Ricoeur understands that the capacities are crossed by all dimensions of acting and living, from the linguistic plane, to the phenomenological, hermeneutic, and to the ethical, to offer an enlarged notion of the self. Therefore, the subject, as a narrative elaboration, is the synthesis of a life path that is not made solitarily, but in mediation with another, with institutions and with the world of life, a formation that is always mediatized, relational and transitory, constantly woven from the social bond.
Keywords: Educação
Sujeito (Filosofia)
Narrativa (Retórica)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BREGALDA, Regiano. Sujeito, narrativa e capacidade : uma perspectiva renovada de formação humana a partir de Paul Ricoeur. 2021. 180 f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2155
Issue Date: 24-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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